Turks e Caicos, o destino do momento

Por  |  4 Comentários


Texto Laura Siqueira Fotos Divulgação

É comum ler nos guias de turismo que há um Caribe para cada estilo de viagem. Definitivamente, se a ideia é romance e tranquilidade em um lugar paradisíaco, o destino do momento é Turks e Caicos. O exclusivíssimo arquipélago é o esconderijo preferido dos hollywoodianos famosos nas férias e agora está sendo descoberto também pelos brasileiros.

O curto voo a partir de Miami serve como um aperitivo do que está por vir em terra firme. São quilômetros infindáveis de um mar calmo que ora altera tonalidades de azul, ora tonalidades de verde. Mas é ao pousar no aeroporto de Providenciales, a principal ilha, que a realidade vem à tona. Sim, chegou-se ao paraíso, mais conhecido como Turks e Caicos.

Esse arquipélago formado por 40 ilhas está localizado ao norte da República Dominicana e próximo das Bahamas – é território inglês, mas a moeda corrente é o dólar americano. Fora da rota preferencial dos furacões, é um destino que pode ser visitado o ano todo, com temperaturas na média de 28°C e poucos períodos de chuva. A fama de exclusiva faz com que, mesmo na alta temporada, a ilha não esteja com lotação máxima, como acontece em destinos vizinhos no Caribe. Esse é um dos fatores principais para ser a ‘queridinha’ de atores e milionários, como Bill Gates, Oprah Winfrey e David Beckham, que a elegeram para dias de total descanso.

Grace BayGraceBay-22

A primeira parada obrigatória é a praia de Grace Bay, não só a mais bonita, mas a que reúne o melhor da hotelaria e infraestrutura. A água morna nos oito quilômetros de extensão convida para a prática de esportes aquáticos, seja kite surf, stand up paddle ou caiaque. É a junção ideal de romantismo, diversão e relaxamento, ou, caso prefira, um sinônimo para o dolce far niente. Em grande parte dos hotéis, os equipamentos estão disponíveis para uso pelos hóspedes. No fim do dia, dar uma volta pelo simpático comércio local ou aventurar-se pelos bares e restaurantes da marina de Turtle Cove são atividades reenergizantes para se preparar para o dia seguinte.

 

No entanto, nem toda preparação do mundo irá deixar de surpreender o viajante ao encarar, de verdade, o mar. É lá que está o verdadeiro tesouro de Turks e Caicos: o terceiro maior recife de corais do mundo. De tão importante, deu o nome ao arquipélago, já que ‘Caicos’ significa grandes recifes. ‘Turks’ vem de uma espécie de cacto cuja forma lembra um fez turco. Um simples mergulho com snorkel se torna fascinante ao observar a diversidade marinha, mas uma das grandes atrações da ilha é o mergulho com cilindro. Para quem não é profissional, é preciso realizar aulas antes de entrar no mar, mas o desafio vale a pena.

São cores, formas e espécies da mais rica fauna, não sendo raro estar lado ao lado de golfinhos, arraias, tartarugas marinhas e até tubarões. Se isso ainda não for emocionante o bastante, algumas empresas oferecem passeios de barco para observação de baleias jubarte, que migram para o Caribe entre os meses de fevereiro e abril. Grande parte dos barcos sai da ilha de Grand Turk, onde se situa a capital Cockburn Town. Para chegar até lá a partir de Providenciales, companhias aéreas locais oferecem voos. Outro passeio imperdível é pelo Museu Nacional de Turks e Caicos, pois além de explicar a história local, guarda restos do navio Molasses, que naufragou na região em 1513.

Logo ao lado, a vizinha Salt Cay também merece a visita. Considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, a vila é formada por charmosas construções de madeira à beira-mar.

De volta a Provo, como é conhecida a ilha mais turística, vale reservar parte do dia para uma ida ao Caicos Conch Farm. Orgulhosamente proclamada a primeira fazendo de conchas do mundo, ela oferece um tour de 30 minutos que equivale a uma breve aula de biologia sobre o cultivo de conchas e a tecnologia desenvolvida nos últimos 29 anos. Os visitantes podem ver na prática e até tocar nas diferentes espécies cultivadas.

Mas, sem dúvidas, o passeio mais indicado aos recém-casados em busca de privacidade e romance começa a bordo de um jipe 4×4. É ele que leva os visitantes até Malcom’s Beach, uma praia deserta e com vegetação intacta. Chegar lá é como concretizar a imagem das areias brancas e águas azuis do Caribe que permeia a mente dos apaixonados.

Hospedagem e gastronomia

Um lugar tão exclusivo como Tuks e Caicos não poderia deixar por menos no quesito conforto. A maior parte da rede hoteleira está concentrada na região de Grace Bay e oferece opções para todos os gostos. No moderno e jovem Alexandra Resort, é possível unir um dos melhores custos-benefícios da ilha, com quartos grandes e confortáveis, mas sem luxos exagerados. Afinal, a maior preciosidade está logo ali na frente, o mar em diversos tons de azul. É lá também que está um dos restaurantes mais aclamados de Providenciales, o Mango Reef, com deliciosos frutos do mar entre suas especialidades, principalmente lagosta e carne de caracol, este um prato típico local.

