Lua de Mel na Turquia: o que há de mais bonito em Istambul e na Capadócia

Por  |  0 Comentários


Repleta de encantos e dona de uma cultura histórica que, combinada a paisagens surpreendentes, garantem uma atmosfera romântica ideal para uma viagem longe do óbvio. Em um encontro cheio de contrastes, a Turquia, que reabriu suas fronteiras recentemente, mistura os ares modernos do Ocidente com as tradições do Oriente, revelando tesouros e cartões-postais emblemáticos que estampam alguns dos cenários mais fascinantes do mundo. A começar por Istambul, de ares cosmopolitas e uma autenticidade cultural que a faz tão importante quanto a capital do país. Encaixá-la no mesmo roteiro com a misteriosa Capadócia, que rouba a cena com as suas belezas naturais e ainda impressiona pelo visual ímpar, é garantia de momentos para lá de memoráveis e de uma lua de mel perfeita para quem busca destinos que inspiram.

Istambul

Istambul já não é mais a capital da Turquia, mas ainda assim se mantém como uma das cidades mais icônicas do destino. A antiga Constantinopla é a única cidade do mundo dividida entre os continentes europeu e asiático, o que permite que seus traços culturais sejam marcados tanto por influências persas quanto por inspirações vindas da Europa. Essas heranças ficam ainda mais evidentes na arquitetura, que ostenta imponentes monumentos e uma coleção de construções históricas dos períodos Romano, Bizantino e Otomano. Para inspirar ainda mais romance aos casais em busca de momentos a dois, um passeio de barco pelo Canal de Bósforo permite uma perspectiva diferente do visual de Istambul, garantindo vistas incríveis a partir de novos ângulos e proporcionando, ao mesmo tempo, uma atmosfera repleta de charme. Outro ponto para se apreciar um panorama deslumbrante do horizonte da cidade é o topo da Torre de Gálata, que dá vista às principais atrações de Istambul e ainda proporciona um pôr do sol apaixonante. 

Em terra, o cenário não fica nada a desejar. No lado asiático da cidade, o bairro Kadıköy esbanja personalidade, ares cosmopolistas, boemia e uma cena cultural intensa marcada por lojas, bares, cafés e um mercado gastronômico cheio de sabores e aromas – ótima opção aos que procuram conhecer a autêntica culinária local. Já na parte mais histórica de Istambul, visitas à Sultan Ahmet Camii, também chamada de Mesquita Azul, à Ayasofya, considerada a maior igreja cristã até o século 15, e à Basílica de Santa Sophia, são paradas obrigatórias para os casais que desejam conhecer um pouco mais das atrações religiosas que se destacam no país. Os palácios também merecem ser encaixados na lista de lugares imperdíveis. Um dos mais visitados, o Palácio Topkapi, serviu de residência aos sultões por quatro séculos, e hoje foi transformado em um museu a céu aberto em que os viajantes podem explorar de pertinho as riquezas arquitetônicas da época. Também não podem ficar de fora do roteiro o Palácio Dolmabahçe e o Museu de Arte Turca e Islâmica, esse último com um acervo de mais de quarenta mil artefatos que vão de manuscritos a tapetes e cerâmicas.

Capadócia

Na Capadócia, cidade localizada a cerca de 700 quilômetros de Istambul, o que mais chama atenção são os cenários montanhosos, esculpidos naturalmente por erupções vulcânicas e pela ação dos ventos a milhões de anos. Essas grandiosas formações rochosas, também conhecidas como “Chaminés de Fadas”, podem ser contempladas de um jeito totalmente especial: um passeio de balão permite lá do alto um view completo das formações geológicas da região, proporcionando uma das experiências mais singulares e emocionantes para guardar nas lembranças de volta. Os voos de balão costumam acontecer em dias mais claros e com menos ventos, normalmente entre os meses de abril e outubro, embora no inverno eles também sejam bem comuns colorindo o céu. 

No ponto mais alto da Capadócia está instalada a cidade de Uçhisar, projetada nas rochas. Por lá, um dos principais highlights é a subida pelos túneis até a sua fortaleza mais alta, que do seu cume oferece uma das vistas mais incríveis de toda a região. Outro lugar na Capadócia que vale super a pena conhecer é a cidade subterrânea de Kaymakli, escondida sob uma colina escavada em pedras vulcânicas até 8 andares abaixo do solo e que servia, antigamente, como abrigo para os cristãos em fuga. Na lista de passeios, também merece visita o Vale de Göreme, conhecido hoje por sua tradição na produção de tapetes orientais e considerado na Idade Média um importante centro cristão que ainda mantém de pé mais de 300 igrejas esculpidas em pedra – há, no interior da estrutura, afrescos dos séculos 11 e 12 decorando as paredes de rocha.  Karanlik Kilise, Elmali Kilise e Tokali Kilise são algumas delas.

Onde ficar

Four Seasons Hotel Istanbul at the Bosphorus

Às margens do Bósforo, o Four Seasons está instalado em um palácio otomano do século 19, que mistura a arquitetura tradicional de Istambul com toques contemporâneos. Nas elegantes acomodações, vistas do mar, varandas privativas e o charme típico da Turquia refletido em cada detalhe da decoração. A gastronomia do hotel é marcada pelos restaurantes Aqua, de culinária mediterrânea, The Club, dedicado a pratos à base de peixes, Anason 34 e Ocakbasi, de sabores locais, além do The Club – excelente opção para relaxar e apreciar bons drinques.  Na lista de atrativos, o hotel ainda conta com piscinas indoor e outdoor, tratamentos de bem-estar proporcionados pelo spa, hammam e terapias de beleza.

Museum Hotel

O hotel boutique Museum Hotel é o único Relais & Chateaux da Turquia, e foi projetado a partir de uma combinação das tradições locais com inspirações históricas. Suas acomodações dividem-se em apenas 30 suítes, evidenciando a sensação de privacidade do hóspede e com um design que remete às ruínas ancestrais da cidade – as paredes são de rocha e a mobília superclássica para combinar ainda mais com a atmosfera elegante que reflete muito sobre a história do destino. Na gastronomia, destaque para o sofisticado restaurante Lil’a, dedicado ao melhor da culinária turca e sugestões criativas preparadas pelo chef Saygin Sesli.  

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.