Jamaica em detalhes

Por  |  0 Comentários


O que existe na Jamaica além do reggae? Está tudo errado caso seja essa a pergunta que vem a sua cabeça ao escutar o nome desse país. Basta conhecer um pouquinho para saber que o ritmo, que ficou famoso mundialmente como lema de paz e harmonia através da voz de Bob Marley, muito provavelmente só existe devido ao que o lugar em si proporciona. Com vocês, uma ilha mágica para a sua lua de mel!

Quando Colombo avistou a Jamaica, em 1494, escreveu em seu diário de navegação, entre outros elogios à primeira vista “… Suas montanhas tocam o céu!”. Desde então, a ilha no Caribe vem atraindo gente de muitas nações, produzindo uma população multiétnica.

Destino turístico já bem difundido nos EUA, afinal, está a somente 322 quilômetros da Flórida, para alguns brasileiros a Jamaica ainda pode ser considerada “férias exóticas”, mas saibam que a rede hoteleira por lá é superdesenvolvida e são muitas as opções de luxo.

Então, a questão apontada aqui, no início, fica na verdade com a ordem invertida. É assim: a Jamaica, além de tudo, tem o reggae! Para te deixar a par de cada detalhe, resolvemos escrever didaticamente sobre o lugar, na nobre intenção de fazê-lo entender a Jamaica como ótima opção para a sua viagem romântica. No fim, será preciso apenas arrumar as malas!

Superfície: 6,833 quilômetros quadrados

População: 3 milhões de habitantes

Temperatura média: 82° F ou 28ºC

Fundação: independente desde o 6 de agosto de 1962

Capital: Kingston

Idiomas oficiais: Inglês e patois

120 rios cruzam o país

150 atrações se espalham pelo país

Existem nos hotéis jamaicanos diversos funcionários que falam o português e/ou o espanhol, o que facilita a comunicação para quem não domina o inglês, idioma oficial do país.

Lua-de-mel-Jamaica-Casal-no-Half-Moon-A-RockResort (Small)

Por onde chegar

A Jamaica tem três aeroportos internacionais:

  • Aeroporto Internacional Norman Manley (KIN), em Kingston, a capital, fica a somente 14 milhas da principal área de resorts desta cidade
  • Aeroporto Internacional Sangster (MBJ), em Montego Bay, com uma localização muito conveniente entre Negril e Ocho Ríos
  • Aeroporto Internacional Ian Fleming, na área de Ocho Ríos, é um apropriado porto de entrada na costa norte para as pequenas aeronaves particulares
  • O aeroporto turístico jamaicano, por natureza, é o de Montego Bay. As pessoas que vêm em férias chegam por ali porque estarão a somente 1 hora e 15 minutos de Negril ou o mesmo tempo de Ocho Rios, onde ficam localizados os principais hoteis
  • Além do mais, a ilha tem cinco portos para cruzeiros: Montego Bay, Ocho Ríos, Port Antonio, Kingston e Falmouth.

 Saindo do Brasil, quais as melhores opções de voo?

A Copa Airlines oferece voos diários para Panamá, com quatro saídas de São Paulo, uma de Campinas, três do Rio de Janeiro, uma de Manaus, uma de Belo Horizonte, duas de Brasília, uma de Porto Alegre e quatro de Recife. Da cidade do Panamá, a mesma companhia opera quatro voos semanais para o Aeroporto de Montego Bay, além de voos regulares para o Aeroporto Internacional de Kingston.

Lua-de-mel-Jamaica-Hyatt-Ziva-Rose-Hall- exterior

Desembarcando em um desses aeroportos, quais as opções turísticas, para onde ir exatamente?  

  •  Kingston: os visitantes podem pegar um transfer de duas horas para Port Antonio pela União de Viajantes da Jamaica (JUTA) ou com a Operadora Turistica de Carros e Limousine da Jamaica (JACAL).
  • Montego Bay: os visitantes podem optar por voar para o Aeroporto Internacional de Sangster ou, a partir de Montego Bay, fazer um transfer de 70 minutos para Negril ou Ocho Rios com um provedor de transporte aprovado, tais como Paradise Travels, Jamaica Union of Travellers Association (JUTA) ou Jamaica Co-operative Automobile Limousine Tours (JACAL). Alguns hotéis possuem transfer particular do aeroporto.

Opções de hotéis de luxo 

Geejam Hotel – Negril

Os sete quartos duplos do Geejam hotel consistem em três cabines de luxo, uma suite e uma casa auto-suficiente de três quartos. Equipado com um estúdio de gravação, spa, piscina, academia e BUSHBAR, a propriedade forma um universo exclusivo entre o sopé das Montanhas Azuis e as águas safira da Frenchman’s Cove, eleita pelo Conde Nast como uma das cinco melhores praias do mundo.

Lua-de-mel-Jamaica-Geejam-hotel Lua-de-mel-Jamaica-Geejam

GoldenEye Hotel e Resort – Oracabessa

A antiga casa do autor e criador de James Bond, Ian Fleming, GoldenEye é agora um impressionante resort de 52 hectares com vista para o mar do Caribe na costa norte da Jamaica. Local de enseadas secretas, praias privadas de tirar o fôlego, florestas tropicais e uma lagoa de água salgada, a propriedade também possui o FieldSpa e dois restaurantes – Bizot Bar (um bistrô de praia) e The Gazebo (jantar fino).

