Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Ilha da Madeira, apaixonante em todas as estações

Por  |  0 Comentários


Em nosso terceiro roteiro por Portugal, exploramos os encantos da Ilha da Madeira. Apostamos que vai gostar!

Banhada por águas da Corrente do Golfo, a Ilha da Madeira é conhecida pelo contraste entre seus verões quentes e confortáveis e os invernos suaves. Em qualquer época do ano, a preservação do meio ambiente e paisagens de tirar o fôlego fazem dela o cenário perfeito para uma viagem a dois. Gosta de natureza? Veja o que te espera nesse paraíso!

CONTEXTO HISTÓRICO

Quando o infante D. Henrique reuniu os melhores navegadores e cartógrafos de Portugal, no início do século XV, seu plano era explorar melhor a costa oeste da África. Porém, um golpe de sorte os levou à pequena ilha de Porto Santo. De lá os capitães avistaram um acumulado de nuvens negras ao sul e foram então encorajados a partir naquela direção. Ao se aproximarem, descobriram a baía de Machico – que revelava o caminho para uma ilha paradisíaca, que decidiram chamar de Madeira.

PRIMEIRA PARADA: FUNCHAL

Ilha da Madeira - Funchal - Foto

A capital da Ilha da Madeira já foi lar da imperatriz Isabel da Áustria (Sissi) e do também austríaco imperador Carlos I – que até o momento de sua morte, em 1922, encontrou exílio no local. Graças à sua posição geográfica, Funchal abriga um importante porto marítimo, ponto de passagem obrigatória para diversos cruzeiros na Europa.

Dentre os mais importantes monumentos da cidade podemos citar a Sé, construída por D. Manuel I em 1493, e o Convento de Santa Clara, do século XVI, onde se encontra o túmulo de João Gonçalves Zarco. Situado em plena Zona Velha de Funchal, perto do Teleférico, o centro temático Madeira Story Centre conduz os turistas por uma viagem através dos séculos na história da Ilha da Madeira, desde as origens vulcânicas até os dias atuais.

PASSEIOS IMPERDÍVEIS

Jardim Botânico: aberto em 1960, na Quinta do Bom Sucesso, este belo jardim pertence ao governo e, além de ser um agradável espaço de lazer, é também um Centro de Ciência e Cultura. Aqui se encontram exemplares de plantas do mundo todo. Cactos do deserto, orquídeas tropicais e árvores sul-africanas crescem ao lado de árvores nativas, como dragões-da-canária.

Ilha da Madeira - Jardim Botânico - Foto

Quinta da Palmeira: neste espaço, pode-se apreciar algumas das espécies da flora madeirense, além de grande variedade de plantas exóticas. Os jardins se situam num platô localizado 200 metros acima da Baia do Funchal, com belíssima vista panorâmica da cidade e do porto. Lá é possível observar lagoas ornamentais, antigos painéis de azulejo e uma janela manuelina que pertenceu ao edifício de João Esmeraldo, onde Cristóvão Colombo viveu por algum tempo.

Pico do Arrieiro: é a terceira maior montanha da Ilha da Madeira, com 1.810 metros. O caminho até o topo passa por encostas íngremes cobertas por eucaliptos aromáticos e loureiros. No alto da montanha, a 900 metros de altitude, é possível ultrapassar a linha das nuvens e passar alguns minutos em meio ao nevoeiro e chuva fina, até emergir em um cenário ensolarado e tomado por rochas vulcânicas. A paisagem é inebriante!

Ilha da Madeira - Pico do Arrieiro - Foto

Quinta do Arco: localizada no Arco de São Jorge, na costa norte da ilha, abriga os jardins com as maiores coleções de roseiras de Portugal, da qual fazem parte algumas espécies raras. O acervo é constituído por mais de mil espécies diferentes desta flor, desde roseiras antigas até as mais contemporâneas. Um lugar tranquilo, ideal para um agradável passeio a pé ou de carro.

Grutas de São Vicente: as grutas de São Vicente nasceram de uma erupção vulcânica ocorrida há cerca de 890 mil anos. Por um passeio subterrâneo, os visitantes podem percorrer 700 metros para observar estalactites vulcânicas e acumulações de lava, entre outros fenômenos.

CULINÁRIA DE PONTA: VALE A PENA PROVAR!

Belmond Reid’s Palace: um dos hotéis mais tradicionais da ilha, inaugurado em 1891, ele mantém intacto seu charme e a sofisticação, com serviços personalizados e muito conforto. Situado em jardins subtropicais no alto de uma colina, o Belmond reserva vistas incríveis para a Baia do Funchal a partir dos seus quartos e suítes. Quando o assunto é gastronomia, ele possui nada menos do que quatro restaurantes imperdíveis. Destaque para o italiano Ristorante Villa Cipriani e seu terraço ao ar livre.

Il Gallo d’Oro: francês, o chef Benôit Sinthon fez do Il Gallo d’Oro um restaurante bastante reconhecido. Seus pratos são inventivos, modernos e seguem a gastronomia italiana e mediterrânea. Durante o inverno, os visitantes sentam-se no belíssimo salão interno. Já no verão, o terraço fica aberto e ali se pode jantar tendo uma vista espetacular do mar.

Estrela do Mar: localizado na Zona Velha de Funchal, este tradicional restaurante transmite em seus pratos o verdadeiro sabor da Ilha da Madeira. Peixes frescos, como o tradicional peixe-espada preto, e a espetada de camarão são clássicos. Mas imperdível mesmo é provar a poncha, água ardente de cana com mel e suco de limão, típica da região.

E aí, deu para sentir um gostinho do que te espera na Ilha da Madeira? Se você vai a Portugal, veja também um roteiro pela capital Lisboa.


Créditos

1 a 4-  |  5 a 7- Divulgação

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros especializados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.