Lua de mel na Colômbia: as dicas de Bogotá e Cartagena

Por  |  0 Comentários


Próxima ao Brasil, a Colômbia se revela um dos destinos mais fascinantes da América do Sul. Por que não escolher passar a lua de mel por lá? Duas cidades do país são perfeitas para viver momentos românticos a dois: Bogotá e Cartagena. Multicultural, a capital é o ponto de encontro entre o moderno e o tradicional – a cidade diz muito sobre a Colômbia, abrigando diversos museus, galerias de arte, e excelentes restaurantes. Além disso, localizada aos pés do monte Monserrate, Bogotá está a 2640 metros de altitude, sendo a terceira cidade mais alta do mundo. Já Cartagena é, sem dúvida, um dos grandes tesouros da América Latina.

O que ver em Bogotá
Em qualquer época do ano, caminhar pelo Jardim Botânico de Bogotá é um programa sempre romântico. O espaço é o maior jardim botânico do país, repleto de verde por todos os lados, com flores de diversas espécies. Para conhecer um pouco da história da capital da Colômbia e do próprio país, vale uma visita ao Museo del Oro, considerado um dos maiores e mais importantes museus de ouro do mundo. Instalado em uma construção tipicamente espanhola, com um chafariz bem na entrada, o local foi criado durante os anos 1930 para proteger o patrimônio arqueológico da Colômbia, exibindo diversas peças de ouro de diferentes épocas.

Outro museu imperdível é o Museu Botero: localizado no bairro La Candelaria, centro histórico de Bogotá, ele foi aberto em 2000, quando o artista Fernando Botero fez uma doação de mais de duzentas obras de arte, sendo 123 de sua própria autoria e outras 85 de artistas internacionais. Hoje o espaço reúne algumas das mais importantes pinturas do país. Se a pedida é um passeio bem diferente, os casais vão adorar visitar a Catedral de Sal – construída no interior de uma mina de extração de sal em Zipaquirá, a menos de uma hora de carro de Bogotá – a belíssima catedral surpreende os visitantes pela sua formação única e iluminação com cores vivas.
Apesar de Cartagena ser a cidade musa inspiradora de Gabriel García Márquez, Bogotá tem um centro dedicado ao escritor mais conhecido da história da Colômbia: os casais amantes de cultura e literatura vão adorar o Centro Cultural Gabriel García Márquez que, além de contar a história de García Márquez através de exposições ao longo do ano, abriga um café, uma livraria e uma biblioteca, e recebe regularmente expos e eventos culturais, de sessões de cinema e conversas com escritores a festivais temáticos.

Onde comer

El Chato

O El Chato foi eleito como um dos melhores da América Latina em 2019 pela lista Latin’s Best Restaurants, tendo o chef Alvaro Clavijo no comando da cozinha de influências colombianas e sazonais. Assim como o menu principal, as sobremesas também são elaboradas a partir de ingredientes locais e da estação.

Villanos en Bermudas

A criatividade dos jovens chefs Sergio Meza e Nicolás López criou uma mistura gastronômica autêntica entre as culinárias argentina e mexicana, rendendo ao restaurante uma ótima posição no Latin America’s 50 Best Restaurants 2017. No cardápio, apenas produtos locais e frescos compõem as inspirações latinas do cardápio.

Criterión

O Criterión é o restaurante flagship do império gastronômico que os irmãos Rausch possuem na Colômbia. Com fortes influências francesas na composição dos pratos, o cardápio conta com opções à la carte e dois menus degustação.

El Cielo

O restaurante com filiais em Medellín e Miami foca na cozinha colombiana experimental. O chef Juan Manuel Barrientos combina elementos da gastronomia molecular e técnicas inovadoras. Vale a visita a dois.

Onde ficar em Bogotá

Four Seasons Hotel Bogotá

Um dos hotéis mais intimistas de Bogotá, o Four Seasons Hotel Bogotá desfruta de localização privilegiada na capital colombiana. Moderno e refinado, os quartos, restaurantes e spa são elegantemente decorados e proporcionam o ambiente perfeito para relaxar. É ideal para começar a lua de mel, além de propiciar experiências diferentes aos noivos que desejam realizar a cerimônia de casamento no hotel.

