Lua de mel em Côte d’Azur: um giro por Cannes, Nice e Mônaco

Por  |  0 Comentários


Repletas de charme e poesia, cada região francesa guarda um pouco da trajetória desse país cujo legado cultural é extraordinário. Côte d’Azur é uma dessas regiões. Banhada pelo Mar Mediterrâneo, no litoral sul da França, a Riviera desponta como um dos destinos preferidos dos franceses no verão, conservando características pitorescas e encantadoras, com bela arquitetura, além de uma movimentada agenda cultural. Como não poderia deixar de ser, a região está repleta de museus e catedrais que somam aos belos cenários naturais. Passar a lua de mel por lá é garantia de momentos românticos, inesquecíveis e, para tornar o roteiro ainda mais especial, vale a pena conhecer três belas cidades essenciais: Cannes, Nice e Mônaco.

Cannes

Cannes, France – July 07, 2015: The photo shows the French harbour town Cannes on a sunny day with blue sky. The photo was taken while some tourists are sitting at their yachts.

Mundialmente conhecida pelo Festival Internacional de Cinema, Cannes é a mais badalada cidade de Cote d’Azur. Sua tradição de sofisticação e elegância teve início no século 19, quando foi fundada por um importante lorde inglês, que passou pela região a caminho de Nice e construiu a primeira vila, encantado pelas belezas e pelo clima ameno do local. Uma das opções para se fazer na cidade é passear a pé ou de bike ao fim de tarde pela bela Boulevard La Croissette. A avenida à beira-mar é rodeada por palmeiras e jardins, além de abrigar restaurantes, diversas lojas de marcas famosas e cafés. Já os casais que apreciam bela arquitetura não podem deixar de visitar a Notre-Dame de L’Espérance, que fica localizada no Le Suquet, parte mais antiga da cidade.

Cannes, France, June 12, 2017: People are strolling on boulevard de la croisette in cannes, France

Com sua construção concluída em 1648, no seu interior, a igreja possui um afresco pintado pelo artista francês George Roux, retratando o batismo de Cristo, sem contar a bela vista de Cannes proporcionada pela catedral. A parte cultural não fica de fora: ainda em Le Suquet, o Musée de la Castre é uma ótima pedida. Instalado nas ruínas de um antigo castelo medieval, o museu tem coleções de artes de lugares como os Himalaias, Oceania e Américas, além de antiguidades do Mediterrâneo e instrumentos musicais primitivos. Outro museu imperdível é o Musée Internationale de la Parfumerie, totalmente voltado à história dos famosos perfumes franceses. Ainda vale a pena dar um pulo em Juan-les-Pins, que fica a apenas 9 minutos de carro de Cannes. Com forte vocação artística, a pequena cidade conta com construções medievais e a famosa Château Grimaldi, que já foi residência de Picasso e atualmente abriga um museu sobre o pintor, com 150 obras de sua autoria.

Panoramic view of Cannes, Promenade de la Croisette, the Croisette and Port Le Vieux of Cannes, France Cote d’Azur

Nice

Sand beach beneath the colorful old town Menton on french Riviera, France

A bela cidade foi fundada pelos gregos, mas pertenceu aos italianos até meados de 1860, se transformando no principal destino de aristocratas da época. Nice é hoje a maior cidade da Costa Francesa, além de ser um dos principais destinos da França, esbanjando entretenimento, cultura e até mesmo romantismo. Assim como em Cannes, a capital de Côte d’Azur tem uma orla famosa que vale a pena caminhar. A Promenade des Anglais, ou Orla dos Ingleses, é o ponto de encontro de moradores e visitantes, ideal para um passeio ao pôr do sol. A avenida é perfeita, também, para apreciar a linda arquitetura da cidade. Uma curiosidade é que o calendário de eventos por lá é bastante agitado, e o carnaval, que tem a duração de mais de 15 dias, acontece todos os anos desde 1294.

