Barcelona de Gaudi, de Güell, de Miró…

Por  |  2 Comentários


Há muitos anos um arquiteto amigo dizia que deveríamos ir a Barcelona, que adoraríamos este lugar, totalmente diferente de outras cidades europeias. Então, um dia, entusiasmados com os elogios de todos, resolvemos planejar nossa viagem. os amigos afirmavam ser Barcelona fashion, alegre,  divertida, que atrai os jovens e encanta a todos e eu sabia que é um importante centro cultural, afinal é a cidade de GaudiGüell e Miró.

Fomos duas vezes a Barcelona, na primeira chegamos à Sants no AVE, trem de alta velocidade que liga Madri a Barcelona em 2:40, depois de uma agradável viagem.

Ficamos ao lado da famosa Torre Agbar, no Silken Diagonal Barcelona, hotel elegante, confortável e com  boa localização, junto a uma estação do metrô, sendo assim chegávamos  rapida e confortavelmente aos pontos turísticos. Tínhamos a vista da Sagrada Família, de Gaudi, do nosso quarto, o que muito me agradou.

Torre Agbar Barcelona

Quando voltamos a Barcelona, algum tempo depois, ficamos no Hotel Jazz,  hotel de design, muito bom, com localização  excelente, a alguns metros da praça da Catalunha e das Ramblas.

Começamos a conhecer Barcelona pelo colina de Montjuïc, de onde se tem uma vista magnífica da cidade. Subimos de teleférico e descemos tranquilamente por um caminho muito bonito, com direito a escadas rolantes, até a Plaza de España. Esse passeio levou o dia inteiro, porque há muitas atrações: tem  um castelo do século XVIII, o parque olímpico, o  jardim botânico, a Fundação Joan Miró, o Palácio Nacional, que é  sede do Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), a  Fonte Mágica e o Poble Espanyol.

Entrada do forte em Montjuic Barcelona

A Fundação Joan Miró, além de ocupar um prédio de arquitetura ousada, tem um rico acervo iluminado por luz natural, são pinturas, esculturas e tapeçarias do famoso Joan Miró, artista catalão surrealista, sua obra é muito colorida com formas inusitadas.


Fundação Miro BarcelonaLa caricia d un ocell Fundacio Joan Miro

Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), é muito importante pelo seu valioso acervo, tem obras de mil anos de arte catalã, por isso visita obrigatória para quem gosta de arte.

Museu Nacional de Arte da Catalunha Barcelona

Poble Espanyol, ou Cidade de Artesão, é a reunião de vários estilos arquitetônicos da Espanha, formando uma aldeia com a Plaza Mayor, um pátio de Andaluzia, uma casa galega, um mosteiro catalão, entre outros. É como se fosse uma verdadeira cidade, lá encontramos lojinhas de artesanato, de design, restaurantes com comidas típicas das diversas regiões da Espanha, estúdio de arte  plástica, espaços cênicos, enfim foi muito interessante conhecer este lugar.

Pueblo Barcelona

Quando perguntava onde poderia comer uma boa paella a resposta era sempre a mesma: vá à Barceloneta. Achamos um local ímpar, porque a vila de pescadores do século XVIII transformou-se na área mais agitada e animada de Barcelona, onde se misturam artistas, jovens e turistas que disputam espaço no calçadão à beira mar, na praia e nos inúmeros restaurantes de frutos do mar. A paella? gostosíssima, saboreada apreciando a bela vista da Marina.

Barceloneta

Tiramos um dia para percorrer a cidade e conhecer algumas obras de Gaudi.

Começamos pela Sagrada Família, a mais famosa construção de Barcelona. Impressionante obra começada em 1883, ainda não terminada, e alvo de muita polêmica. George Orwell dizia que era o mais horrendo edifício que ele tinha visto. Não julguei a beleza da obra  e sim a grandiosidade dela, para mim visita obrigatória para qualquer turista.

Fachada catedral Sagrada Familia BarcelonaArtistas em trabalho na Catedral Sagrada Familia Barcelona

Outra obra do polêmico Gaudi é a Casa Milà, conhecida como La Pedrera, construída por encomenda de  Pere Milà Camps que depois acusou Gaudi de levá-lo à ruína pelas suas extravagâncias durante a obra. Uma curiosidade: um dos primeiros estacionamentos subterrâneos  do mundo é o da Casa Milá. Tudo nos impressionou neste edifício, mas a fachada  e a cobertura, todas onduladas, são fantásticas.

Intrior La Pedrera Barcelona

Outro lugar em que ficamos o dia inteiro foi no Parque Güell. O rico Eusebi Güell, em 1895, chamou Gaudi para construir uma cidade jardim, estilo inglês. O projeto fracassou e em 1923 a prefeitura transformou o espaço em parque, hoje Patrimõnio da Humanidade. A Casa Museu Gaudi, onde ele viveu por 20 anos, fica nesse parque, além de expor a intimidade do arquiteto como seu quarto e objetos pessoais, exibe móveis desenhados por Gaudi  e muitos documentos.

Parque Guell I Barcelona

A parte mais antiga de Barcelona é o Barri Gòtic, o Bairro Gótico, um verdadeiro labirinto de ruelas com lojas, cafés, passagens e praças, como as famosa Plaça de Sant Jaume e Plaça de Catalunya, numa delas provamos as deliciosas tapas, pequenas porções do menu espanhol.

Saboreando Tapas Barcelona

 Neste bairro ficam o Palau de la Generalitat (o palácio do governador da Catalunha), a Catedral de Barcelona, o Parlamento da Catalunha, a Casa de la Ciutat (a prefeitura), o Palau Güell, construção de Gaudi, que fica na conhecida Las Ramblas, avenida que vai até o marsempre cheia de turistas que caminham pelo calçadão, entre árvores, camelôs, artistas de rua, barracas de flores, ciganas…  não foi o nosso lugar preferido do bairro Gótico, mas é inevitável passear por ela.

Impossível não conhecer o famoso Mercat de Sant JosepLa Boqueria, em Las Ramblas. No século XIX foi construído um pavilhão para tirar da calçada desta avenida as inúmeras barracas que se amontoavam por todo lado vendendo alimentos do Mediterrâneo. Hoje atração turística, que apesar de muito cheia, deve ser visitada por suas irresistíveis delícias … saímos de lá cheios de guloseimas!

Mercat La Boqueria BarcelonaMercado La Boqueria

A Espanha é conhecida por sua sesta e pelo horário do jantar, muito tarde para os padrões europeus, por isso Barcelona tem uma intensa vida noturna, onde todos sempre acharão um local para se divertir: teatros, boîtes, bares, cafés, clubes de jazz, sala de concerto, enfim sempre um lugar que combina com seu estilo de vida.

Palacio da Musica Catalana Barcelona

Amamos Barcelona pela História, animação, beleza, vida cultural, enfim por tudo! Voltaremos pela terceira vez? Quem sabe!

Vista da praça de Espanha  Barcelona

 

Quer conhecer Barcelona no melhor estilo? Conheça as agências de turismo e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.