O que fazer em Cartagena

Definitivamente, Cartagena é ideal para ser explorada a pé! Com sua bela arquitetura colonial de 500 anos de história, há muito o que apreciar pelas mais de duzentas ruas pitorescas da cidade. Não perca a chance de conhecer a Catedral de Santa Catalina de Alejandría, construída em 1575, um século antes da Saint Paul’s de Londres. A igreja foi quase destruída no século 15 e totalmente restaurada no início do século 20 pelo arcebispo de Cartagena. Colorida e icônica, sua cúpula pode ser vista de diferentes partes. Mas a mais antiga da cidade é a Iglesia Santo Domingo, fundada em 1551. Sua fachada possui uma grande porta adornada com imagens também centenárias e, no interior, o estilo barroco é predominante. Uma curiosidade é que as imagens de Cristo e da Virgem Maria do século 19 talhadas em madeira são uma das mais preciosas de toda a catedral.

Também vale conhecer o Teatro Adolfo Mejia, que já foi uma igreja no passado, mas foi convertida em teatro em 1911 para celebrar os cem anos de independência espanhola. O edifício foi restaurado em 1988, e abriga diversos festivais e os eventos culturais mais importantes por lá. Outro lugar imperdível é Las Bóvedas, que fica dentro da parte murada da cidade, entre os fortes de Santa Clara e Santa Catalina. A construção, que já foi um calabouço, foi uma das últimas da era colonial, exibindo uma estrutura de quase 50 arcos, e abriga muitas lojas de antiguidades e alguns bares. Para os casais amantes de história, o Museu do Oro Zenú é um prato cheio – localizado na Plaza de Bolívar, a casa colonial foi restaurada pelo Banco Central do país e introduz os visitantes à cultura pré-colombiana do Caribe. E, claro, uma visita a Cartagena não está completa sem conhecer a Plaza de la Aduana, a maior e mais bela praça da cidade. Por ter tradição comercial há séculos, a região é bem desenvolvida, com muitas lojas e opções de restaurantes.
 

Onde comer em Cartagena

Maria

Alejandro Ramirez trabalhou no mundo todo – Cidade do México, Praga, Tóquio, França e Londres, com Gordon Ramsey – antes de retornar a Cartagena para abrir o Maria, no coração da Cidade Murada. O salão de pé direito alto é decorado com obras Pop Art de Catalina Estrada. O cardápio inclui opções criativas, como o carpaccio quente de polvo com compota de alho poró e aspargos no molho de pimenta.

Carmen

Localizado em um elegante prédio colonial, possui três opções de ambientes: um jardim com fontes e plantas; um rooftop com lindas vistas; e um ambiente mais formal. O chef californiano Rob Pevitts explora a diversidade dos ingredientes locais misturada a toques asiáticos. Uma ótima opção é o filé de badejo defumado na própria mesa com coco carbonizado, acompanhado de risoto de banana e rum com espuma de limão.

El Gobernador by Rausch

O Restaurante El Gobernador by Rausch é uma aposta na culinária colombiana e nos produtos locais e ecologicamente sustentáveis. O menu convida a uma viagem de sabores inesquecíveis em 9 etapas, com delícias como a famosa sobremesa Coco Loco by Rausch.

Vera

Para os que procuram por sofisticação, o Vera é uma das melhores opções de fine dining da cidade. Localizado no Tcherassi Hotel, o restaurante oferece a gastronomia do litoral da Itália através de pratos como carpaccio de atum e risoto de frutos do mar.

Onde ficar

Hotel Sofitel Legend Santa Clara Cartagena

A construção do Hotel Sofitel Legend Santa Clara Cartagena com decoração em estilo francês e detalhes arquitetônicos da época republicana na Colômbia impressionam. O local funcionava como um convento no século 17 e até hoje é um importante ponto da história de Cartagena. O Restaurante 1621 também se encarrega de contar essa narrativa. No menu, a chef Isabelle Alexandre uniu elementos do Velho Mundo com os ingredientes locais, para criar uma experiência multissensorial.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.