Mesmo na agitada praia de Grace Bay é possível encontrar um lugar desenhado para o romance. São apenas 21 apartamentos no Beach House, o que confere um ar de hotel-boutique charmoso e privativo. Praticar esportes aquáticos oferecidos pelo hotel, almoçar no refinado restaurante Kitchen 218 e relaxar com uma massagem de frente para o oceano faz parte da rotina dos hóspedes.

Blue Haven Resort & Marina

Se afastando um pouco de Grace Bay, o Blue Haven Resort & Marina oferece ainda mais tranquilidade, ao mesmo tempo em que contempla uma infraestrutura completa de serviços. Com uma marina no local, é fácil escolher um barco para navegar pelos arredores e descobrir outras ilhas ou até mesmo embarcar em um dos itinerários de cruzeiros já existentes. Ao fim do dia, a melhor pedida é assistir ao pôr do sol saboreando drinques no Salt Bar & Grill – ou pedir a cerveja local Turk’s Head, feita com água do mar, após o processo de dessalinização – e depois jantar uma lagosta no Fire & Ice, um dos mais novos e melhores restaurantes da ilha.

Beach HouseBeach House - piscina

Destination Wedding

Quer tornar a experiência em Turks e Caicos ainda mais fantástica? Os hotéis e resorts do arquipélago estão se especializando em receber grandes eventos e a procura pelos Destination Weddings já é grande. Casais que realizam o casamento por lá buscam o melhor que o lugar tem a oferecer: serviço impecável, cenário deslumbrante e um local ainda pouco explorado.

Após a cerimônia na praia, no Beach House os convidados (até 125!) podem apreciar a recepção em diferentes espaços, desde o terraço com vista para o mar até o jardim em torno na piscina ou o restaurante. Como o hotel possui apenas 21 quartos, é possível hospedar amigos e familiares o reservando inteiramente para o evento.

Já o Blue Haven Resort & Marina só recepciona casamentos mais intimistas, com até 50 convidados. Em todas as opções de pacotes está incluso o serviço de um wedding planner, que ajudará os noivos a escolher cada detalhe desse dia tão único.

Destination WeddingCasamento na praia  

Serviços

Cia Aéria: American Airlines, Delta e United Airlines

Passaporte: o viajante precisa de passaporte com validade de no mínimo seis meses.

Visto: os voos que saem do Brasil fazem escala nos Estados Unidos, portanto, é necessário ter o visto americano.

Moeda: Dólar Americano.

Quando ir: com sol na grande parte do ano, os meses de maio e junho são os mais chuvosos.

Onde ficar:

Beach House 

Alexandra Resort 

Blue Haven

Onde comer:

Mango Reef 

Kitchen 218 

Salt Bar & Grill 

Fire & Ice 

Fatos e curiosidades:

• As ilhas foram descobertas por Cristovão Colombo em 1492
• Das 40 ilhas, apenas oito são habitadas
• No trânsito é utilizada a mão inglesa, portanto, é necessário ter cautela ao dirigir um veículo
• As ilhas tem população em torno de 34 mil habitantes, a maioria descendente de escravos africanos
• Providenciales pode ser atravessada de ponta a ponta em 35 minutos de carro

_____________________________________________________________________________________ 

NÓS RECOMENDAMOS

Marcela Alves Macedo e Romero Ferraz Filho – Goiânia

Lua de mel - selecionadas  (118)“A lua de mel foi perfeita, dos sonhos! Ficamos uma semana em Turks and Caicos, um lugar maravilhoso, água azul turquesa e areia bem branquinha.

Ficamos hospedados no hotel Gansevoort Turks & Caicos.  É um resort de luxo, que tem uma piscina infinita e um spa de serviço completo, com academia, tratamentos de beleza e massagens terapêuticas. Os quartos são espaçosos, com vista para a piscina ou o oceano Atlântico e o recife de barreira da ilha. A água do mar é tão azul… muito linda! E o hotel oferece pranchas de SUP! Aproveitamos bastante! Fizemos um passeio muito divertido de parasailing. É muito muito muito bom! Você pode ver a ilha inteira do alto. Também fizemos um passeio onde mergulhamos em alto mar, nos recifes. Foi de snorkling. Muito bacana, mas dá um medinho, pois estávamos em mar aberto. Nossas experiências gastronômicas também foram inesquecíveis. Só tenho a dizer que foi simplesmente maravilhosa a lua de mel!”


