Deserto do Atacama, uma experiência única no Chile

Por  |  0 Comentários


A geografia do Deserto do Atacama, situado no Chile, se anuncia de forma dramática e – garantimos – é de arrepiar. Saibam por que esse destino vale a pena!

O Chile é daqueles destinos que visitar apenas uma vez não é suficiente para termos a real dimensão de seus encantos. Encravado entre o Pacífico e a Cordilheira do Andes, ele contempla cenários de extremos, que estão entre os mais belos e instigantes da América do Sul. A começar pelo incrível Deserto do Atacama, na região norte do país.

Resultado de milhares de anos de transformações geológicas, sua geografia se anuncia de forma dramática através de vulcões, lagunas altiplânicas, gêiseres e desertos de sal – em um espetáculo de cores e luzes que expressa toda força de uma natureza única e impactante.

Abolindo a ideia de que desertos são porções de terra esquecidas e sem vida, belíssimos oásis surgem às margens dos rios que cortam a aridez da terra, servindo de lar para ricas fauna e flora, além de tradições e cultura milenares. Para proporcionar aos visitantes experiências diferenciadas, os hotéis organizam passeios a pé, a cavalo ou de bicicleta. Vejam o que vocês não podem perder, em um roteiro feito especialmente pela !

SAN PEDRO DE ATACAMA

A cidade de San Pedro de Atacama surgiu e se desenvolveu em um oásis no meio do deserto, tornando-se um dos principais destinos turísticos do norte do Chile. Charmosa e pitoresca, apresenta remanescentes da rica cultura pré-colombiana. Portanto, fique ligado: é uma passagem obrigatória para quem decide se aventurar pela região.

CORDILHEIRA DO SAL

Esta formação milenar surgiu de um antigo lago, cujo fundo foi verticalizado pelos mesmos movimentos da crosta terrestre que originaram a Cordilheira dos Andes. Moldada pelo tempo através da chuva, do vento e do sol, sua forma atual é repleta de esculturas naturais, diferentes tipos de estratificações e colorações variadas pela diversidade mineral do local. Ela possui este nome devido à sua composição mineral com uma grande quantidade de gesso, o que dá a impressão de que ela está salpicada de sal.

VALE DA MORTE

Também pertencente à Cordilheira do Sal, este vale montanhoso e arenoso possui dunas e desfiladeiros que impressionam pela beleza de suas cores e formas. É conhecido por este nome porque era para lá que os antigos habitantes gravemente doentes eram levados para esperar pela morte.

Chile - Vale da Morte - Foto

VALE DA LUA

Este paraíso natural também se localiza na região da Cordilheira do Sal e impressiona pela semelhança com a superfície lunar. Sua beleza rara e riqueza de fauna e flora tornam o passeio imperdível.

Chile - Vale da Lua - Foto

SALAR DE ATACAMA

O impressionante Salar de Atacama é o maior depósito salino do Chile. Ocupa uma extensão de 100 quilômetros e é produto do afloramento de água subterrânea que – saturada de sais – evaporou, deixando uma camada rica em sal e minerais. Os rios que cruzam a região permitiram a formação de magníficos oásis e rachaduras no sal, e deram espaço para pequenos lagos que servem de abrigo para diversos tipos de aves.

Chile - Salar de Atacama - Foto

LAGUNAS ANTIPLÂNICAS

As Lagunas Altiplânicas são concentrações de água que emergem do meio do deserto, contrastando com a aridez do local e formando paisagens inigualáveis.

Miscati e Miñique são duas lagunas localizadas a mais de 4 mil metros acima do nível do mar. Ambas são alimentadas por fontes de água que vêm da superfície da terra e que atraem um grande número de animais. Os picos nevados que as rodeiam são refletidos em suas águas azuis, compondo um cenário espetacular.

Outra Laguna Altiplânica de imensa beleza é a Laguna Verde. A 4.325 metros acima do nível do mar, suas águas verde-esmeralda estão cercadas por picos nevados. A paisagem é de tirar o fôlego e rende fotos inesquecíveis!

Chile - Lagunas Altiplânicas - Foto

GÊISERES DEL TATIO

Localizado na Cordilheira dos Andes, é o campo geotérmico mais alto do mundo – a nada menos do que 4.200 metros acima do nível do mar. Tem sua origem do encontro do magma da terra e das águas do degelo da cordilheira que se infiltra na crosta terrestre. Desse contato, sobem violentas rajadas de vapor e água que chegam a 85ºC. O vapor emerge da terra com tamanha força que chega a alcançar 50 metros de altura. Um espetáculo do qual vale a pena ser espectador!

Chile - Gêiseres del Tatio - Foto

ONDE DE HOSPEDAR?  

Ok, vocês já se acostumaram à ideia de embarcar nesta aventura para a lua de mel, mas agora estão em dúvida se a região tem locais para hospedagem que garantam o conforto que a situação pede. Calma, separamos três sugestões impecáveis. Guardem estes nomes na memória!

Tierra Atacama Hotel Boutique & Spa: é daqueles hotéis de design primoroso, um excelente ponto de partida para conhecer a região. No pitoresco povoado de San Pedro de Atacama, o hotel foi construído em uma área arqueológica para proporcionar a seus visitantes uma experiência que mistura aventuras e esportes ao ar livre. Sua arquitetura, decoração e até mesmo o spa foram projetados com dois objetivos – preservar as características locais e oferecer experiências que combinam conforto, hospitalidade e excelente serviço.

Chile - Foto Divulgação

Awasi Atacama: também em San Pedro de Atacama, este hotel foi construído a partir de um antigo solar feito de pedra, adobe e madeira. Conta com apenas oito cabanas com banheiros que se abrem para pátios privativos com ducha ao ar livre, solário particular e salão de leitura. No restaurante, a combinação das cozinhas do planalto andino e internacional compõe a ótima gastronomia, acompanhada dos famosos vinhos chilenos.

Chile - Foto Divulgação

Alto Atacama Desert Lodge & Spa: com a Cordilhera do Sal ao fundo, o Alto Atacama tem uma localização privilegiada e possui perfeita integração à natureza e à cultura local. Dispõe de 42 quartos e sua estrutura se confunde em meio às paisagens fascinantes desta região. O hotel ainda abriga um completo spa e uma área com seis piscinas, que oferecem lindas vistas para o Catarpe Valley e para as montanhas avermelhadas. No restaurante Caur, os visitantes saboreiam a gastronomia mediterrânea, mesclada a ingredientes locais.

chile-hotel-alto-atacama-foto-divulgacao1

Gostou das dicas? Então fiquem ligados, pois na semana que vem a coluna Honeymooners trará um roteiro exclusivo no Chile – desta vez pela Patagônia Chilena!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.