Lua de Mel na Turquia

Por  |  0 Comentários


Bodrum e Istambul para curtir a dois

A Lua de Mel na Turquia certamente é uma escolha de sucesso. Com paisagens que mesclam heranças dos Impérios Bizantino, Otomano e Romano, a Turquia é daqueles destinos que surpreendem, principalmente para quem ama cultura e história.

Dignos de filmagens cinematográficas, seus cenários inspiram, principalmente quando falamos de Bodrum e Istambul. Dois lugares que têm de tudo  – e mais um pouco – para proporcionar uma viagem perfeita de honeymoon.

Na cosmopolita Istambul, o que rouba a cena são as riquezas históricas espalhadas por cada canto da cidade. Enquanto Bodrum, a Riviera Turca, esbanja o charme típico de cidadezinhas portuárias. E ainda chama atenção com uma vida noturna bastante vibrante.

Para uma experiência fora do lugar comum, onde se cruzam o Ocidente e o Oriente, a Lua de Mel na Turquia não decepciona os casais em busca de vivências para lá de especiais!

Bodrum

Os ares sofisticados da Riviera Turca fazem de Bodrum um dos balneários mais exclusivos da Turquia. Com atmosfera chique, transita entre vila portuária e litoral sul do país, situado às margens do Mar Egeu. Em Bodrum, o visual fica por conta do oceano e das montanhas que o emolduram como pano de fundo, proporcionando vistas romântica.

Não à toa, a cidade é considerada um dos destinos de verão mais atraentes da Europa. Vibrante e badalada, tem vida noturna superagitada e ares joviais. As paisagens são marcadas pelas águas turquesas do oceano e casinhas caiadas brancas que lembram os charmosos e famosos cenários gregos.

No quesito heranças históricas, a cidade também não fica a desejar. Relíquias como o Castelo de Bodrum, erguido em 1402 e responsável por abrigar o Museu de Arqueologia Submarina, onde diversas peças de escavações turcas estão expostas, são atrações que merecem visita. O local é conhecido por receber diversos festivais de cultura que acontecem durante o ano.

No roteiro de Lua de Mel na Turquia, vale encaixar passeios em lugares como a Marina de Bodrum, o Mausoléu de Halicarnasso, uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo, o Portão de Myndos, cenário de batalhas épicas protagonizadas por Alexandre o Grande, e o Bodrum Anphitheatre, museu a céu aberto que, do seu ponto mais alto, ostenta vistas lindas.

As atividades no mar, como windsurf, mergulho e stand up paddle, também são um convite e tanto para aproveitar o destino. A começar pela experiência obrigatória: o passeio de guleta, pequenos e tradicionais barcos de madeira produzidos à mão por artesãos locais e muito utilizados pelos pescadores da região.

Um percurso romântico de guleta entre as ilhas da Turquia e Grécia permitem que os recém-casados apreciem o encontro das águas do Egeu e do Mediterrâneo. Acessando enseadas e baías mais isolados.

Istambul

Mesmo não sendo mais a capital, Istambul mantém o título de uma das cidades turcas mais importantes. Antiga Constantinopla, o destino é o único no mundo inteiro que faz parte, ao mesmo tempo, de dois continentes.

Dividida entre a Europa e a Ásia, Istambul também ocupa os dois lados do Estreito de Bósforo que divide o Mar Negro e o Mar de Marmara. Com geografia privilegiada, o destino serviu séculos atrás como um canal comercial e Rota da Seda.

Heranças europeias e persas estão evidentes na cultura de Istambul. Principalmente nos tesouros arquitetônicos dos principais cartões-postais da cidade, construídos durante os Impérios Romano, Bizantino e Otomano. A Ayasofia, por exemplo, datada do século 6, foi considerada a maior igreja cristã do mundo até 1453. Convertida em mesquita, a atração é uma das mais impressionantes de todo o país.

Por falar em construção religiosa, não pode ficar de fora uma visita à Mesquita Azul. Conhecida por esse nome graças ao seu interior de azulejos Iznik, peças de mosaicos fabricadas nessa cor. Também o majestoso Palácio Topkapi, que serviu de residência aos antigos sultões durante quase quatro séculos, e hoje é um museu a céu aberto e parada obrigatória para os visitantes.

A lista ampla de lugares para conhecer inclui o Museu de Arte Turca e Islâmica, dono de um acervo de mais de quarenta mil artefatos. Assim como o Palácio Dolmabahçe, principal centro administrativo do antigo Império Otomano.

Para conhecer um lado mais boêmio, a dica é aproveitar um passeio pelo bairro Kadıköy. Lado asiático da Turquia, é descolado e cheio de personalidade. Tem vibe eclética, com diversos restaurantes e cafés. A vida noturna é superintensa e tem uma cena de street art muito bacana. Sem falar do mercado gastronômico repleto de aromas e sabores que valem a pena experimentar.

Para estreitar ainda mais o clima de romance, há ainda a possibilidade de observar as belezas da cidade sob uma perspectiva ainda mais surpreendente. Uma navegação pelo Canal de Bósforo permite que as paisagens sejam contempladas a partir de novos ângulos.

Onde ficar
Raffles, Istanbul

Com localização privilegiada e emoldurado pelo visual do Canal de Bósforo, o Raffles Istanbul tem acomodações contemporâneas. Projetadas com janelas que vão do chão ao teto, algumas ainda contam com varandas particulares. Ambas permitem ao hóspede um visual ininterrupto das paisagens de Istambul.

Na gastronomia, restaurantes, bares e lounges ficam à disposição do hóspede para experiências culinárias que revelam a autenticidade dos sabores locais. Para relaxar, terapias de bem-estar inspirado em tradições locais são proporcionados pelo spa. Assim como hammam, piscina oudoor com vistas sobre a cidade, estúdios de pilates, ioga e tratamentos de estética.

Mandarin Oriental, Bodrum

À beira do Mar Egeu, o Mandarim Oriental, Bodrum une conforto, sofisticação, estilo e serenidade. As amplas acomodações se destacam com o panorama idílico das praias ou das vistas para o jardim. Além de decoração contemporânea, há ainda varandas particulares que permitem um view ainda mais completo das paisagens ao redor. Na gastronomia, uma seleção de restaurantes com experiências culinárias diferentes. Destaque para o Assagio, de comida italiana, e o Bodrum Balıkçısı, de frutos do mar. Para relaxar, o The Spa at Mandarin Oriental, Bodrum, projetado com vista para o oceano, dedica-se a tratamentos relaxantes e terapias de cura. A lista de atrativos ainda se complementa com praia particular, hammam, fitness center, piscinas outdoor e indoor, pilates e yoga.



avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.