Isabelle Cristine e Pedro Cavalheiro Burgos – Rio de Janeiro

Isabelle e Pedro

“Lugar lindo… beleza natural em abundância, realmente ficamos muito satisfeitos com e escolha. Água clara e calma, areais brancas, uma paisagem realmente de lua de mel. Para quem quer descanso as praias disponibilizam de bangalôs e esteiras para tomarmos sol e, para os aventureiros, existem práticas de mergulho e snorkeling. O sol predomina nessa região, pegamos todos os dias de sol! Experimentamos também vários drinques típicos na ilha, o café da manhã era muito gostoso e os funcionários do hotel extremamente atenciosos.”

__________________________________________________________________________________________________

Turks and Caicos

It is common to read in the tour guides that there is a Caribbean for each style of vacation. Without a doubt, if the idea is romance and tranquillity in a heavenly place, the destination of the moment is Turks and Caicos. This very exclusive archipelago is a favourite vacation hideout of Hollywood’s most famous and is now also being discovered by the Brazilians.

The short flight from Miami serves as a taste of what’s to come on shore. There are endless kilometres of a calm sea that constantly changes shade from green to blue. However, it is on landing at the airport in Providenciales, the main island, where reality kicks in. Yes, you are in heaven, better known as Turks and Caicos. This archipelago of 40 islands located north of the Dominican Republic and around the Bahamas – a British territory, but the currency is the US dollar. Outside the preferred route of hurricanes, it is a destination that can be visited all year round, with temperatures averaging 28 °C and few periods of rain.

The fame of its exclusivity, even in high season, means that the island is not overcrowded, as with some neighbouring destinations in the Caribbean. This major factor makes it the ‘darling’ of actors and millionaires such as Bill Gates, Oprah Winfrey and David Beckham, all of whom elected to spend time there. The first mandatory stop is the beach of Grace Bay, not only the most beautiful, but also one that brings together the best of hospitality and infrastructure. Eight kilometres of warm water calls for water sports, be it kite surfing, stand up paddle or kayak. It is the ideal combination of romance, fun and relaxation, or if you prefer, a synonym for the dolce far niente. In most hotels, the equipment is available for use by guests. At the end of the day, strolling around friendly local shops or venturing into the bars and restaurants of the Turtle Cove marina are just some of the reenergizing activities that get you ready for the next day.

However, no preparation in the world will prepare the traveller who is confronted by the sea. That is where the real treasures of Turks and Caicos lie:
the world’s third largest coral reef. Of such importance that it gave the name to the archipelago, as ‘Caicos’ means large reefs. ‘Turks’ comes from a species of cactus whose form resembles a Turkish fez. A simple dive with a snorkel can be fascinating to observe the marine diversity, but one of the great attractions of the island is the scuba diving. For those who are not certified, you must take professional instruction before entering the sea, but the challenge is worth it. There are colours, shapes and rich fauna species and it is not uncommon to swim alongside dolphins, stingrays, sea turtles and even sharks. If that is still not exciting enough, some companies offer boat trips for watching humpback whales, which migrate to the Caribbean between February and April. Many of the boats leave from the island of Grand Turk, where the capital, Cockburn Town, is situated. To get there from Providenciales, local airlines offer flights.

Another tourist attraction is the National Museum of Turks and Caicos which, as well as explaining about the local history, houses remains of the ship Molasses, which sank in the region in 1513.

However, without doubt, the most appropriate tour for newlyweds in the search for privacy and romance which begins aboard a 4×4 jeep. This is what takes visitors to Malcolm’s Beach, deserted and with intact vegetation. Arriving there is to appreciate, truly, the image of the white sands and blue waters of the Caribbean that permeates the mind of lovers.

Lodging and food A place as unique as Turks and Caicos could offer no less in terms of comfort. Most of the hotel chains are concentrated in the Grace Bay area and offer several options to suit all tastes. In the fresh and modern Alexandra Resort, you can find of the island’s best cost-benefit option, with
large comfortable rooms but without exaggerated luxuries. Besides, the greatest treasure is sea in front of you in various shades of blue. It is also there where you can find one of the most acclaimed restaurants in Providenciales, Mango Reef, with delicious seafood among its specialties, especially lobster and snail meat, a typical local dish. Even on the busy Grace Bay beach, you can find a place designed for romance. There are only 21 apartments in the Beach House, which gives an air of being a charming and private boutique hotel. Water sports are offered by the hotel. Having lunch in the refined Kitchen 218 restaurant and relaxing with a massage in front of the ocean is all part of the routine for the guests.

Moving away slightly from Grace Bay, the Blue Haven Resort & Marina offers even more peace and quiet, while still delivering total service and infrastructure. With a marina on site, it is easy to choose a boat to navigate around and find other islands or even embark on one of the existing cruise itineraries. In the evening, the best choice is to watch the sunset while sipping drinks at the Salt Bar & Grill – or sample the local beer, Turk’s Head, made with seawater after a desalination process – and then dine on lobster in Fire & Ice, one of the newest and best restaurants on the island.

Pronta para fazer as malas para Turks e Caicos? Antes confira os hotéis e agências de turismo que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr