Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Lua de mel na Itália: apaixone-se pela Toscana

Por  |  0 Comentários


Seja passeando pelas muralhas medievais de Lucca, degustando uma taça de vinho à sombra da Torre de Pisa ou admirando a riquíssima arquitetura florentina, percorrer a Toscana é conhecer uma região voluptuosa cujo espírito é tão fértil quanto seu solo. Ideal para quem vai passar a lua de mel na Itália, né?

É no coração da Itália que está a Toscana, uma das maiores e mais queridas regiões do país. Para quem procura natureza, cultura e ótima gastronomia, tudo combinado em uma única viagem, fica difícil pensar em outro lugar que responda tão bem às expectativas. Se estiver montando o roteiro de sua lua de mel, essas dicas da são imperdíveis! Vale ler, reler e se encantar com cada pedacinho desse destino.

Lua de mel na Itália - Torre de Pisa - Foto:

A HISTÓRIA POR TRÁS DA REGIÃO

Desde os etruscos, passando pelos romanos e chegando à era dourada da Renascença, a Toscana é reconhecida como um dos maiores repositórios de arte do mundo. Até mesmo a genialidade de Michelangelo, Leonardo Da Vinci e Galileu Galilei encontrou raízes nas verdes montanhas da região.

O comércio da Toscana, por sua vez, floresceu no entorno de igrejas e tavernas, desenvolvido pelos peregrinos da Via Francigena que precisavam de alimentação e abrigo em suas viagens da França a Roma, capital da Itália.

O conflito entre o Papado e o Sagrado Império Romano durante os séculos XII e XIII fortaleceu as comunas medievais de Florença, Siena, Arezzo, Pisa e Lucca. De todas elas, Florença sempre teve maior destaque. Controlada pela lendária família Médici, a cidade atingiu sua glória com o Renascimento Italiano.

Lua de mel na Itália - Toscana - Foto:

MARCAS REGISTRADAS DA TOSCANA

  • Mármore carrara, a partir do qual se construiu o Panteão de Roma
  • Vinhos! O Chianti, conhecido como Bordeaux italiano, é o mais famoso
  • Queijo pecorino, feito com leite de ovelha
  • Trufas brancas, um tipo de cogumelo que se desenvolve debaixo da terra
  • Carne bovina de alta qualidade

Lua de mel na Itália - Arezzo - Foto:

FLORENÇA – CAPITAL E BERÇO DE GRANDES NOMES DA MODA

Capital da Toscana e sua maior cidade, Florença é considerada um museu a céu aberto. Suas ruas históricas – adornadas com a Fonte de Netuno de Ammanati e o Campanário de Giotto – são banhadas pelo Rio Arno e consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Além de servir de berço aos gigantes do Renascimento, Florença continua a revelar talentos como os estilistas Gucci, Salvatore Ferragamo e Roberto Cavalli, além do cineasta Roberto Benigni. A capital é uma das cinquenta mais importantes para o mercado da moda mundial e uma das mais ricas cidades italianas.

É impossível caminhar pelas ruas florentinas sem ficar extasiado pela força do espírito humano. A beleza de Florença permanece suspensa em uma época explosiva de criatividade que transformou o mundo por meio da arte, ciência e arquitetura.

Lua de mel na Itália - Arquitetura medieval - Foto:

Hotel Villa Cora: a propriedade foi inaugurada no século XIX, quando Florença era a capital do Reino da Itália. Localizado perto do Giardino di Boboli, região reconhecida por sua beleza natural, o hotel divide 46 quartos e suítes ao longo de três edifícios. Suas instalações são um elogio ao passado, com o estilo clássico dando o tom na decoração. Piscina, spa, dois restaurantes comandados pelo chef Alessandro Liberatore, além de um serviço de shuttle gratuito para a cidade, completam a experiência.

Lua de mel na Itália - Hotel Villa Cora - Foto: DivulgaçãoLua de mel na Itália - Hotel Villa Cora - Foto: Divulgação

Four Seasons Hotel Firenze: na Florença que respira arte, a rede escolheu um tesouro arquitetônico para se instalar: o Palazzo della Gherardesca, construção do século XV que foi detalhadamente projetada para garantir luz natural ao prédio durante todo o dia. O Four Seasons é uma ótima opção para quem quer estar a uma caminhada de onde tudo acontece. Destaque para a Royal Suite, que revisita a rotina dos mecenas renascentistas em um décor com arte por todos os lados. O restaurante Il Palagio é uma das melhores opções na cidade para se provar a gastronomia regional italiana com um toque contemporâneo.

