Conheça Salzburg, recanto de música clássica na Áustria

Por  |  0 Comentários


O que acha de passar a lua de mel em Salzburg, terra natal de Mozart e dona de cenários para lá de românticos? Na semana passada fizemos um tour por Viena. Agora é hora de conhecer outros encantos da Áustria!

Quarta maior cidade austríaca, Salzburg é conhecida pela música clássica e pelos magníficos festivais de verão. E não é por acaso! Terra natal de Mozart, o local parece emanar uma musicalidade permanente, que encanta e inebria a todos os que passeiam por suas ruas ou conhecem seu agradável povo.

A charmosa região medieval fica em um vale, entre os montes Mönchsberg e Kapuzinerberg, na margem esquerda do Rio Salzach. Além de estruturas urbanas repletas de belos monumentos e construções típicas em estilo barroco, Salzburg significa fortaleza de sal em alemão.

Recebeu esta denominação justamente por se encontrar em uma localidade rica no produto, sempre muito visado durante a Antiguidade e a Idade Média. Com seu centro histórico localizado na margem sul do rio, a cidade é uma verdadeira festa de igrejas, fontes e praças em estilo barroco. Ideal para dias a dois repletos de romantismo.

Salburg - Lua de mel - Foto

PASSEIOS IMPERDÍVEIS

Catedral de Salzburg: igreja mais importante da cidade, ela é um ótimo exemplo da arquitetura barroca. Já sofreu um incêndio e sua posterior restauração e expansão retrata o poder dos arcebispos da cidade. A história da catedral remonta ao ano 767, quando o primeiro bispo chegou à cidade e construiu sua planta original.

Em 1944, a cidade sofreu com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial e parte da Catedral de Salzburg foi destruída. Sua reconstrução findou em 1959, chegando-se à configuração atual. Entre seus destaques podemos citar a pia batismal, onde Mozart foi batizado, e o majestoso órgão, rodeado por anjos tocando instrumentos.

Catedral de Salzburg - Foto Catedral de Salzburg - Foto

Casa de Mozart: a primeira geburthaus, ou casa de nascimento, foi onde a família de Wolfgang Amadeus Mozart viveu entre 1747 e 1773, e onde o consagrado músico nasceu em 1756. Lá está exposto o primeiro violino do artista que se tornaria um gênio da música clássica, além de fotos e documentos que remontam à sua infância, sua relação com a família e sua paixão pela ópera desde a infância.

Do outro lado da ponte, cruzando o rio Salzach, a wohnhaus (residência) é a casa para onde eles se mudaram em 1773 e viveram até 1780. É nela que estão muitas das composições de Mozart como parte da exposição permanente do museu, que coleciona um acervo de fotografias e objetos que transportam o visitante no tempo e o levam à intimidade do artista.

Salburg - Casa de Mozart - Foto

Palácio Mirabell: algumas das maiores autoridades europeias já ficaram hospedadas no palácio, construído em 1606 e remodelado na década de 1720 pelo famoso arquiteto barroco Lukas von Hildebrandt. A majestosa escadaria e o hall de mármore – onde, ainda criança, Mozart tocou com seu pai e irmã – são de tirar o fôlego.

Salburg - Palácio Mirabell - Foto

Museu de Arte Moderna de Salzburg: antes instalado somente no Palácio Repertinum, uma excelente amostra da arquitetura barroca, o museu ganhou outros dois edifícios, construídos pela renomada empresa de arquitetura Friedrich Hoff Zwink, de Munique. Ele abriga uma coleção considerável de artistas expressionistas austríacos, além de obras cedidas pela Galeria Austríaca de Fotografia. É, ainda, o primeiro centro de arte da cidade a receber diversas exibições internacionais entre suas mostras temporárias.

Salburg - Museu de Arte Moderna - Foto

DELICIE-SE: RESTAURANTES PARA CONHECER EM SALZBURG

Ikarus: este charmoso restaurante apresenta um conceito único em gastronomia – aclamados chefs de todo o mundo todo assumem o comando da cozinha em períodos alternados. Anote esse endereço: complexo do Hangar-7, perto do aeroporto de Salzburg.

St. Peter Stiftskeller: segundo os moradores locais, é o restaurante mais antigo da Europa, fundado por monges beneditinos em 803. Nas salas de jantar de estilo barroco, a taberna serve boa comida caseira de estilo austríaco, incluindo carne de porco assada em molho com chucrute, rabada assada com cogumelos acompanhada de polenta frita e lombo de cordeiro com aspargos.

Alt Salzburg: há várias gerações dirigido por uma mesma família, serve pratos da culinária austríaca e internacional. Localiza-se no coração do centro histórico da cidade e possui três salas de jantar em um edifício que foi construído entre os anos de 1350 e 1550.

NÃO MENOS IMPORTANTE… ONDE SE HOSPEDAR

Schlosshotel Fuschl: o hotel é nada menos do que um castelo do século XV, situado à beira de um lago e com vista para as montanhas. Próximo a Salzburg, esse ambiente bucólico serviu de cenário para clássicos do cinema, como A Noviça Rebelde e Sissi. Os 110 quartos e suítes são decorados com cores vibrantes, mas a mobília remete ao afinal do século XVIII, conferindo um toque de luxo aos espaços.

Para casais que querem uma experiência diferente, existem seis acomodações em estilo chalé às margens do lago, cada um equipado com sauna. O restaurante do hotel serve peixes pescados por lá mesmo! 

Salzburg - Foto Divulgação

             

Hotel Sacher Salzburg: a sensação que se tem ao entrar neste hotel é de que o charme, a tradição e as comodidades da contemporaneidade se uniram e deram origem a um conjunto ímpar. O Sacher Salzburg conta com 113 quartos, cada um com uma decoração própria no estilo clássico. Alguns deles possuem varanda privativa, o que proporciona uma belíssima vista para a parte histórica da cidade.

Nos restaurantes do hotel, os hóspedes encontram pratos criativos, feitos com os melhores ingredientes, além de uma das mais rebuscadas cartas de vinhos de toda a Áustria. O Sacher Café, em especial, é um lugar por onde todos acabam passando durante a estadia. O motivo é nobre: provar o famoso bolo de chocolate Original Sacher-Torte!

Salzburg - Foto Divulgação

Gostou das dicas da sobre Salburg? Então corre lá na coluna Honeymooners para ver um roteiro completo de Viena, na Áustria!

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.