Viena e seu esplendor

Por  |  0 Comentários


Viajar pela Áustria é conhecer muitos mundos num único país. Paisagens belíssimas, cidades medievais, antigos mosteiros, castelos e palácios esplendorosos e museus excepcionais  fazem desse país o lugar ideal para uma viagem inesquecível.

Começamos nosso tour pela magnífica Viena, cidade imperial, onde a dinastia dos Habsburgos reinou do século XIII ao século XX,  sendo uma das mais poderosas e influentes da História da Europa. Tão longo período da Corte em Viena deixou marcas fantásticas como o Palácio Imperial Hofburg, com seus museus, capela, igreja e a famosa Escola Espanhola de Equitação.

Centro Historico Viena

O centro histórico da cidade, no qual o Hofburg é a estrela, é imperdível, nele se vê a elegância e todo o esplendor desta capital. Há também lojas, cafés tradicionais, igrejas antigas, como a Igreja de São Pedro e a Catedral Gótica de Santo Estevão, a alma de Viena, com seu belo telhado de azulejos vitrificados.

Catredal St Estevao Viena

Não resistíamos aos doces e tortas deliciosos e nossa parada preferida era no elegante e tradicional Demel Café, inaugurado em 1786, como abre de 9 h às 19 h,  você pode tomar seu café da manhã saboreando os irresistíveis pães e brioches da casa, fazer uma refeição leve no almoço ou tomar um chá à tarde.

Demel Cafe Viena

O Hofburg, imenso e belo complexo onde ficam os aposentos reais e os tesouros dos Habsburgos,  tem um acervo riquíssimo: muito ouro, pedras preciosas, porcelanas, pratarias e também objetos pessoais, documentos e cartas da Imperatriz Elizabeth da Baviera, a famosa Sissi, esposa do Imperador Francisco José,  que foi romanticamente retratada na trilogia do filme Sissi, de 1955.

Museu Hofburg  VienaMuseu Hofburg Viena

Visitamos o  Albertina, museu que abriga uma grande coleção de aquarelas, desenhos e fotografias, além de obras de Michelângelo, Rubens, Picasso. As salas reais dos Habsburgos, de decoração neoclássica, estão expostas nesse museu.

Museu Albertina Viena

No quarteirão dos museus fomos ao Leopold Museum  que expõe obras de artistas austríacos, inclusive de Egon Schiele e Gustav Klimt e ao MUMOK,  Museum Moderner Kunst Stiftung Ludwig Wien. O Mumok faz um  belo contraste com o Leopold Museum, o prédio, moderno e bastante interessante, combina com a arte do Século XX exposta no seu interior, não deixe de visitá-lo e veja a obra de Andy Warhol   com a imagem multifacetada de  Mick Jagger.

Museu Leopold VienaMOMAK Museu de Arte Moderna Viena

Belvedere é um museu com localização privilegiada, fica no ponto mais alto de um imenso jardim e fora do centro de Viena. É muito bonito com imponentes interiores e abriga obras de pintores austríacos, tendo uma excelente coleção de Gustav Klimt, inclusive uma das mais famosas: O Beijo.

Museu Belvedere VienaO Beijo de  Gustav Klimt  Viena

Outro passeio que fizemos foi ao palácio e jardins de Schonbruun que foi a residência de verão da família imperial, é tão grande e bonito que é conhecido como Palácio de Versalhes de Viena.

Palacio Schonbrunn VienaPalácio Schonbrunn Viena

Ouve-se música por toda parte, nas ruas, nas praças, nas igrejas, não fosse a Áustria berço de Mozart, Schubert, Haydn, Mahler e os Strauss, pai e filho, com suas belas valsas… mas o melhor é ir à  Ópera Estatal de Viena, diria ser imperioso!

Ficamos hospedados no Do&CO Hotel Viena, um 5 estrelas moderno, muito bem localizado, situado no exclusivo edifício Haas-Haus, em frente a Catedral de Santo Estêvão, exatamente no limite do centro histórico.

Hotel DO&CO Viena

Há muitos restaurantes excelentes em Viena, gostei imenso do Zu den Drei Hacken, tem pratos típicos vienenses , os garçons são atenciosos e servem sem pressa, fiel ao espírito da casa, “ein Ort gemütlicher Gastlichkeit” (“um lugar quente em hospitalidade”), além de tudo é um local bonito e elegante.

Restaurante Zu den Drei Hacken Viena

Imaginei que nossa viagem à Viena fosse agradável e tranquila, onde casais mais velhos aproveitam para passear e relaxar… mas não foi isso o que vi, a cidade borbulha de gente de todas as idades que se diverte o tempo todo, seja nos museus, nas praças, nos bares e cafés, seja ouvindo música que os estudantes tocam  pelas ruas ou descansando nas agradáveis praças da cidade.

Viena está sempre em festa, não deixe de conhecer essa bela e animada cidade, será uma inesquecível viagem!

Praça em Viena

Gostou dessas dicas sobre Viena? Confira quais fornecedores a IC indica para sua lua de mel.

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.