Baixe
aqui
seu
E-BOOK
x

Preparativos do casamento: como se sair bem de situações desconfortáveis

Por  |  0 Comentários


Decoração, vestido, lista de convidados, bufê, DJ e muitas opiniões e situações de saia justa com as pessoas. Isso são os preparativos do casamento! Tentamos dar um help em tudo e esse post é exclusivo para ajudar a sair com estilo de alguns momentos inevitáveis.

Quem já se jogou de corpo e alma no estado de espírito noiva já sabe. Para as que ainda estão no caminho, adiantamos: no meio de vários “parabéns” e desejos de muitas coisas boas para a nova fase, vão surgir comentários, opiniões e situações (digamos assim) inapropriadas. Alguns não por mal, mas que podem te deixar pra baixo ou acabar te tirando do sério caso não saiba o que fazer. Pois bem: ajudamos nessa parte dos preparativos do casamento com alguns comebacks que ajudam a não deixar 10 momentos que toda noiva vive ainda mais desconfortáveis. Anota aí!

1. “VOCÊS TÊM CERTEZA QUE ESTÃO PRONTOS PARA O CASAMENTO?”

Independentemente de como esteja se sentindo no momento, a chave é exalar confiança e não deixar espaço para ninguém discutir se você ou seu noivo estão, em qualquer nível, despreparados para o compromisso que resolveram  assumir. Nossa sugestão é um sonoro: “Absoluta! Estamos completamente apaixonados e prontos para vivermos juntos para sempre”. Fim de questão.

Preparativos do casamento - Lidando bem com situações desconfortáveis - Foto Anderson Marcello

2. “SEU NOIVADO É MUITO LONGO” x “SEU NOIVADO É MUITO CURTO”

Qualquer noivado de mais de um ano pode parecer excessivo para algumas pessoas, enquanto quem está preparando um casamento sabe quanto tempo isso toma. Por outro lado, há quem duvide da sua capacidade de planejamento e sempre vai pensar que todo tempo do mundo é pouco.

No caso #1, dá para explicar a questão da agenda dos melhores fornecedores ou dizer que vocês têm algumas coisas para realizar antes de selar o casamento. No caso #2, é importante mostrar certeza do que estão fazendo e se manter calma – lembre que não tem necessidade de atropelar as coisas!

3. “MAS ERA ESSE O ANEL QUE VOCÊ QUERIA?”

No caso de você ter certeza que essa frase vem acompanhada de uma energia negativa, siga essa cartilha: mude de assunto com um simples “estamos muito felizes e empolgados!”. É seu direito como recém-noiva querer gritar pro mundo, então, pronto: problema resolvido!

Preparativos do casamento - Lidando bem com situações desconfortáveis - Foto Thiago e Camila Fotografia

4. “ESSA IDEIA É INCRÍVEL. VOU FAZER TAMBÉM!”

Imitações em casamentos de pessoas próximas: o pesadelo de qualquer noiva! Nossa ideia: aceite isso como um elogio. Concorde que, sim, poderia funcionar bem no casamento dela também. Sugira que ela personalize para servir melhor ao estilo do casamento dela: um brainstorming que mude um elemento, para que seja parecido, mas não idêntico, pode funcionar bem.

5. “QUEM ESTÁ PAGANDO POR TUDO ISSO?”

A menos que dividir essa informação não te incomode, para isso não tem mistério: “desculpe, mas isso é uma questão que só diz respeito a mim e ao meu noivo”. Educadamente, é preciso colocar um limite de até onde as pessoas podem se envolver – ou os preparativos do casamento vão te deixar maluca.

Preparativos do casamento - Lidando bem com situações desconfortáveis - Foto Rafael Bigarelli

6. “EU SEREI CONVIDADO?”

A primeira dica: evite ao máximo comentar ou dividir detalhes do casamento com quem não pretende convidar. Ainda assim, um vizinho empolgado, um colega de trabalho não tão próximo ou um primo distante pode acabar te colocando nessa situação. Para evitar o desconforto do “não fechamos a lista ainda” sabendo que aquela pessoa não estará, você pode dizer que a celebração será mais íntima. Funciona!

7. “QUANTO CUSTOU ISSO?”

Se a pessoa estiver planejando o casamento também, é provável que o interesse seja genuíno porque está pensando em também contratar o serviço. Mas você não é obrigada a dividir valores, então vale uma piadinha ou um “você pode ligar para ver”. E pronto!

Preparativos do casamento - Lidando bem com situações desconfortáveis - Foto Thiago e Camila Fotografia

8. “EU VOU… COM UM ACOMPANHANTE”

Algumas pessoas pensam que ainda é normal que um convite de casamento seja para elas “e mais um”. Mas não é! É perfeitamente natural que pessoas marquem presença no evento sem acompanhante. É gentil explicar que estão felizes que ela vai conseguir estar presente, mas que a lista de convidados é fechada e não podem incluir um acompanhante para todos os convidados.

9. “EU QUERO FAZER UM BRINDE!”

É muito legal, já que provavelmente quem faz essa oferta está muito feliz pelo seu casamento. Mas não dá para ser dessa forma, ou um sem fim de brindes toma a festa inteira. A resposta está pronta: “fico honrada! Mas gostaria de ter o menor número possível de brindes, só mesmo de nossos pais e algum dos padrinhos. Espero que entenda!”. Também dá para sugerir que a pessoa fale algumas palavras no jantar de noivado, caso organizem um.

10. “E ENTÃO, QUANDO VÃO TER FILHOS?”

É normal, você já deve saber. Se já conversaram sobre isso, não é nada demais tentar um “adoraríamos ter filhos algum dia, mas estamos fazendo uma coisa de cada vez, começando pelo casamento”. Afinal, também é uma decisão bem pessoal, certo?

Preparativos do casamento - Lidando bem com situações desconfortáveis - Foto The Kreulichs

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma combinação de sonhadora incansável e romântica incurável. Encontrou nas palavras sua forma de fazer do mundo um lugar mais colorido. Admite habilidade especial para enxergar magia, leveza e doçura em cada segundo da aventura que é viver. E que a perdoem as pessoas pés no chão, mas o amor está no ar – e também nos casamentos no campo: ou alguém consegue pensar em algo mais bonito?