5 lugares imperdíveis para um roteiro a dois na Croácia

Por  |  0 Comentários


Que tal uma lua de mel na a Croácia? Não importa se você já tem interesse em conhecer o país ou se nunca ouviu falar de sua rica arquitetura e paisagens de tirar o fôlego: aqui encontrará as melhores dicas para uma viagem a dois inesquecível!

A geografia foi bastante generosa com a Croácia, país banhado pelo Mar Adriático que abriga pouco mais de 4 milhões de habitantes. Dona de inúmeros Patrimônios da Humanidade oficialmente declarados pela Unesco, suas cidades têm arquitetura esplendorosa e, como se não bastasse, parecem emolduradas por um mar de beleza estonteante. A diversidade das paisagens croatas chama atenção e é por essas e outras que o local entrou para a lista de lugares mais badalados do verão europeu.

Nos entornos de Zagorje, a norte da capital Zagreb, predominam as colinas, enquanto a fértil planície da Panonia é delimitada a leste pelos rios Drava, Danúbio e Sava. Florestas cobrem mais de um terço do país, mas é a costa da Dalmácia – também conhecida como Costa Dálmata – que concentra as maiores atrações. Elas incluem ilhas como Hvar e Korcula, onde teria nascido Marco Polo, e as belas cidades de Split e Dubrovnik.

Os nomes são difíceis, sabemos, mas a separou as melhores dicas de onde ficar e o que fazer se a sua ideia é passar a lua de mel na Croácia. Vamos lá?

Lua de mel na Croácia - Mar Adriático - Foto:


Curiosidade:
república mais próspera da ex-Iugoslávia, a localização estratégica da Croácia lhe rendeu importantes alianças políticas desde os tempos mais remotos. Por volta do século XIII, por exemplo, foi forte aliada do império veneziano porque suas ilhas e cidades costeiras faziam parte da rota de mercadores a caminho do Oriente. A alta rotatividade fez com que o local se tornasse, com o passar do tempo, um fascinante mosaico cultural.

LOCAIS MAIS BADALADOS

1. HVAR

Com uma herança cultural que remonta à Grécia antiga, está no top 10 de ilhas mais belas do mundo. Suas baías têm águas cristalinas em diversos tons de azul e o destino se tornou ainda mais atrativo após ser comparado a Ibiza, na Espanha, e St. Tropez, na Riviera Francesa. Quer mais uma razão para conhecer Hvar? Em seu interior florescem vastos e perfumados campos de alfazema, além de vinhedos e olivais. Uma paisagem tipicamente mediterrânea e muito romântica!   

Lua de mel na Croácia - Hvar - Foto:

Raio-x cultural: Hvar, capital da ilha de mesmo nome, foi um importante porto do império veneziano e, sob seu comando, enriqueceu exportando vinhos, figos e pescados. Através dos séculos, se manteve como um respeitável centro cultural, ganhando destaque em diversas áreas do conhecimento, como literatura, arquitetura, escultura, pintura e música. Na cidade não circulam carros e suas ruas convergem em uma grande praça – a maior da Dalmácia – onde estão a Catedral e o Arsenal. Muralhas fortificadas vigiam o porto e proporcionam belíssimas vistas panorâmicas.

Lua de mel na Croácia - Hvar - Foto:

Adriana Hvar Marina Hotel & Spa: com estilo contemporâneo, o hotel dispõe de quartos e suítes com tons claros, mesclados a materiais naturais e detalhes em madeira. O excelente Sensorí Spa oferece diversos tipos de tratamentos e massagens, além de atividades especiais, como yoga. No terraço estão a piscina de água do mar e o bar, com espetacular vista para os principais pontos turísticos da cidade.

Lua de mel na Croácia - Adriana Hvar Marina Hotel & Spa - Foto: Divulgação

2. ILHA DE KORCULA

Uma das maiores ilhas do Mar Adriático, mais de 50% do seu território é ocupado por florestas, tornando o local um verdadeiro paraíso ecológico. Muralhas históricas do século XV se mesclam a ruas estreitas e inclinadas para compor um cenário de filme que – pasmem – disputa com Veneza o título de cidade natal de Marco Polo, escritor e um dos maiores exploradores da Idade Média.

Lua de mel na Croácia - Ilha de Korcula - Foto:

3. ZAGREB

Capital da Croácia e única cidade com mais de um milhão de habitantes, Zagreb está localizada na região noroeste do país. Apesar dos conflitos da desintegração da Iugoslávia nos anos 90, a calmaria do local parece ter sido intocada. Os prédios – alguns deteriorados – marcam sua história, que fica ainda mais atrativa durante o verão. Com menos turistas, a cidade se transforma em um cenário quase particular, que merece ser vivido e apreciado de alguma das agradáveis cafeterias espalhadas por suas ruas.

