
Atenas, um importante centro cultural na Europa
Lua de mel em Atenas, na Grécia, envolve muito mais do que uma aula de história. A capital tem paisagens estonteantes, restaurantes de ponta e uma agitadíssima vida noturna. Confira!
Alguns dos conceitos essenciais e incorporados desde sempre à civilização ocidental foram originados na Grécia. Áreas da ciência, da filosofia, e até mesmo a democracia nasceram lá. Arte, organização social, teatro e mitologia também são heranças presentes em nosso dia a dia.
A civilização grega brilhou e desempenhou papel fundamental na história, ao lado de egípcios e romanos e, hoje, seu território se apresenta como uma ótima opção para viagens a dois – além de um dos destinos mais belos do mundo.
O país possui mais de 2 mil ilhas banhadas pelo azul profundo do Mar Egeu, que contrasta graciosamente com as suas típicas casinhas brancas
A capital Atenas ganhou esse nome como uma homenagem à Athena, deusa da sabedoria, que ganhou a cidade após derrotar Poseidon em um duelo. A vitória foi comemorada com a construção de um templo na Acrópoles, local dos primeiros assentamentos.
Atenas ostenta inúmeros monumentos bizantinos, medievais e do século XIX, além de diversas áreas de uma beleza natural surpreendente. E, apesar do trânsito caótico, é lá que ficam os melhores restaurantes e a mais variada vida noturna do país – o que garante à cidade o status de importante centro cultural europeu.
O QUE FAZER EM ATENAS?
♥ Acrópole: visível de quase todos os pontos da cidade, é o mais antigo e importante monumento histórico da civilização ocidental. O ponto central do conjunto de prédios que forma a Acrópole é o Parthenon, cuja construção data de 500 anos a.C. Na época, o local tinha como objetivo abrigar uma estátua gigante da deusa Atenas e servir como local de guarda dos tributos do estado.
O prédio do Parthenon, tal como foi originalmente projetado por Péricles há 2.500 anos, foi erguido totalmente em mármore e, ao contrário do que muitos pensam, não era originalmente branco, e sim adornado com esculturas e pinturas coloridas. Outro prédio histórico da Acrópole é o Erechtheion, famoso pelas estátuas das seis Cariátides – colunas esculpidas em mármore, na forma de seis jovens.
♥ Museu da Acrópole: é quase dez vezes maior que o antigo museu (construído em 1874 e expandido em 1950). Com um acervo de cerca de 4 mil itens, abriga alguns dos maiores tesouros gregos. O prédio fica sobre um sítio de escavações que foi descoberto durante a sua construção. As escavações continuam lá e podem ser observadas pelos visitantes através do chão de vidro do museu.
♥ Plaka: é o bairro que cobre toda a área abaixo da Acrópoles. Ruas estreitas são margeadas por edifícios do século XIX, construções otomanas (do Império Otomano, que derrubou o Império Romano), lojas de presentes e movimentadas tavernas. Aqui está também a Ágora Romana, centro cívico erigido pelos romanos em substituição a Ágora Antiga.
A Torre dos Ventos é a principal edificação dessa região. Construída pelo astrônomo Andronikos Kyrrestes no século I a.C., ela tinha diversas funções, como relógio de água, compasso e cata-vento.
Em particular, Anafitika – na base da Acropólis – é uma deliciosa área que recria os estilos e atmosferas de uma vila grega. Além de simplesmente caminhar pelas ruas ou sentar-se num café para observar o movimento, o ponto alto de Plaka são seus vários museus.
♥ Olympieion (Templo de Zeus): nas proximidades dos Jardins Nacionais e de Plaka, encontramos um dos maiores templos do mundo antigo, sendo dedicado ao Deus de todos os Deuses, Zeus. Sua construção teve início em 515 a.C. e foi concluída somente 700 anos depois. O Olympieion fica ao leste da Acrópole, entre as avenidas Olgas e Amalias.
♥ Museu Arqueológico Nacional: lá está a maior coleção de antiguidades gregas do mundo. Foi aberto em 1891, centralizando as peças espalhadas por diversos pequenos museus atenienses. A coleção tem relíquias do período micênico, clássico, helenístico e romano, como vasos, estátuas e joias. Destaque para a Máscara de Agamenon, para peças encontradas em Tróia e para as estátuas de Afrodite com Pan, Eros e Poseidon.
HOSPEDAGEM DE PONTA
O belíssimo Hotel Grande Bretagne, com mais de 130 anos, é considerado um dos mais tradicionais hotéis de Atenas. Seus 320 apartamentos contam com encantadoras vistas para a Acrópole, o Parthenon e outros pontos históricos da cidade.
Dentre as opções gastronômicas, destaque para a cozinha grega do famoso GB Corner, bar-restaurante em estilo art déco do início do século 20. No spa, os visitantes desfrutam de tratamentos inspirados nos conhecimentos ocidentais e orientais.
RESTAURANTES IMPERDÍVEIS
♥ Tudor Hall: a vista para a Acrópole iluminada à noite já valeria a visita, mas a gastronomia também é memorável – pratos genuinamente gregos, preparados com elementos modernos, estão à disposição no cardápio.
♥ Palia Taverna Tou Psarra: a mais antiga taverna na região de Plaka serve a autêntica culinária grega, ressaltando sabores locais através de frescos frutos do mar. As mesinhas na calçada fazem com que o ambiente se torne ainda mais convidativo.
♥ Balthazar: difícil encontrar ambiente mais aconchegante do que esse para uma noite dedicada a provar o melhor da gastronomia mediterrânea e ótimos drinks. Com uma decoração incrível, o Balthazar de Atenas mescla cores e texturas, deixando o ambiente moderno e elegante.
Gostou das dicas da para uma lua de mel em Atenas? Veja outros roteiros exclusivos na coluna Honeymooners!
Créditos