Próxima parada: Mendoza, a capital dos vinhos argentinos

Por  |  0 Comentários


A coluna desta semana vai para os casais apaixonados por vinhos. Já pensaram em passar alguns dias em uma cidade da Argentina que tem nas vinícolas seus principais pontos turísticos?

Localizada aos pés da majestosa Cordilheira dos Andes, Mendoza é considerada a capital dos vinhos argentinos. E não é para menos: a cidade a oeste do país é responsável por nada menos do que 70% da produção nacional. A altitude moderada, a irrigação obtida pela água do degelo andino e os dias ensolarados e noites frias proporcionam o ambiente ideal para o cultivo das uvas, colaborando para que a Argentina ocupe a posição de quinto maior produtor vinícola do mundo.

Mas nem só de vinhos vive Mendoza. Fundada em 1561, a charmosa cidade tem uma arquitetura de traços aristocráticos europeus e um ritmo de vida cada vez mais cosmopolita, ao mesmo tempo em que preserva ares de cidade do interior. O centro do município é enfeitado por praças extremamente arborizadas, nas quais mendocinos e turistas aproveitam para saborear um café  (ou uma taça de vinho, é claro) enquanto o tempo passa vagarosamente.

Mendoza também é um ótimo ponto de partida para aqueles que buscam atividades ao ar livre. Não faltam opções para esportes de aventura: de golfe a rafting, passando por caminhadas, passeios de bicicleta, esqui, escaladas e cavalgadas. Estar em Mendoza dá a certeza de que as possibilidades são infinitas – e muitos românticas. Que tal dar uma olhadinha no roteiro montado pela ?

PASSEIOS

Plazas: o marco da cidade é a belíssima Plaza Independencia. O local abriga uma tradicional feira de artesanato e eventuais apresentações musicais. Distribuídas de forma simétrica nas quadras que a rodeiam estão as praças Italia, Chile, San Martín e España, cada qual com o seu charme.

Argentina - Plaza Independencia - Foto: El Portal de Mendoza/ Cámara de Turismo de Mendoza

Parque General San Martín: por mais de um século este tem sido um dos espaços verdes urbanos de maior destaque na Argentina. Ao longo de seus 400 hectares abriga clubes de golfe, hipismo e regatas, além do Estádio Malvinas Argentinas, construído para a Copa do Mundo de 1978, o Museu de Antropologia e Ciências Naturais, o Jardim Zoológico e outros pontos de interesse. O parque foi projetado pelo arquiteto e paisagista francês Carlos Thays, erradicado na Argentina desde que foi convidado a desenhar o Parque Sarmiento, em Córdoba, e se apaixonou pelo país.

Argentina - Parque San Martín - Foto: El Portal de Mendoza/ Cámara de Turismo de Mendoza

Maipú e Luján de Cuyo: localizadas nos entornos de Mendoza, estas duas cidades são responsáveis por 70% da produção dos vinhos argentinos. Além disso, abrigam algumas das mais exclusivas bodegas boutiques e grandes vinícolas da região, que podem ser visitadas em passeios de meio dia ou de um dia inteiro.

Argentina - Maipú - Foto:

Alta Montaña: o percurso conhecido como Excursión de Alta Montaña é um ótimo passeio de um dia inteiro. Partindo de Mendoza, segue-se pela Ruta Nacional 7, em direção à fronteira chilena. Alguns dos pontos interessantes da rota são:

♥ Vilarejo de Potrerillos, encravado em uma paisagem que mescla montanhas, vales e rios

♥ Povoado de Uspallata, que orgulha-se de ter servido de set de filmagens do filme Sete Anos no Tibet (1997), quando a produção não conseguiu autorização do governo chinês para filmar no país;

♥ Cemitério dos Andinistas, onde estão sepultados alguns dos montanhistas que morreram na tentativa de alcançar o cume do Aconcágua, desde o início do século 20;

♥ Puente del Inca, onde há uma interessante formação natural em arco sobre o Rio Mendoza que, dizem, foi utilizada como ponte pelos incas

♥ Parque Provincial Aconcágua, que abriga o maior pico da América do Sul e atrai montanhistas e visitantes de todo o mundo

♥ Cristo Redentor, uma estátua que marca a divisa entre Argentina e Chile, no alto de uma montanha de 4 mil metros, de onde a vista é de tirar o fôlego

Argentina - Parque Provincial Aconcágua - Foto: VINÍCOLAS

Bodega Catena Zapata: a adega que historicamente pertence à família Catena já passou por quatro gerações. Pioneiros no estudo dos microclimas de Mendoza, os Catena trabalham há quase três décadas para elevar os seus vinhos ao mais alto nível de qualidade.