Gentileza estampada em cada esquina: o ritmo de vida em Zagreb é vagaroso e seus moradores são educados e serenos. Por isso, anote a dica: sempre diga hvala quando estiver por lá. A palavra significa obrigado e é utilizada a todo tempo pelos croatas.

Lua de mel na Croácia - Zagreb - Foto:

Esplanade Zagreb Hotel: desde 1925, ano de sua construção, o imponente hotel se tornou um verdadeiro marco na capital croata. Conhecido pelo alto padrão de serviços e quartos impecáveis, seus restaurantes disponibilizam aos visitantes belíssimas vistas da cidade, além do melhor que as culinárias croata e francesa podem oferecer.

Lua de mel na Croácia - Esplanade Zagreb Hotel - Foto: Divulgação

4. SPLIT

O centro histórico da belíssima Split, um dos muitos Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco em solo croata, desenvolve-se a partir do Palácio do Imperador Diocleciano, um dos mais preservados do mundo romano. Vibrante e belo, o centro antigo da cidade resplandece ao sul da península. Resguardado do mar aberto por inúmeras ilhas, ele se caracteriza por suas ruas estreitas, igrejas, praças arborizadas, casas de pedra e construções que alternam os estilos renascentista e gótico veneziano.

Contraste de estilos: pelas ruelas de Split é comum ver carros importados ao lado de verdadeiros “calhambeques” e antigos conjuntos habitacionais dos tempos do comunismo, quando a Croácia ainda fazia parte da antiga Iugoslávia. Um show para os olhos que, certamente, irá render belos cliques!

Lua de mel na Croácia - Split - Foto:

Vestibul Palace Hotel: localiza-se no coração da bela Split, dentro dos muros do Palácio Dioclesiano, entre a Catedral e a Praça Peristil. Este hotel boutique foi criado pela junção de três palácios de três diferentes períodos: romano, gótico e renascentista. A bela propriedade combina o design moderno de seu interior às paredes originais de sua estrutura. Nada mal, hein?

Lua de mel na Croácia - Vestibul Palace Hotel - Foto: Divulgação

Marmont Hotel Split: outra ótima opção, este hotel também está situado próximo aos principais pontos turísticos de Split e, de quebra, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Seus 21 quartos têm decoração contemporânea e minimalista, com detalhes em madeira escura.

Lua de mel na Croácia - Marmont Hotel - Foto: Divulgação

5. DUBROVNIK

Aclamada como a joia do Adriático, Dubrovnik é uma verdadeira obra de arte barroca e renascentista. Transbordando charme, seu centro histórico é mais um dos inúmeros Patrimônios da Humanidade da Croácia. Ruas ancestrais são ladeadas por palácios de pedra e construções em estilo veneziano. Além disso, a cidade é cercada por uma muralha debruçada sobre o mar, de onde se têm incríveis vistas panorâmicas da região.

Contexto histórico: durante o conflito com o exército sérvio pela independência da antiga Iugoslávia, em 1991, a cidade sofreu bombardeios e teve muitos de seus tesouros destruídos, tendo passado por um incrível programa de restauração patrocinado pela Unesco.

Lua de mel na Croácia - Dubrovnik - Foto:

Villa Dobrovnik: este hotel fica no alto de uma encosta, com belíssima vista para o Mar Adriático. A atmosfera romântica e aconchegante é ideal para aqueles que procuram o máximo de conforto em um destino de charme. Os quartos e suítes são espaçosos, decorados em estilo contemporâneo e possuem deslumbrantes vistas para o mar a partir de suas sacadas.

Lua de mel da Croácia - Villa Dubrovnik - Foto: Divulgação

Bellevue Hotel: no topo de um penhasco sobre a baía de Miramare e a pouca distância do centro antigo de Dubrovnik está o Bellevue Hotel, um verdadeiro santuário para aqueles que procuram relaxar e despertar seus sentidos. O interior da construção foi cuidadosamente decorado com o conceito art-chic, materiais orgânicos e atmosfera mediterrânea. Destaque para o passeio de iate particular oferecido pelo hotel. O prazer de velejar através do Mar Adriático é daquelas experiências que misturam aventura e contato com a natureza e não deixam ninguém indiferente.

Lua de mel da Croácia - Hotel Bellevue - Foto: Divulgação

Gostou das dicas da para uma incrível lua de mel na Croácia? A cada semana trazemos um roteiro diferente, confira outros destinos incríveis em nosso site!

Texto editado por Ana Siqueira

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Com 28 anos, a Teresa Perez é especialista em criar roteiros personalizados. Os programas são preparados de acordo com os interesses de cada casal. Telefones (11) 3799-4000 | (11) 3390-9000 | (61) 3217-2300.