Lua-de-mel-Jamaica-Golden-Eye-vista (Small)

Half Moon, A RockResort – Montego Bay

Um dos melhores hotéis resort do mundo, o Half Moon fica em uma propriedade privada de 400 hectares, com jardins paisagísticos, uma reserva natural e 197 quartos e suites espalhados por entre casas brancas e 31 villas espaçosas, todos de frente para as duas milhas de praia privativa. Ápice do luxo, o Half Moon oferece seis restaurantes requintados, um campo de golfe de 18 buracos, um centro equestre, treze quadras de tênis e uma lagoa  particular com golfinhos.Lua-de-mel-Jamaica-HalfMoon-VillaLua-de-mel-Jamaica-praia-do-Half-Moon-A-Rock-Resort-Beach

Hyatt Ziva Rose Hall e Hyatt Zilara Rose Hall – Montego Bay

Uma experiência de luxo ideal para famílias, Hyatt Ziva Rose Hall oferece acomodações sem precedentes para toda a família (em todas as categorias de quarto podem dormir pelo menos dois adultos e uma criança), um miniclube e atividades aquáticas como caiaque e mergulho. Enquanto isso, o sofisticado e elegante Hyatt Zilara Rose Hall é só para adultos, perfeito para casais que buscam uma estadia harmoniosa ou que querem passar as férias sendo mimados. Na propriedade são 386 suites e quartos com vista para o mar, restaurantes a la carte e gourmet, entretenimento ao vivo, um salão privado no aeroporto e muito mais.

Lua-de-mel-Jamaica-Hyatt-Zilara-Rose-HallHyatt-Ziva-Rose-Hall-P015-Activities-Pool.masthead-feature-panel-medium.jpg

Jamaica Inn – Ocho Rios, Jamaica

Consistentemente classificada entre os melhores hotéis de luxo da Jamaica e do Caribe, o Jamaica Inn possui uma propriedade de oito hectares, intimista, situado em uma enseada particular com um recife. Com 52 suítes, chalés e 700 pés de praia de areia branca, muitas vezes considerado o melhor, este resort exclusivo do Caribe é o refúgio perfeito para o viajante que procura estilo despretensioso e serviço acolhedor e simpático.

Jamaica-Inn-lua-de-mel-jamaicaLua-de-Mel-Jamaica-JamaicaINN-reception

lounge-a-beira-mar-lua-de-mel-na-Jamaica

Round Hill Hotel e Villas – Montego Bay

Repleto de história, elegância e luxo discreto, os 110 hectares da propriedade privada de Round Hill com moradias de luxo oferece quartos à beira-mar projetados por Ralph Lauren, um premiado restaurante à beira-mar e um spa requintado, que atende a todos os hóspedes. Os visitantes podem desfrutar de uma relaxante e revigorante aula de ioga ao ar livre com vista para o mar no pavilhão do spa, ou aguçar seus paladares com produtos cultivados no local e servidos na cozinha orgânica do restaurante.

round-hill-hotel-lua-de-mel-jamaicaLua-de-Mel-Jamaica-Round-Hill-14-Oceanfront-room-upstairs

Sandals Royal Plantation – Ocho Rios

Requintado e exclusivíssimo, o Sandals Royal Plantation é um resort íntimo com serviço de mordomo e  74 suites com vista para o mar, que possui um magnífico coral. Conhecido pela sua atenção meticulosa aos detalhes, este reduto de sofisticação mostra belíssimos pavões e gramados bem cuidados. Os hóspedes passam seus dias à beira da piscina ou a experimentar a primeira tacada no vizinho Sandals Golf & Country Club ou mergulhando nas águas cristalinas do Caribe.

Lua-de-Mel-Jamaica-sandals-butler-service

O Tryall Club – Montego Bay

Ao oeste de Montego Bay na paróquia de Hanover, o Tryall Club tem se destacado como um dos endereços mais ecléticos do mundo, onde as instalações esportivas de nível internacional conseguem dialogar harmonicamente com a elegância e hospitalidade. Com 2.200 hectares de terra, o clube contém um portfolio de casas que vão desde moradias de um quarto até casas de nove quartos, além do  reverenciado curso de golfe, Tryall Golf Course, nove quadras de tênis e praia particular com uma variedade de ofertas de esportes aquáticos.Lua-de-Mel-Jamaica-TryallGolf Lua-de-Mel-Jamaica-Tryall-villa

The Caves – Negril

Localizado nas falésias calcárias de West End, em Negril, The Caves é um santuário à beira-mar com doze acomodações exclusivas ao lado do penhasco. Feitos à mão com madeira e pedras, o local também dispõe de uma caverna particular para o  jantar, o The Blackwell Rum Bar, e uma Spa com vista para o mar, o Aveda Amenity Spa. O spa foi recentemente nomeado um dos cinco melhores da Jamaica pela Oceano Magazine.Lua-de-Mel-Jamaica-TheCaves Lua-de-Mel-Jamaica-TheCaves-bar Lua-de-Mel-Jamaica-The-Caves-Blackwell-Rum-bar-table (Small)

Trident Port Antonio – Port Antonio

Situado na orla do mar do Caribe, o Trident Hotel, em Port Antônio, oferece uma visão do luxo contemporâneo. Suas 13 villas espaçosas são equipadas com portais de frente para o mar e piscinas privadas. Sala de mídia, academia, spa e uma praia particular também estão disponíveis. O destaque é o Supper Mike’s Club, um excelente lugar que oferece uma fusão de música excepcional, gastronomia e autêntica cultura jamaicana.

