O que escrever no convite de casamento?

Por  |  0 Comentários


Texto: Alessandra Pereira

Dentro do cronograma de tarefas a serem realizadas para a produção do grande dia, o convite de casamento tende a causar dúvidas nos noivos sobre o texto em seu interior. E é claro que a Inesquecível Casamento não poderia deixar de te dar dicas para arrasar nesse momento tão especial. 

Se o casal optar por transcrever textos padronizados e não personalizados, corre o risco de descaracterizar toda a proposta da cerimônia e ainda ficar vulnerável a gafes. É preciso lembrar que o convite é o primeiro contato dos noivos com os convidados. Depois de decidir o tipo de papel, a cor, a fonte e o tipo de arte, é hora de definir o conteúdo.  Além das informações necessárias sobre data e local da celebração, é possível incluir textos ou frases que consigam transmitir como será o estio da celebração e até mesmo detalhes como o traje mais apropriado. 

Há algumas regras básicas a serem seguidas, a partir da decisão sobre a identidade visual que terá o casamento e o seu estilo. Muitos protocolos foram alterados com as mudanças da sociedade, que refletem nos padrões de convites disponíveis hoje em dia, mas há aqueles que permanecem inalterados e devem ser seguidos. 

Uma delas é a disposição dos nomes dos pais dos noivos. Até pouco tempo eram os pais os responsáveis pelo pagamento do casamento, sendo os anfitriões que convidavam as pessoas para a união dos filhos. Com isso, o nome deles era posicionado acima, informando que os filhos iriam se casar, seguidos pela data e o local. Em geral, esses convites eram mais enxutos, contendo apenas os dados da cerimônia e festa. 

Hoje os noivos estão totalmente envolvidos com os preparativos e são eles os anfitriões absolutos do seu próprio casamento. Em casamentos mais clássicos e tradicionais, os noivos têm os nomes acima, seguidos pelo dos pais, mas estilos mais informais e modernos não utilizam mais essa prática e mantém apenas o nome dos noivos citados. Convites mais minimalistas usam apenas as informações essenciais para compor o conteúdo e excluem o nome dos pais, deixando apenas o dos noivos, o local onde será a cerimônia e a festa, seguido pelo canal onde o convidado pode confirmar sua presença.  

Uma dúvida relevante é se pais separados devem estar juntos no convite. Segundo o protocolo padrão,  os nomes dos pais deve sempre estar juntos independente se estão ainda casados ou não. Caso um deles esteja afastado, o nome de ambos pode ser excluído do convite, evitando conflitos familiares. Pais falecidos podem ter seu nome citados, com o “in memoriam” ou um coração. Padrastos e madrastas também pode ser incluídos, caso exista afinidades entre os noivos, sempre ao lado de seus respectivos esposos e esposas. 

Casamentos que não terão festa podem deixar os convidados em dúvida caso esteja apenas o nome do local onde será a cerimônia. Para evitar uma situação embaraçosa, é preciso explicitar que o convite é para a cerimônia religiosa e que os noivos receberão os cumprimentos no local.  Dessa forma, não é indicado que a cerimônia seja realizada num salão de festas, já que deixará nas entrelinhas que em seguida acontecerá uma celebração, sendo mais apropriada a realização em espaços neutros como templos, igrejas, cartório ou ao ar livre. 

Quando logo após a cerimônia ocorrerá uma festa, o texto mais comum é “após a cerimônia, os noivos recepcionarão os convidados”, seguido pelo local onde ela será realizada. Há poucas variações sobre essa frase, mesmo para convites mais informais. Já se a cerimônia for realizada no mesmo lugar da festa, cabe avisar que “após a cerimônia, os convidados serão recepcionados no local”, sem precisar repetir o endereço. 

As listas de presentes nunca devem ser inseridas no convite. A solução para informar aos convidados sobre onde eles podem comprar os presentes para os noivos é através da criação de um site de casamento. O endereço do site pode ser incluído no convite, como uma forma de confirmação de presença e onde os convidados podem ter mais informações sobre os noivos, mapa de localização da festa e a lista de presentes.  Os mini-convites não são proibidos, mas podem ser bastante deselegantes. Para não pecar na etiqueta, ele pode ser oferecido ao convidado que perguntar onde ele poderá comprar o presente. 

Além de não incluir a lista de presentes no convite, evite gafes como indicar que não é permitido crianças, indicações sobre o traje dos convidados e listagem do menu da recepção e de bebidas alcoólicas. A confirmação de presença é muito importante para manter controle sobre quem de fato irá a cerimônia e a festa. O R.S.V.P. (Répondez S´il Vou Plait – Responder por favor) pode ser anexado através do site de casamento ou por um número de telefone específico para essa função. Lembre-se que quanto menos informações extras, mais bonito será o convite, portanto foque na objetividade. 

