Lua de mel em Puglia: o paraíso italiano

Por  |  0 Comentários


A Itália é um país que fascina pela sua riqueza cultural e gastronômica, sempre acompanhadas por paisagens que vão de picos nevados a costas ensolaradas. Conheça mais sobre esse lugar que é um espetáculo e é perfeito para uma viagem romântica. Venha ver como uma lua de mel em Puglia pode ser uma excelente opção:

Ah… Uma lua de mel em Puglia! Que sonho… Conhecida por sua herança histórica, Puglia está localizada em uma região conhecida como o “salto da bota”, no sul do país, e se estende por 400 quilômetros ao longo do Mar Adriático e por mais 150 pelo Mar Jônico, criando uma importante ligação entre a Itália e o Leste Europeu. Seus vilarejos medievais caracterizados pelas casas com telhados em formato de cúpula, suas cidades – sendo Bari a maior delas – e sua bela região litorânea são um convite a passeios românticos. Na área urbana, as ruas de paralelepípedos, ao pôr do sol, são tomadas pelo hospitaleiro povo local, que recepciona os visitantes com seu jeito alegre, divertido e comunicativo. E a gastronomia, que não poderia ficar de fora, tem um sabor todo especial por aqui. Que tal descobrir seus encantos? Confira nossas dicas para uma viagem inesquecível.

O que ver

Bari

Típica cidade à beira-mar, Bari é a segunda maior cidade do sul da Itália e a capital da Região de Puglia. É o ponto de partida para explorar cidadezinhas maravilhosas, além de ser conhecida por sua importância histórica, suas obras de arte e por suas praias. Na parte histórica, Bari está repleta de ruas estreitas com importantes construções da época medieval, como diversas igrejas, entre elas a Catedral de San Sabino e a Basílica de San Nicola – e o castelo Swabian. Por ser uma cidade considerada grande, atualmente com mais de 320 mil habitantes -, possui muitas opções de compras, bares, restaurantes e vida noturna agitada.


Península Gargano

A Península Gargano é um mundo à parte na região de Puglia. Com vista para o mar azul-turquesa, também está cercada por outras belezas naturais como o Parco Nazionale del Gargano, cavernas e florestas, que intercalam com aldeias de pescadores e diversos santuários, entre eles a Basílica di San Nicola e o Santuário do Monte de São Miguel Arcanjo, no Monte Sant’ Angelo, uma das construções mais célebres da Península.

lua-de-mel-em-puglia

Ostuni

Encantadora, com casas pintadas de branco, ruelas, belos, arcos e pequenas praças que guardam o seu passado medieval, Ostuni é conhecida como a “Cidade Branca”. Possui certo fascínio mediterrâneo, que lembra, inclusive, o sul da Espanha e regiões da Grécia. A cidade reserva uma rica história e foi marcada por várias influências culturais. Um passeio a pé por Ostuni é ideal para os casais apreciarem a beleza da sua arquitetura – da Via Cattedrale ao centro histórico – não falta romantismo por aqui.

lua-de-mel-em-puglia

Alberobello

A vila foi declarada Patrimônio Mundial e, dentre os patrimônios da Unesco, é um dos mais visitados do sul da Itália. Alberobello parece ter saído de um conto de uma história medieval: suas charmosas casinhas brancas feitas de calcário, com cúpulas em forma de cone são características do vilarejo. Chamadas de “trulli”, não se sabe ao certo sobre a origem dessas construções, embora tenham a fama de trazer boa sorte. Hoje as casas são usadas como moradia, hospedagem, restaurantes e lojas. Em Alberobello há muitas igrejas, como a Igreja de Santo Antônio, também construída no formato das cúpulas.

lua-de-mel-em-puglia

lua-de-mel-em-puglia

Polignano a Mare

Polignano a Mare está localizada no topo de um penhasco com vista para as águas do Mar Adriático, fazendo jus ao seu nome que, em grego, significa literalmente “no mar”. Além de suas falésias e cavernas, é uma cidade pequena e cheia de história, que faz parte da Província de Bari, onde é possível ver o legado romano nas antigas construções. Em Polignano está a estátua de Domenico Modugno, autor da canção italiana “Volare”.

Bassa Murgia e o Valle D’Itria

Em Bassa Murgia e no Valle D’Itria estão as mais antigas construções com o telhado em “trulli” de Puglia, que foram reconstruídas e restauradas. Repleta de vinhedos e vinícolas, a região também é um importante polo vinicultor no sul da Itália.

lua-de-mel-em-puglia-Valle D’Itria

Lecce

Conhecida como a Florença do Sul e a Capital do Barroco na Itália, Lecce está localizada na Província de Salento, e sua riqueza arquitetônica está estampada nas igrejas e palácios construídos em “pietra leccese”, que remontam o século 16. Lecce guarda um anfiteatro da época do Império Romano em plena Piazza Oronzo, a praça principal. A cidade também conta com locais para compras, onde estão algumas das principais marcas italianas.

Matera

Retrato do passado, Matera é considerada uma das cidades mais antigas do mundo. No bairro de Sassi a sua arquitetura original está mantida até hoje, com vilas intocadas e escavadas em rochas de calcário. No centro histórico está a Piazza Vittorio Veneto, a maior e a mais importante praça da cidade e um ponto de partida para conhecer catedrais, casas-gruta, ruelas estreitas e museus. Nesse cenário o antigo e o novo convivem em harmonia. Não à toa Matera é declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1993.

Onde ficar

Borgo Egnazia

Envolto por uma natureza intacta, onde o azul do mar contrasta com o verde das oliveiras seculares, o Borgo Egnazia combina sofisticação com rusticidade. Pedras típicas da região foram utilizadas no projeto, inspirado nas antigas construções puglieses. Suas suítes e villas são decoradas com cores claras e toques típicos regionais. Destaque para o campo de golfe do hotel, com 18 buracos, e com vista para o mar da Apúlia. Proporcionando tratamentos no spa e atividades para conhecer a região da Puglia, o hotel é perfeito para os casais que desejam combinar relaxamento com um pouco de exploração.


Gostou dessa matéria? Veja mais dicas de viagem AQUI!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.