Suíça francesa, a região mais charmosa de todo o país

Por  |  0 Comentários


Lua de mel na Suíça francesa é um dos seus sonhos? Então aproveite esse roteiro completo (e exclusivo!) elaborado pela coluna Honeymooners!

Das regiões da Suíça, a francesa costuma ser descrita como a mais charmosa. A constatação faz sentido: não há nada mais prazeroso do que almoçar num bistrô às margens do grande Lago Genebra (também conhecido como Lago Léman) – em Lausanne, Genebra ou Montreux.

O primeiro atrativo, claro, é a deliciosa e sofisticada gastronomia francesa. Uma das especialidades são os peixes que se pescam ali mesmo. Em segundo lugar vem a paisagem arrebatadora dos Alpes, que se mostram ao mesmo tempo emoldurados pelo céu azul e refletidos nas águas do lago.

Mas cuidado: a experiência de almoçar por lá não fica completa se não estiver acompanhada do vinho tinto ou branco produzido na região. As colinas que se erguem na margem rural do lago são ocupadas por vinhedos, pequenas propriedades familiares repassadas de geração a geração.

GENEBRA

Um engenhoso sistema mecânico lança as águas do Lago Genebra a 140 metros de altura e cria a imagem mais inconfundível de Genebra: o Jet d’Eau (Fonte d’Água). As gotas se precipitam sobre diferentes pontos do lago, ao capricho do vento, tendo como pano de fundo as montanhas nevadas dos Alpes.

Esse belo cartão-postal acompanha tanto quem passeia – a pé ou de bicicleta– pelos jardins floridos à beira d’água, quanto quem se senta ao ar livre num dos cafés e restaurantes de estilo francês ao redor do lago.

Lua de mel na Suíça: Genebra - Foto


Genebra é uma das cidades mais cosmopolitas da Europa e línguas de todo o planeta são ouvidas em suas ruas


No lado histórico, as igrejas da cidade guardam reminiscências da Reforma Protestante. Nas compras, a Rue du Rhône abriga algumas das boutiques mais sofisticadas do país. Em sua Vieille-Ville, conhecida como Cidade Velha, Genebra conserva ruas e praças de pedra, fontes de água gelada que se pode beber e casarões erguidos 500 anos atrás. Uma boa forma de contemplar o passado é sentar-se nas mesas ao ar livre de um dos simpáticos bistrôs da Place du Bourg-de-Four.

Lua de mel na Suíça: Genebra - Foto Switzerland Tourism

Onde se hospedar? O Four Seasons Hotel Des Bergues mistura conforto e história. Inaugurado em 1834, foi o primeiro hotel de luxo de Genebra. Seu auditório foi aberto em 1920, especialmente para a primeira reunião da Liga das Nações (antecessora da ONU). O prédio, no estilo neoclássico da Belle Époque, fica à beira do lago.

MONTREUX

Em Montreux, próximo ao cassino da cidade, uma estátua em tamanho real de Freddie Mercury observa as águas serenas do Lago Genebra. É a imagem que ilustra a capa do clássico disco Made in Heaven. Esse é apenas um dos sinais de que o local vive e respira música.


A cidade é palco daquele que talvez seja o maior e mais eclético festival de música do mundo, o Montreux Jazz Festival


Todos os verões, entre junho e julho, gente do mundo todo se dirige à cidade para assistir tanto a grandes nomes quanto a promessas da música mundial. A alguns metros da estátua de Mercury, num dos parques floridos à beira d’água, surgem os bustos de B. B. King, Ray Charles e Ella Fitzgerald.

Entre as personalidades apaixonadas pela riviera de Montreux e que no passado escolheram esse ponto do Lago Genebra para viver, incluem-se Charlie Chaplin e o próprio vocalista do Queen.

A riviera de Montreux também abriga uma das construções mais antigas da Suíça. O Castelo de Chillon foi erguido no século XI, num rochedo à beira do lago, como uma típica fortaleza medieval: com direito à ponte levadiça, passagens secretas e calabouços. O castelo inspirou o poeta inglês Lord Byron a escrever O Prisioneiro de Chillon.

Lua de mel na Suíça: Castelo de Chillon - Foto iStock/ Bluejay Photo

Não deixe de conhecer: sempre lembrada nas listas de melhores spas do mundo, a Clinique La Prairie é também um dos maiores centros de medicina preventiva e bem-estar. O spa é referência quando o assunto é tratamento anti-aging. Em Montreux, conta com saunas, hammans e hidromassagem, além de terapias desenvolvidas exclusivamente para casais.

Lua de mel na Suíça: Clinique La Prairie - Foto Divulgação

VERBIER

Verbier é um vilarejo alpino típico, com chalés de madeira abrigados a 1.500 metros de altitude, no platô de uma montanha. Ao redor, o inverno forma pistas de ski e snowboard que totalizam 410 quilômetros de extensão – ideal para casais que curtem esportes de frio.

Há lugar tanto para principiantes quanto para profissionais. Os mais ousados podem se aventurar no heli-ski, modalidade em que o esquiador é levado de helicóptero até algum dos picos mais altos e de lá desliza montanha abaixo, por caminhos praticamente inexplorados.

Lua de mel na Suíça: Verbier - Foto Switzerland Tourism

O melhor ponto de observação da região de Verbier fica a 3.300 metros de altitude, no topo do Monte Fort. O acesso é por teleférico. Lá de cima, entre o céu permanentemente azul e a imensidão branca da neve, a vista é deslumbrante.

No verão, por outro lado, as montanhas de Verbier ficam verdes e floridas e ganham bucólicas trilhas para caminhadas e para o mountain bike. Durante duas semanas, na virada de julho para agosto, a cidade recebe o Verbier Festival, que congrega grandes artistas de música clássica.

Lua de mel na Suíça: Verbier - Foto Switzerland Tourism

Onde se hospedar? Com fácil acesso às pistas, o W Verbier fica na base da montanha da estação de Medran. Seu design combina os estilos alpino clássico e chique urbano, com 130 confortáveis quartos, suítes e residências, que contemplam espetaculares vistas para os picos nevados.

Sua estrutura inclui o excelente Away Spa, além de um completo fitness center e piscina. Dentre as opções gastronômicas, destaque para o restaurante Arola, que mescla harmoniosamente os sabores das cozinhas suíça e espanhola.

E aí, curtiu as dicas da ? Veja também ficas para uma lua de mel na Suíça alemã?


Créditos

1 e 8- iStock/ Bluejay Photo  |  2 e 6-  |  3, 7, 10 e 11- Switzerland Tourism  |  4 e 5, 9, 12 e 13- Divulgação

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.