Southern France,

E que tal conhecer alguns dos melhores museus de Nice? Comece pelo Museé Matisse, totalmente dedicado às obras do pintor francês Henri Matisse, e que ainda tem mais de 150 objetos que pertenciam ao artista. O Musée d’Art Moderne et d’Art Contemporain já recompensa o visitante com a sua moderna arquitetura, projetada pelos franceses Yves Bayard e Vidal, contrastando com as diversas características clássicas da cidade. No acervo, mais de 300 obras de 1.200 artistas contemporâneos de diversas partes do mundo. A apenas 11 quilômetros ao leste de Nice está a Villa de Ephrussi de Rothschild, uma das pérolas da Cote d’Azur. Esse belo palácio em estilo renascentista possui lindos jardins e objetos que pertenciam à rainha Maria Antonieta, sem contar a encantadora arquitetura do local. Pertinho de Nice também está outro local imperdível: Èze. No topo de um penhasco com uma linda vista para o Mar Mediterrâneo, esse charmoso vilarejo medieval tem edificações restauradas e enfeitadas com flores, onde funcionam lojas, galerias, ateliês e cafés. Do monumento La Turbie, bem do alto, dá até para avistar Mônaco e a Itália!

Nice, France – June 19, 2019: The Modern Art Museums of Nice, MAMAC. Musée d’art moderne et d’art contemporain Nice.

Onde ficar em Cannes e Nice

Hôtel du Cap-Eden-Roc

Situado entre Cannes e Nice, na pequena Cap d’Antibes, o Hôtel du Cap-Eden-Roc foi construído em 1870 e é cercado de belos jardins. O hotel dispõe de 118 quartos, suítes e vilas – todos decorados em estilo Luis 15 e 16 em tons pastéis e detalhes em cores vivas. Entre as opções gastronômicas estão o restaurante Eden-Roc especializado na culinária tradicional mediterrânea, e um bar com vista privilegiada para o Mar Mediterrâneo. Destaque especial para a piscina de borda infinita cravada em rocha, com vista para o mar e para os esportes aquáticos.

Mônaco

the rock the city of principaute of monaco and monte carlo France

O Principado de Mônaco é sinônimo de sofisticação e exclusividade na Europa. Com apenas 2 quilômetros quadrados, fica localizado às margens do Mediterrâneo, a pouco mais de 15 minutos de carro de Nice. Por lá, o mix entre tradição e modernidade está por toda parte, desde a vibração de Monte Carlo, com a famosa ópera localizada dentro do seu cassino histórico; La Condamine, com as famosas marinas e iates; a Larvotto, a zona das praias às margens do Mar Mediterrâneo. O pequeno país ainda exibe bela arquitetura, como a da Catedral de Mônaco, com seu estilo romântico-bizantino, e atrativos naturais, como o jardim Exotique de Monaco – que tem uma variedade de plantas tropicais e subtropicais.

Monaco Monte Carlo sea view with yachts

Os casais que não dispensam ótimos museus também não se decepcionam. O Museu Oceanográfico reúne a história do mundo submarino e inclui uma sala dedicada a fósseis de baleias, além de aquários que reconstroem habitats naturais dos animais marinhos. Mônaco ainda concentra uma série de atividades ideais para quem não gosta de ficar parado: não deixe de passear a dois de helicóptero, andar de jet ski, navegar de iate ou dirigir uma Ferrari, já que a cidade tem uma forte ligação com a velocidade e os esportes automobilísticos.

Onde ficar em Mônaco

Hôtel Hermitage Monte-Carlo

Histórico, inaugurado no início do século 20, o Hôtel Hermitage é um clássico do principado, instalado em um palácio inspirado no esplendor da Belle Époque. As suítes sofisticadamente decoradas, os serviços exclusivos e as instalações que incluem um jardim de inverno com uma cúpula de vidro e aço Art Nouveau projetada por Gustave Eiffel são grandes highlights do hotel, ao lado do restaurante Le Vistamar, estrelado pelo Guia Michelin, e de um verdadeiro templo de bem-estar de 6 mil metros quadrados, o spa Thermes Marins Monte-Carlo. Para celebrações de datas importantes e lua de mel, o hotel reserva serviços personalizados para os noivos, incluindo sessão de fotos.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.