Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

IC Week Curitiba: Tudo que você precisa saber sobre lista de convidados

Por  |  0 Comentários


A produtora e cerimonialista Silvia Lopes dá dicas preciosas para as noivas fecharem a lista de convidados para o grande dia

O último dia do Teatro IC começou recheado de atrações, a primeira delas foi uma mesa-redonda sobre “Casamento Inesquecível” com Luciana Krizanowski, Saulo da Olhares Films, Nizo Gomide, Amare Presentes, , Maria Ignez Simões e Maurício Xuxa da MX Sound Light Designer, em segui os sócios da Olhares Films subiram ao palco para um Talk Show sobre “Vídeos de Casamentos” e Paulo e Bárbara Trevisani falaram da “Mesa de Patisserie”, com direito a declaração de amor do casal que comemora 27 anos de casado.

A lista de convidados é sempre um assunto delicado. Será que eu tenho que convidar toda a minha família? Quais amigos posso cortar da lista? Como fazer esses cortes? Como sair de saia justas de pessoas que se convidam para o seu casamento? Essas e outras dúvidas frequentes entre noivas de todo o Brasil foram abordados no Talk Show de Silvia Lopes no Teatro IC, na décima edição do IC Week Curitiba. Selecionamos as principais dicas pra vocês:

  1. Todo casamento começa pela lista de convidados. Quantos? Quem? Qual é o perfil dos convidados?
  2. Você sabe quanto custa o convidado? A fórmula do casamento é simples: todos os serviços menos a produção da noiva resulta no seu custo por convidado.
  3. Como deve ser feita a lista de convidados? Essa lista deve ser feita no Excel, porque ela vai oscilar durante os meses de casamento. Toda lista de casamento deve ser uma planilha, com quantidade de convites, mais dez por cento para emergências. Começa com o nome que vai no convite, duas primeiras colunas quantidade de adultos e crianças e em seguida a coluna de RSVP. A criança não paga, mas ela senta, então precisa de um lugar. Pois quando estruturamos a lista de convidados também planejamos o layout da festa e o mapa de assentos.
  4. Sobrescrição de convites: regras de como são caligrafados os nomes nos convites. Não existe Sr. e Sr. e nem a palavra esposo.
  5. Quem define a lista de convidados? Aqui que começa uma grande negociação que deve acontecer no início do planejamento do casamento. Atenção: um convidado que recebe o convite 10 dias antes do casamento, enquanto outros convidados receberam com 40 dias de antecedência vai saber que foi colocado no banco de reservas.
  6. A família: é um assunto a ser tratado pelos noivos, sempre priorizando os mais próximos. Conversem com os pais, sogros e encontrem um denominador comum.
  7. E quando a sogra quer convidar muita gente? Eu sempre reforço que o ato de receber no casamento vai refletir na vida de casados a médio e longo prazo, evite situações que possam atrapalhar o relacionamento do casal. Existem coisas que valem uma pequena concessão!
  8. O que fazer com as crianças? Se tiver um grupo de crianças grande na festa, precisa considerar ter um buffet kids. Na lista, as crianças devem estar junto com a família, não façam mesa de crianças, elas precisam estar com a família.
  9. E quando o convidado convida? Convidado não convida. Etiqueta é uma bolinha de ping-pong, vai e volta, a educação sempre parte dos noivos.
  10. Devo convidar meu chefe: não é obrigatório, mas as pessoas acabam convidando por respeito!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Carioca apaixonada pelo Rio de Janeiro, mas curitibana de coração. Jornalista por vocação, adora escrever sobre moda, beleza, viagens e decoração. Fascinada pelo universo das festas, sonha com um casamento nas Maldivas.