Argentina - Bodega Catena Zapata - Foto:

Mendel: a vinícola boutique de Mendel tem encantado os visitantes com sua excelente produção de vinhos artesanais. Nos vinhedos de mais de 80 anos, se destacam as variações de malbec e cabernet sauvignon.

Familia Zuccardi: a combinação da tradição com técnicas modernas é o destaque desta vinícola. Nas degustações, almoços ou jantares gastronômicos a estrela é o vinho preparado em solo mendocino desde 1963. O charmoso restaurante da vinícola é panorâmico e oferece uma bela vista para o vale.

​HOTÉIS​

Cavas Wine Lodge: situado em meio aos 55 hectares de vinhedos da região de Luján de Cuyo, o local possui apenas 14 quartos e 3 novas villas decoradas em estilo colonial. Isso propicia aos visitantes um ambiente romântico com ares de exclusividade e de extremo conforto, além de uma experiência gastronômica pra lá de especial. Uma maneira bacana de conhecer Mendoza é pedalando e o roteiro de bike oferecido pelo Cavas cai como uma luva, incluindo até mesmo degustações nas principais adegas do caminho.

Casa de Uco Vineyards & Wine Resort: em Mendoza, o Vale do Uco é conhecido por ser o lar da melhor uva Malbec do mundo. Entre paisagens de tirar o fôlego e belezas naturais típicas da região, este resort ocupa 320 hectares ladeados pela Cordilheira dos Andes, extensos vinhedos e um lago que completa o visual típico de filme.

Conhecido como “resort de vinho”, tudo no Casa de Uco gira em torno de experiências enogastronômicas, sem deixar de lado o clima de privacidade e máxima comodidade nos seus sete apartamentos e nove suítes. Para fechar com chave de ouro, a gastronomia se baseia em três itens fundamentais: produtos locais, de estação e orgânicos. O resultado é um cardápio internacional, mas genuinamente inspirado na cozinha argentina.

The Vines Resort & Spa: envolto pela cordilheira dos Andes, um belo lago e um campo límpido, esse hotel funciona como um refúgio cômodo e cheio de requinte em cada uma de suas 22 espaçosas villas. Mas se hospedar no The Vines não significa apenas descansar, mas também entrar em contato com a própria cultura argentina.

Seja no restaurante Siete Fuegos, que apresenta culinária regional, ou nas atividades organizadas pelo resort, como a degustação de vinhos Malbec, o hóspede não terá dúvidas da experiência genuína de que está desfrutando. No spa, entrará em contato com as fragrâncias exclusivas de cada tratamento, especialmente formuladas para combinar com os elementos fogo, água, ar, terra e luz.

RESTAURANTES

Grill Q: o mais novo restaurante do Hotel Park Hyatt serve o tradicional churrasco argentino e outras especialidades nacionais no almoço e jantar.

1884 Francis Mallmann: o aclamado chef argentino Francis Mallman prepara pratos tradicionais com toques inovadores na cozinha do célebre restaurante. O ambiente é elegante, situado na Bodega Escorihuela Gascón, construída em 1884 – daí o nome ao restaurante.

Nadia O.F.: um dos novos favoritos da região, o restaurante dos mesmos donos da Vinícola O. Fournier serve um excelente menu degustação de seis pratos. Localizado em uma antiga típica casa cuyana totalmente renovada, ainda conta com um ambiente ao ar livre muito convidativo.

E aí, já estão de malas prontas para um roteiro romântico na Argentina? A coluna Honeymooners está recheada de outras dicas imperdíveis!


Créditos

1, 4, 5 e 6-  |  2 e 3- El Portal de Mendoza/ Cámara de Turismo de Mendoza  |  7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14- Divulgação

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.