Split: a cidade que proporciona uma rica viagem no tempo

Por  |  6 Comentários



Conhecer Split, na Croácia, a maior e mais importante cidade da Dalmácia, situada às margens do mar Adriático, é fazer uma viagem no tempo através da sua rica e bela História.

Em 293, o imperador romano Diocleciano resolveu construir um palácio para morar, quando se retirasse da vida política, como era croata, escolheu Split e lá viveu os últimos anos de sua vida.

Diocleciano era um cruel perseguidor dos cristãos e, após sua morte, estes foram à revanche, demolindo tudo que se referia a Diocleciano, mesmo assim ainda restam mais de 33% do palácio original. Patrimônio da Humanidade desde 1997, é hoje uma das grandes atrações turísticas da Croácia.

Colunas do palacio - Split - Viagem InesquecivelImagine uma cidade dentro de um palácio! Conhecer o Palácio Diocleciano não é visitar, mas sim ficar  num museu, na verdade, este palácio é a cidade antiga, o coração de Split, com suas ruas estreitas e labirínticas lembrando Veneza, cheia de lojinhas, restaurantes e charmosos hotéis. A cada passo tropeçávamos na História: o templo  de Júpiter, uma coluna do século I, uma das esfinges de Ramsés II, de 1500 AC, enfim tudo nos remetia a História deste lugar.

Ruelas Split cidade museu - Split - Viagem InesquecivelSplit esfinge séc. I - Split - Viagem Inesquecivel

Há curiosidades em Split, como a menor e mais antiga catedral do mundo. Foi construída para túmulo de Diocleciano, com a tomada de Split pelos cristãos, estes transformaram o túmulo em Catedral, mais tarde construíram um anexo, aumentando assim a igreja.

Outra das atrações imperdíveis é conhecer o subterrâneo desse “palácio cidade”, incrível como pôde ter sido construído em 293!!!

Subterraneo do palacio Diocleciano - Split - Viagem InesquecivelFomos ao Museu da Cidade de Split e lá compreendemos melhor como o Palácio de Diocleciano se transformou no coração da cidade de Split. Mapas,  documentos antigos, moedas, móveis, roupas e outros objetos mostram a evolução dos tempos até o início do século passado. Há uma capela nesse museu onde se realizam casamentos e as festas acontecem no terraço, que tem uma linda vista para o mar.

Quarto no museu - Split - Viagem InesquecivelMas essa cidade museu também é muito animada à noite, com  música e dança no Peristilo, a área central do palácio de Diocleciano, quem não quer dançar fica apreciando o movimento ou jantando nos excelentes restaurantes em volta.

Split à noite turistas - Split - Viagem InesquecivelFicamos hospedados dentro do Palácio, num incrível hotel, o Vestibul Palace, no coração do Palácio de Diocleciano, ao lado das antigas muralhas romanas, ou seja, estávamos cercados por História e monumentos magníficos durante os dias que passamos em Split.  A mistura de estilos arquitetônicos, romano, gótico e renascentista, dá um charme peculiar a este hotel. Tem apenas sete suítes, todas com design contemporâneo, e um maravilhoso restaurante. O serviço é impecável e a equipe de funcionários é nota dez, tudo perfeito, como era de se esperar de um SLH, Small Luxury Hotels of the World.

Split hotel Vestibul - Split - Viagem InesquecivelSplit suite hotel 1 - Split - Viagem InesquecivelSplit suite hotel 2 - Split - Viagem Inesquecivel

Em frente às muralhas do palácio encontra-se a Riva, o calçadão para pedestres, ligação entre o porto, as praias e o resto da cidade. Sempre cheio de gente, é um lugar animado, com muitos bares, restaurantes e lojas. Gostávamos de sentar por ali, beber um vinho e apreciar a paisagem.

Muralha do Palácio e calçadão - Split - Viagem InesquecivelPasseio de bibicleta pelo calçadão - Split - Viagem Inesquecivel

Há muitos restaurantes, onde predominam os peixes e frutos do mar, pratos típicos da culinária croata. Fomos conhecer o Konoba Varos, uma taverna sem luxo nem requintes, fora das muralhas, mas bem próximo do hotel, de maneira que fomos e voltamos caminhando. Foi uma noite muito agradável, ouvindo música croata e saboreando os fartos pratos da casa.

Hilma restaurante - Split - Viagem InesquecivelNão posso, mais uma vez, deixar de agradecer ao Departamento de Turismo da Croácia, que colocou a nossa disposição o gentil, educado e culto Sr Dino Ivancic, professor de História, que nos serviu de guia no Palácio Diocleciano, não só nos mostrando as maravilhas desse lugar, mas nos dando uma magnífica aula de História.

Split Hilma e guia Dino - Split - Viagem Inesquecivel

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.