Lua de mel no Atacama: uma viagem pelo o que há de mais bonito no Chile

Por  |  0 Comentários


Milhares de anos de transformações geológicas se misturam ao azul intenso de um céu deslumbrante. Assim é o Atacama, o deserto mais árido do planeta, cuja imensidão está aninhada entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, entre paisagens exóticas e arrebatadoras. Para proporcionar aos visitantes experiências únicas, os hotéis organizam diversos tipos de explorações que podem ser feitas a pé, a cavalo ou de bicicleta.

A geografia do Atacama se anuncia de forma dramática através de vulcões, lagoas altiplânicas, gêiseres e desertos de sal, em um espetáculo de cores e luzes que expressam toda força de uma natureza única e impactante.

Abolindo a ideia de que desertos são porções de terra esquecidas e sem vida, belíssimos oásis surgem às margens dos rios que cortam a aridez da terra, servindo de lar para a rica fauna e flora e para milenares tradições e cultura atacamenhas.

A cidade de San Pedro de Atacama surgiu e se desenvolveu em um oásis no meio do deserto, tornando-se um dos principais destinos turísticos do norte do Chile. Charmosa e pitoresca apresenta remanescentes da rica cultura pré-colombiana. Por lá, não pode ficar de fora do roteiro uma visita ao Vale da Lua. Este paraíso natural está localizado na região da Cordilheira do Sal e impressiona pela semelhança com a superfície lunar. Sua beleza rara e riqueza de fauna e flora tornam o passeio imperdível. O Vale da Morte também merece ser encaixado na lista de passeios. Também pertencente à Cordilheira do Sal, este vale montanhoso e arenoso possui dunas e desfiladeiros que impressionam pela beleza de suas cores e formas. É conhecido por este nome porque era para lá que os antigos habitantes gravemente doentes eram levados para esperar pela morte.

Mas há quem diga que a verdadeira surpresa na viagem são os GeyseresdelTatio, localizados na Cordilheira dos Andes. A atração é considerada o campo geotérmico mais alto do mundo, a 4.200 metros acima do nível do mar. Tem sua origem do encontro do magma da terra e das águas do degelo da cordilheira que se infiltra na crosta terrestre. Desse contato, sobem violentas rajadas de vapor e água que chegam a 85ºC. O vapor emerge da terra com tamanha força que chega a alcançar 50 metros de altura. O colorido do solo e o céu azul metálico ressaltam entre as colunas de vapor em um espetáculo maravilhoso. Em suas imediações há porções de termas onde é possível se banhar e aproveitar as paisagens ao redor.

 As Lagunas Altiplanicas também devem ser parada obrigatória aos casais dispostos a conhecer o que há de mais bonito no Atacama. Essas lagunas são concentrações de água que emergem do meio do deserto, contrastando com a aridez do local e formando paisagens inigualáveis. Miscati e Miñique são duas lagunas localizadas a mais de 4 mil metros acima do nível do mar. Ambas são alimentadas por fontes de água que vêm da superfície da terra e que atraem um grande número de animais. Os picos nevados que as rodeiam são refletidos em suas águas azuis, compondo um cenário espetacular. Outra Laguna Altiplanica de imensa beleza é a Laguna Verde. À 4.325 metros acima do nível do mar, suas águas esmeraldas estão cercadas por picos andinos.

Onde ficar

Awasi Atacama

A palavra awasi significa lar e é exatamente essa proposta que o hotel oferece ao hóspede. Em meio aos cenários belíssimos de San Pedro de Atacama e com estilo inspirado nas ruínas incas, o Awasi Atacama privilegia o conforto e a sensação de aconchego nas suas acomodações. O design do hotel é projetado com materiais naturais, evidenciando o charme chileno em cada detalhe. Na gastronomia, o chef Juan Pablo Mardones investe nos sabores locais para a produção dos pratos, usando produtos regionais e dando toques contemporâneos às receitas. Os hóspedes ainda aproveitam a lista de passeios proporcionada pelo hotel com o acompanhamento de guias especialistas.

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.