Lua-de-Mel-Jamaica-Trident-House Lua-de-Mel-Jamaica-TRIDENT-Villa Lua-de-Mel-Jamaica-TR-Mike-Supper-Club

Basta olhar as fotos para saber que trata-se de um paraíso de praias e hotéis de luxo, mas quais são as opções de passeios?

A Jamaica tem o maior número e a maior variedade de atrativos do Caribe. Atravessar, por exemplo, o seu exuberante território de bicicleta, até fazer tirolesa sobre cascatas e árvores é quase que obrigatório para os mais aventureiros. É possível também fazer montanhismo, mergulhar em águas cristalinas (aliás, é uma ótimo opção de destino para a prática do esporte) ou fazer um sinuoso percurso pela floresta num trenó impulsado pela gravidade. Para os que preferem opções mais sossegadas, que tal desfrutar do sossego verde de Port Atonio ou dos famosos crepúsculos do Negril, deitados numa rede ou a bordo de um veleiro?

Lua-de-mel-Jamaica-Geejam-Port-Antonio  Sobre a gastronomia e comidas típicas

Um dos pratos mais famosos é o jerk jamaicano, um estilo de marinar a carne e os mariscos baseado em especiarias picantes. O ackee, a fruta nacional de Jamaica, é o protagonista dos cafés da manhã jamaicanos e o ackee com bacalhau salgado é o prato típico da Jamaica, consumido tradicionalmente também no café da manhã. A história e diversidade jamaicana influenciam diretamente na gastronomia da ilha. A cozinha jamaicana apresenta um mix de influencias culturais – chinesa, europeia, indiana e africana – criando uma combinação de sabores único.

O melhor jerk:

Boston Bay, em Port Antonio, é onde surgiu o jerk (o tal churrasquinho jamaicano), o sabor que explode na boca com condimentos caraterísticos à base de pimenta scoth bonnet. O Centro de Jerk de Boston Bay é o lugar onde pode-se provar o melhor jerk do lado oriental da ilha.

Jerk-comida-tipica-da-Jamaica

Mais dicas de restaurantes

  • Em Negril, no estremo ocidental, os visitantes podem provar no Murphy’s West End Restaurant, onde o próprio Murphy oferece aos clientes uma visita em sua propriedade e árvores frutíferas. No pátio, o visitante cozinha o jerk em uma grande grelha para assar em formato de tambor. É claro que ele nunca vai revelar a sua receita secreta, por isso, recomenda-se experimentar esta delícia enquanto você tem a chance
  • O restaurante Scotchie’s é um clássico na comida jamaicana. Turistas e locais convergem neste escondido lugar para se encher da comida típica da ilha. Desde festival de mariscos até sopa de caracol, inhame e frango ao jerk, Scotchie’s nunca deixa de satisfazer a seus comensais
  • Port Antonio possui, além disso, uma gama de restaurantes, pousadas e casas de campo que oferecem jantares gourmet. Por exemplo: Restaurant Mille Fleurs, no Hotel Mocking Bird Hill, com cozinha eclética, uma mistura de Caribe e Europa. E também o Bushbar, no Geejam Hotel, com uma sofisticada cozinha com influencias asiáticas

Mille-fleurs-restaurante-Jamaica

Mais serviços

Cias Aéreas: Air Canadá, American Airlines, Caribbean Airlines, Continental, Delta, Copa Airlines, Fly Jamaica, JetBlue, Southwest, Spirit

Passaporte: O viajante precisa de passaporte com validade de no mínimo seis meses

Visto: O turista brasileiro não precisa de visto para entrar na ilha, mas é necessário a vacina contra febre amarela

Moeda: A moeda oficial da Jamaica é o dólar jamaicano. O câmbio varia diariamente, no fechamento desta reportagem (18 de agosto de 2015), a cotação era de 1 real equivalente a 33.32 dólares jamaicanos

A expectativa é que, a essa altura, você já esteja totalmente no clima desse paraíso e imaginando a lua de mel perfeita por lá. Caso ainda tenha dúvidas e saiba mais sobre a Jamaica!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Comunicar é a sua arte, talvez único talento nato. Dança, conversa, faz gestos, mas na escrita encontra o seu porto seguro. Geminiana com ascendente em aquário, acredita piamente em astrologia, disco voador e alma gêmea – já encontrou a sua, com quem está casada desde 2011. É capixaba, mas vive um relacionamento sério com o Rio de Janeiro...