Sem categoria

Lua de Mel por Bordeaux navegando pelos rios da França: romance, sofisticação e alta gastronomia

Por  |  0 Comentários


Charmosa e romântica, a região francesa de Bordeaux – cortada pelos rios Garonne e Dordogne -, junto com outros vilarejos, é conhecida mundialmente como a capital do vinho na França.

Esta parte do país é perfeita para uma imersão na cultura e na gastronomia francesa, experimentando a tradição da sua cozinha e de seus produtos mais autênticos. Uma das mais maneiras mais inspiradoras de conhecer o destino gastronômico mais sofisticado do planeta é navegando por seus rios. Uma jornada que proporciona comodidade, conforto e elegância, e que jamais é óbvia. Uma lua de mel com cenários desvendados de forma surpreendente, com a oportunidade de parar em cada porto e presenciar paisagens que estão entre as mais famosas da França. A jornada pode partir de Bordeaux, passando por Cadillac, Pauillac, Blaye, Bourg e Libourne.

Bordeaux

Além de toda tradição enogastronômica e de reunir as mais importantes vinícolas do país, Bordeaux também é conhecida por sua arquitetura – a cidade conta com mais de 350 edifícios classificados ou inseridos nos monumentos históricos da França, dos quais 3 edifícios religiosos listados no Património Mundial da Unesco. 

Na cidade também vale a pena conhecer o moderno e interativo Museu do Vinho de Bordeaux, parada obrigatória para os fãs de vinho. O espaço conta com atrações em 3D, difusão de aromas e imagens digitais, instaladas em um edifício de arquitetura futurista.

Cadillac

Em Cadillac, um dos destaques é o Castelo de Roquetaillade, uma obra-prima incrivelmente preservada da arquitetura militar da Idade Média. A construção medieval gira em torno de uma lenda: o imperador Carlos Magno teria erguido no mesmo local um forte de madeira sobre a rocha para o seu exército, que mais tarde foi substituído por um edifício esculpido na rocha. A região vinícola de Sauternes é outro highlight. Os vinhos produzidos aqui são de excelente qualidade devido ao terroir diferenciado, com solo e clima recebendo menor influência do Atlântico. Passeio obrigatório, a vinícola Château de Rayne Vigneau é uma das mais antigas de Sauternes, fundada em 1855, e promove sessões de desgustação dos vinhos produzidos com as uvas Sémillon, Sauvignon Blanc e Muscadelle.

Pauillac

Pauillac é uma vila localizada a poucos quilômetros de Cadillac, e a porta de entrada para a famosa região de Médoc. Por lá estão belas e famosas vinícolas, como a Château Latour, fundada no século 16 e que hoje pertence a Alexandre de Ségur, famoso vinicultor francês. E o passeio não está completo sem fazer visitinhas em outras celebradas vinícolas da região, como a Château Mouton Rothschild, a Château Lafite Rothschild, a Château Pichon Longueville, Gruaud Larose e a Léoville Poyferré, todas com ótimas opções de vinhos Grand Cru para degustar! A experiência se torna ainda mais romântica passeando de bike entre a paisagem sempre verde de Pauillac. 

Saint-Émilion

Localizado a apenas 40 quilômetros de Bordeaux, o vilarejo de Saint-Émilion é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial. A vila é erguida sobre colinas, dividida entre partes alta e baixa, repleta de ruas estreitas e calçadas feitas de pedra. Em volta do centro histórico cheio de casarões, igrejas de pedra e pequenos castelos, estão mais de 5 mil hectares de vinícolas que produzem 3,5 milhões de garrafas por ano. Por lá, o mais legal é fazer degustação de vinhos Grand Cru Classé em vinícolas reconhecidas pela História de séculos de produções da bebida na França, como a Château de Ferrand e a Château de Pressac, que compartilham três diferentes tipos de solos para a produção de vinho. Além das vinícolas, vale a pena conhecer o edifício histórico Château Vayres, um magnífico castelo em estilo renascentista construído no século 13 cercado por jardins medievais e árvores centenárias.Libourne

A cidade portuária de Libourne foi fundada em 1270 e tem um passado relacionado ao comércio de madeira, lã, sal e vinho, que deixou uma importante herança à região. A arquitetura é marcada por pequenas torres e pela praça Abel Suchamp, formada por inúmeras arcadas de pedra. Vale dar uma passada pelo mercado coberto de Libourne para conhecer e experimentar algumas especialidades produzidas por lá, e pelo Château de Montaigne, um castelo construído no século 19 em meio à vinícola da família MontaigneNa região, próximo a Fronsac, ainda estão as primeiras videiras plantadas na região há dois mil anos. 

Blaye e Bourg

Blaye começa com uma cidadela reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco, que serviu de fortaleza projetada pelo famoso engenheiro militar francês Sébastien Le Prestre de Vauban entre 1685 e 1689. Charmosa e repleta de paisagens verdes, o cenário pede passeios de bike a dois! Já Bourg reserva uma atmosfera renascentista e romântica graças à sua arquitetura que lembra muito as vilas italianas. Um dos atrativos para conhecer no vilarejo é o Museu das Carruagens, que abriga uma grande coleção de diversos tipos do veículo. E, claro, a viagem não estará completa sem conferir as vinícolas locais e provar os diferentes rótulos de vinhos produzidos.

Como explorar

A navegação de oito dias pelos dois rios que contornam Bordeaux é focada na Wine Experience e feita pelo AmaDolce, da companhia Amawaterways. Com capacidade para apenas 144 hóspedes, o barco propõe uma experiência da viagem totalmente voltada para o intimismo e a exclusividade, perfeita para casais em lua de mel ou em comemoração de datas marcantes. A bordo, os hóspedes contam com acomodações espaçosas e confortáveis, muitas delas com varandas particulares. Além do restaurante principal, com menu voltado para os sabores regionais, os hóspedes podem assistir ao chef preparando seus melhores pratos com exclusividade. Destaque também para o spa com tratamentos relaxantes é ideal para aproveitar após um dia de atividades, como os passeios que exploram a cultura dos vinhos nos vilarejos.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.