Foto: Giovani Garcia

Sugestão de Frases e Poemas 

As frases e poemas em convites são opcionais e não uma regra a ser seguida. Muitos noivos optam por adicionar uma mensagem, como forma de expressar para seus convidados os sentimentos que nutrem um pelo outro. Elas podem dar o tom do casamento e criar um clima especial e emocionante. 

Cuidado com o tamanho da frase ou do poema escolhido. Ele precisa estar ajustado ao tamanho do convite, ser mais objetivo e ser acessível a compreensão de todos. Para convites pequenos, é inadequado frases com mais de duas linhas, já que a fonte ficará muito pequena e pode tirar o foco da informação essencial. 

Como o casamento é uma tradição religiosa, é comum que os dizeres tenham referência a seus preceitos. Dessa forma, é pertinente que a frase escolhida seja da religião dos noivos ou que tenha a religiosidade, mesmo sem ser explicita. Podemos citar os seguintes exemplos:

– “O amor é entrega e assim nos entregamos um ao outro e ambos a Deus”

 

– “O milagre do amor é que ele nos é dado para que possamos dividi-lo com os outros”

 

– “Teu espírito se misturou com o meu espírito, como o vinho se uniu a água de Jesus”

 

– “Senhor, entregamos nossas vidas a ti. Dirija nossos passos e gua-nos no teu caminho de amor e união”

 

– “Nossa gratidão a ti, ó Deus, pois sem tua presença este momento não teria sentido algum para nós”

 

– “Derramai Senhor sobre nós a vossa bênção, para que o nosso amor de ontem e hoje dure eternamente”

 

– “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento” – Provérbio 3.5

 

– “O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” – Coríntios 13.7

 

– “Senhor, cobre-nos sempre com o teu amor constante e fiel, porque esta é a nossa esperança em ti” – Salmo  33.22

 

Trecho da música preferida pelo casal é bastante significativa para a ocasião. Ela deve ser marcante na vida dos noivos, como trilha sonora do primeiro contato, do pedido de casamento ou de outro momento relevante. Abaixo alguns exemplos de músicas de ritmos diferentes:

 

– “Te amarei de janeiro a janeiro, até o mundo acabar” – de Nando Reis;

 

– “Eu gosto de você e gosto de ficar com você, meu riso é tão feliz contigo, meu melhor amigo é o meu amor” – de Marisa Monte; 

 

– “Mesmo que não venha mais ninguém, ficamos só eu e você, fazemos a festa, somos o mundo, sempre fomos bons de conversar” – Mallu Magalhães

 

– “Entrego minha vida para você fazer o que quiser de mim, só quero ouvir você dizer que sim” – Chitãozinho e Chororó

 

– “Nosso amor veio de outras vidas e eu vou te amar nas outras vidas que virão” – Jorge e Matheus

 

– “E todo mundo diz que ele completa ela e vice-versa, que nem feijão com arroz” – Legião Urbana

 

– “Estranho seria se eu não me apaixonasse por você” – Cassia Eller

 

– “Eu encontrei um amor para carregar mais do que apenas meus segredos, para carregar amor, para carregar nossos filhos” – Perfect de Ed Sheeran.

 

Há ainda os poemas e frases extraídas de livros de romances, capazes de transmitir o sentimento de amor dos noivos. A ideia é que os convidados embarquem nessa aura de emoção ao serem impactados com a frase escolhida. 

 

– “Ainda que falasse as línguas dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria” – Camões

 

– “O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo” – William Shakeaspeare

 

– “A poesia não está nos versos, por vezes está no coração. E é tamanha a ponto de não caber nas palavrsa” – Jorge Amado

 

– “Não me lembro mais qual foi o nosso começo. Sei que não começamos pelo começo. Já era amor antes de ser” – Clarice Lispector

 

– “Te amo não pelo o que você é, mas sim por quem sou quanto estou com você “ – Elizabeth Barrett Browning

 

-“Somente quando encontramos o amor, é que descobrimos o que nos faltava na vida” – John Ruskin

 

-“O amor não cura, mas é a única cura de todos os males” – Leonard Cohen

 

-“O amor é apenas uma palavra, até que alguém chega para lhe dar sentido” –Paulo Coelho

 

– “Não te amo pouco nem te amo muito, simplesmente te amo tudo!”

 

– “Ser feliz depende de muito pouco. Um amor, uma família e um amigo. Amor nós temos, uma família formaremos e o amigo é você”

 

– “Como é lindo o momento em que somos tocados pelo amor!”

 

– “O dia mais importante não é quando conhecemos uma pessoa, mas quando ela passa a existir dentro de nós”

 

– “Que delicia será esse dia! A beira mar de encantamentos, uma declaração de amor será ouvida pelos ventos!”

 

Mesmo com tantas sugestões, nada impede que a frase seja criada pelo próprio casal. Dessa forma o convite ficará ainda mais personalizado e expressará o sentimento de ambos. 

 


Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr