Lua de mel: os encantos do verão em Zurique, na Suíça

Por  |  0 Comentários


Suíça, um país encravado bem no centro da Europa conhecido pelas suas paisagens surpreendentes, que vão dos gigantes Alpes cobertos de neve, vales profundos, lagos de água pura a vilarejos com chalés típicos… Muito se fala do destino pelas paisagens no inverno, mas conhecer o seu charme durante o verão pode ser uma experiência inesquecível para os casais em lua de mel.

Ainda mais linda nessa época do ano, Zurique é daqueles locais que vale a pena explorar – a maior cidade da Suíça está situada às margens do lago de mesmo nome e também é cortada pelo Rio Limmat, e com as temperaturas mais altas e o sol dando as caras com mais frequência, proporciona uma deliciosa combinação para quem estiver pelo país: não é difícil encontrar pessoas passeando às margens do lago, passando horas nas praças animadas, em restaurantes com jardins e terraços ou em áreas para nadar. Passeios, programas, espaços de arte e gastronomia – separamos algumas dicas para você aproveitar a cidade a dois em uma das melhores épocas do ano na Europa.

O que fazer

Passear a pé

O centro de Zurique, à primeira vista, poderia ser confundido com o de qualquer outra cidade da Europa. Suas ruas são estreitas e cobertas de pedra, um convite a passeios a pé para admirar a sua arquitetura formada pelo contraste de edifícios altos e baixos, além de igrejas construídas durante a Idade Média – como a Igreja de St. Peter, que exibe o maior relógio do continente, com quase nove metros de diâmetro -, com certeza uma das silhuetas mais marcantes do país. Além da catedral, outras igrejas merecem a visita, como a Fraumünster, decorada com vitrais de Chagall, e a Grossmünster, em estilo românico. Uma curiosidade é que todas elas tocam os sinos ao mesmo tempo, às 19h, durante os sábados, uma trilha sonora mais do que interessante.

Curtir os programas ao ar livre

Também indispensável durante o verão é aproveitar as sessões de cinema ao ar livre, programa que já se tornou tradição em Zurique. Os filmes são exibidos em grandes telas em diversas praças ou às margens do lago, do rio ou em outras locais. As sessões apresentam desde blockbusters de Hollywood e clássicos em preto e branco a filmes independentes do mundo inteiro. Dentre as opções estão o Allianz Cinema no Lago de Zurique, que acontece entre julho e agosto, e o Open-Air Movie Theater Baden, que ocorre em junho e que, por estar localizado próximo à estação de trem Baden, proporciona vistas espetaculares da cidade. Além de cinema, os casais ecléticos e que curtem programas mais agitados também não se decepcionam quando o assunto é festival de música. O Zürich Openair acontece em agosto e se destaca como o maior e melhor evento ao ar livre de Zurique. Ao som de gêneros como música eletrônica e indie, os visitantes podem aproveitar ainda a variedade de comidinhas e o fácil acesso ao centro de compras da cidade.

Aproveitar os espaços artísticos

Zurique possui tantos espaços dedicados à arte que fica praticamente impossível escolher poucos deles. Mesmo assim, alguns nomes merecem ser citados e estão entre os destaques. O Kunsthaus Zürich, ou Museu de Belas Artes de Zurique, é visita obrigatória se a ideia é apreciar obras de nomes como Monet, Matisse e Van Gogh. Mas, se o interesse do casal for maior por design e arquitetura, o Pavillon Le Corbusier inicia a sua temporada de visitação em maio e é totalmente dedicado ao arquiteto suíço naturalizado francês Le Corbusier, uma das principais inspirações para o famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Não menos interessante, o Museum für Gestaltung Zürich é outra opção, e totalmente voltado para a área de design industrial. Já o Museum Rietberg é inteiramente dedicado a obras da Ásia Oriental e África, incluindo algumas das primeiras esculturas budistas da China, datadas dos séculos 6 e 7. Por fim, o Museum of Digital Art é ótima opção para quem ama tecnologia e exposições interativas, uma vez que o espaço é voltado para tudo que envolve o universo digital.

Stand up paddle e muito mais

Olha eles aí de novo: o Lago de Zurique e o Rio Limmat são perfeitos para praticar esportes e proporcionam grande variedade de opções durante o verão, das mais tranquilas às radicais. Enquanto o rio é ótimo para nadar ou flutuar em um bote de borracha, o lago é o melhor lugar para descansar em um colchão inflável. Além disso, nos últimos anos, o stand-up paddle ganhou força por lá. Se a pedida do casal é velocidade e aventura, pode experimentar o wakeboard, o wakesurf ou até mesmo o esqui aquático. E ainda dá para navegar e contemplar a vista em um veleiro, canoa ou caiaque.

Onde comer

Kaiser’s Reblaube

Nem só de chocolate vive a Suíça. Instalado em uma casa que data de 1260, na área conhecida como “cidade antiga” e em frente à igreja St. Peter, o restaurante Kaiser’s Reblaube é dono de um menu inspirado nos sabores da tradicional gastronomia suíça, com toques contemporâneos. No local, ainda há uma seleção com os melhores vinhos suíços.

Heugümper

Ainda que o ambiente do Heugümper seja mais clássico, sua culinária inventiva proporciona pratos preparados a partir de receitas contemporâneas. O restaurante privilegia a combinação entre as cozinhas asiática e mediterrânea, além de contar com uma carta de vinhos com títulos conceituados.

Onde ficar

Baur Au Lac

O Baur Au Lac conta com localização privilegiada – está próximo a algumas das principais atrações turísticas e culturais de Zurique e da famosa rua de compras Bahnhofstrasse. Além disso, o hotel está instalado em um lindo parque paisagístico particular. Ele conta com algumas suítes com objetos inspirados na Art Déco e mobiliário de época francês. Outro atrativo é a vista: estão voltadas para o Lago de Zurique e os Alpes. Já na gastronomia, o destaque é o restaurante de culinária francesa Pavillon, estrelado no Guia Michelin.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.