Lua de mel na Itália - Four Seasons Firenze - Foto: Divulgação Lua de mel na Itália - Four Seasons Firenze - Foto: Divulgação

Enoteca Pinchiorri: classificado com três estrelas no Guia Michelin e conhecido por possuir uma das melhores adegas do mundo, o restaurante oferece pratos deliciosos para acompanhar todos os vinhos. É difícil definir se a cozinha acompanha os vinhos ou se os vinhos acompanham a cozinha. O ambiente é elegante e há um jardim muito charmoso para jantares no verão.

MONTALCINO – UM BUCÓLICO VILAREJO

Localizado no alto de uma colina, Montalcino é ideal para um passeio de meio dia. Rodeado pelos vinhedos produtores do Brunello, um dos melhores vinhos tintos da Itália, o bucólico vilarejo oferece uma enoteca localizada na Fortezza – fortaleza do século XIV.

As ruas de Montalcino parecem ter parado no tempo e proporcionam agradáveis passeios a seus visitantes. No caminho entre a fortaleza e a cidade, há o Mosteiro de Santo Agostinho e sua igreja, também do século XIV. Na Piazza del Popolo, a torre do Palazzo Comunale domina a paisagem.

A três quilômetros do vilarejo fica a Biondi Santi, lendária vinícola local estabelecida há mais de 100 anos e onde foi criado e até hoje é produzido o legítimo Brunello di Montalcino.

Lua de mel na Itália - Montalcino - Foto:

Castello Banfi Il Borgo: em meio a belos vinhedos, construído em 1438 na confluência dos rios Orcia e Ombrone, o hotel possui apenas cinco suítes e nove quartos decorados com móveis típicos da região, desenhados pelo designer Federico Forquet. Com direito a museu e uma enoteca, o Castello proporciona aos visitantes uma verdadeira experiência sensorial pelas tradições toscanas. Seus dois restaurantes têm propostas diferentes e complementares: o La Taverna se vale da autenticidade da culinária do país para apresentar um cardápio criativo, enquanto o refinado Sala dei Grappoli busca interpretações modernas para clássicos italianos. Vale nota: as aulas de culinária do hotel são imperdíveis!

Lua de mel na Itália - Castelo Banfi - Foto: Divulgação Lua de mel na Itália - Castelo Banfi - Foto: Divulgação

Rosewood Castiglion del Bosco: localizado em  Val d’Orcia, uma região de Montalcino, o hotel se perde em meio a colinas. Muito tradicional, ele conta com uma das maiores vinícolas da Toscana, além de muita história! Sua propriedade abriga ruínas de igrejas com mais de dois mil anos e suas 23 suítes e dez vilas estão instaladas em prédios restaurados dos séculos XVII e XVIII. Não deixe de conhecer os restaurantes Ristorante Campo del Drago e The Pool Bar, cujo foco é a utilização de produtos orgânicos. Uma ode ao bem-estar!

Lua de mel na Itália - Rosewood Castriglion Del Bosco - Foto: DivulgaçãoLua de mel na Itália - Rosewood Castriglion Del Bosco - Foto: Divulgação

♥ Le Potazzine: a notabilidade desse restaurante se dá por conta das antigas receitas italianas que são preparadas pela família proprietária do local. Os vinhos são outro grande atrativo do restaurante que tem mais que 500 garrafas para escolha, incluindo alguns rótulos próprios. Vale a pena conhecer!

SIENA – LINDAMENTE MEDIEVAL

Siena talvez seja a cidade que mais conservou a tradição medieval em toda a Toscana. Não fossem as roupas modernas e smartphones nas mãos de quem anda por lá, poderíamos jurar que o local parou no tempo. A arquitetura é um show à parte, com vários edifícios sendo interligados por uma espécie de arco de muitos séculos atrás. As ruas são estreitas e as ladeiras, frequentes. Apenas um dia é ideal para conhecer todos os pontos turísticos da cidade.

Lua de mel na Itália - Siena - Foto:

Osteria Le Logge: esse restaurante muda de cardápio praticamente todo dia. As melhores mesas estão na sala de jantar do andar de baixo – que um dia foi uma farmácia – ou nas mesinhas montadas na calçada. Os antepastos e primi (entradas) são sempre deliciosos, refletindo fielmente a cozinha toscana, e a carta de vinhos é bastante diversa.

O que achou das dicas da ? Na coluna Honeymooners tem muito mais!

Texto editado por Ana Siqueira

Créditos

1, 2, 3, 4, 5, 10 e 15 –  | 6, 7, 8, 9, 11, 12, 13 e 14 – Divulgação

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 26 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.