Alentejo: parada obrigatória em Portugal

Por  |  0 Comentários


Você conhece Portugal? Saiba que os destinos imperdíveis (e super-românticos) do país vão muito além da capital Lisboa. A Teresa Perez Tours te dá as dicas!

Um mar de colinas douradas pelos trigais e prateadas pelas oliveiras forma a paisagem de Alentejo, região centro-sul de Portugal. Ideal para quem busca tranquilidade e cenários de tirar o fôlego, ela ocupa quase um terço do país, mas é habitada por apenas 10% de sua população.

Monumentos pré-históricos e castelos são um espetáculo à parte nesta terra habitada pelos gentis alentejanos, muito admirados por sua música e talento para o artesanato. Em outras localidades de Portugal, há quem brinque com seu ritmo vagaroso de levar a vida. Mas para que ter pressa quando se vive cercado de vinhedos e extensas planícies?

De grandes cooperativas a pequenos produtores, a região abriga inúmeras vinícolas de onde saem os mais vinhos artesanais e famosos rótulos, todos de boa qualidade. Em função disso, Alentejo foi consagrado como um dos maiores produtores de vinhos portugueses. A gastronomia também é destaque, com mesas fartas que confirmam como comer e beber são quase uma tradição na hora de celebrar.

Portugal - Lua de mel - Foto Teresa Perez Tours

3 PASSEIOS PARA INCLUIR NA AGENDA

Évora e Montemor-o-Novo: capital do Alentejo, a cidade é cercada por muralhas que guardam um centro histórico considerado pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade. O centro revela a história de Évora desde o domínio do Império Romano, expresso no ”Templo de Diana”, até a dinastia de Avis, representada pelo Palácio de D. Manuel, construído no século XVI em estilo gótico. Ao lado de Évora está Montemor-o-Novo – uma pequena, porém bela cidade com vilas histórica, museus e belos parques naturais.

Rota do Azeite Alentejano: ligeiramente espesso, frutado, com cor de ouro e por vezes com um ligeiro tom de verde – assim é o azeite da região. E não se esqueça, vale (muito!) a pena conhecer este ingrediente essencial da cozinha portuguesa. Em Moura, o Museu do Azeite (o Lagar de Varas do Fojo, do século XIX) é uma ótima primeira parada.

Continue a rota do azeite pela região do Alentejo Interior e siga para Portel, Vidigueira, Cuba, Alvito, Viana do Alentejo, Ferreira do Alentejo ou Beja. Em todas essas cidades há cooperativas de portas abertas, onde se pode provar um óleo de azeitona madura, temperado com ligeiro sabor maçã ou figo.

Portugal - Rota do azeite - Foto Teresa Perez Tours

 Roteiros de bike: conhecer o Alentejo de bicicleta é uma experiência enriquecedora. Os roteiros de bike podem ser realizados com o suporte de uma equipe especializada, contando com bikes especiais. Pedalando por entre vinhedos e oliveiras, é possível apreciar a beleza e a gastronomia da região.

Portugal - Passeios de bike - Foto Reprodução

ONDE SE HOSPEDAR?

L’AND Vineyards (Montemor): a beleza e os atrativos dos cenários ao redor já seriam motivo suficiente para reservar uma das 22 suítes deste hotel. Afinal, são vinhedos e castelos medievais, tudo a apenas 15 minutos de Évora. Mas o resort vai além. Com decoração e design contemporâneos, L’AND Vineyards promove uma atmosfera de sóbria sofisticação, contando com um conjunto de peças de arte, tecidos e móveis exclusivos.

A gastronomia é outro diferencial, reinterpretando a identidade da culinária portuguesa com foco nos ingredientes orgânicos e na harmonização com os melhores vinhos da região. Spa com tratamentos baseados em vinhoterapia, adega, wine club e atividades como passeios de balão, degustação de vinhos e yoga completam a experiência proposta pelo resort.

Portugal - Land Vineyards - Foto Divulgação

Convento do Espinheiro, Heritage Hotel & Spa (Évora): o hotel foi adaptado a partir de um convento do século XV, considerado Monumento Nacional de Portugal. O hotel se localiza às portas da histórica cidade de Évora e seus sofisticados apartamentos e suítes contam com decoração elegante e de muito bom gosto, além de vistas espetaculares da planície alentejana. Seus hóspedes também podem desfrutar os diversos tratamentos relaxantes do Diana Spa e ótimas opções gastronômicas – como um requintado jantar no Restaurante Divinus, localizado na antiga adega do convento.

Portugal - Convento do Espinheiro - Foto Divulgação

Herdade da Malhadinha Nova Country House & Spa (Albernoa): este hotel alia o melhor das tradições portuguesas ao conforto e design contemporâneos. Móveis e iluminação de Philipe Starck, Charles & Ray Eames ou Mariano Fortuny estão presentes num ambiente rural e acolhedor para propiciar experiências exclusivas, que incluem massagens de vinhoterapia, jantares ao som de música tradicional e semanas temáticas de fotografia, pintura, gastronomia, aventura, vinho, yoga e hipismo. Rodeado por 35 hectares de vinhedos próprios, ele ainda abriga um restaurante gourmet, adega e piscina.

Portugal - Herdade da Malhadinha - Foto Divulgação

PARA ABRIR O APETITE!

Luar de Janeiro: um dos mais conhecidos e bem conceituados restaurantes da cidade de Évora, oferece tradição de bom serviço e cozinha de qualidade elevada. Dentre suas especialidades merecem destaque as entradas de salada de bacalhau com grão e os torresmos do rissol.

Portugal - Luar de Janeiro - Foto Divulgação

L’AND by Miguel Laffan: as novas interpretações das receitas tradicionais portuguesas ganham elementos contemporâneos e orientais neste restaurante. Após a escolha do prato, um sommelier irá propor uma bebida que se harmonize perfeitamente à opção escolhida. Harmonização é assunto sério!

Portugal - L'AND by Miguel Laffan - Foto Divulgação

Gostou dessas dicas? Veja um roteiro completo para Lisboa, capital de Portugal.


Créditos

1 a 7- Tereza Perez Tours  |  8- Reprodução  |  9 a 19- Divulgação

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.