Lista de presentes: como não ser deselegante

Por  |  0 Comentários


Texto: Alessandra Pereira

A lista de presentes é o ponto mais polêmico da etiqueta de casamento, já que seu processo é muito mais delicado do que parece. Confira agora algumas dicas de como construir sua lista. 

É bastante comum encontrar no convite do grande dia um cartão indicando a loja onde está a lista de presentes, mas a praticidade é uma atitude considerada deselegante pelos especialistas, por soar como uma imposição para a presença no evento. Impor a lista de presentes é tão ruim quanto não dar presente algum e mesmo assim ir ao casamento. 

O presente é uma gentileza feita pelo convidado, para ajudar na construção da nova vida em comum dos noivos. Um dos métodos mais adequados é informar as lojas que possuem lista, quando o convidado perguntar. Os pais dos noivos e padrinhos também podem ajudar a informar, assim como as lojas podem ser incluídas em blog de noivos onde se confirma a presença. 

Alguns noivos confundem a lista do chá de panela com a de presentes, mas são situações diferentes. O chá de panela é uma festa informal, muitas vezes criada pelas madrinhas da noiva, onde cada convidado leva um item da cozinha com preço bem em conta. Há algumas variações do chá de panela, como o chá de lingerie, chá bar entre outros, mas a proposta é a mesma. Já a lista de presentes inclui eletrodomésticos, louças, objetos de decoração e outros itens mais caros. 

A recomendação de só falar da lista para quem pergunta sobre ela é ainda mais importante quando não houver festa, apenas a cerimônia civil/religiosa. É considerado um abuso expor o interesse de ganhar presentes, sem que exista uma comemoração para oferecer aos convidados, mas nada impede a formação de uma lista para quem estiver interessado em presentear os noivos. 

Alguns noivos preferem receber o valor do presente em dinheiro, para que possam comprar os produtos que desejarem, adquiri-los fora do país ou por já terem tudo que é necessário para uma casa confortável. Como pedir dinheiro aos convidados é o extremo da deselegância, ao serem perguntados pela lista de presentes os noivos podem explicar a situação e deixar em aberto a forma de presenteá-los. 

Nos blogs de casamento, essa opção pode ser melhor descrita. Basta criar uma lista de presentes tradicional, incluir os itens com variação de preços e explicar na descrição o motivo de desejarem receber o valor em dinheiro.  Em seguida anexe uma conta corrente e peça que o convidado envie a confirmação do depósito para um email determinado. Mas além de deselegante, a opção de presente em dinheiro pode constranger os convidados que não podem dar uma quantia maior naquele momento. 

Prepare a lista perfeita

A preparação da lista de presentes deve ser feita antes dos convites estarem prontos. O casal deve construir a lista juntos, procurando criar uma boa variedade de opções entre eletrodomésticos, utensílios de cozinha, enxoval e decoração, que possam englobar todos os padrões aquisitivos dos convidados, mas que sejam de fato úteis. Coloque mais opções na lista do que o número de convidados para permitir uma escolha mais livre, e não inclua objetos pessoais como perfumes, roupas e computadores. 

Pode parecer impossível, mas há casais que incluem na lista de presentes objetos mais caros como geladeira, fogão e até mesmo um carro! Essa falta de bom senso é um disparate que pode causar uma reação negativa dos convidados. O ideal é que se estabeleça um valor máximo limite e, quanto menor for o número de convidados, mais básicos deverão ser as opções. 

Evite limitar sua lista em apenas uma loja, para diversificar melhor os tipos de presentes citados. Há lojas mais populares, com presentes mais cotidianos e baratos, assim como outras com objetos mais exclusivos e caros.  Uma boa opção para quem já tem tudo em casa é montar uma lista em galerias de arte, com uma boa disponibilidade de quadros e outros objetos que não são de primeira necessidade.

O importante é ter consciência que o convidado não é obrigado a dar um presente e muito menos seguir a lista disponível. Muitos preferem dar algo especial e diferenciado, que acreditam combinar com os noivos e fazer diferença na vida do casal. 

 

 


Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr