Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

DJ de casamento: Pic Schmitz, um talento nato

Por  |  0 Comentários


Apaixonado pelo universo da música desde criança, esse DJ de casamento anima as pistas de dança com um repertório versátil e pra lá de original, sendo o House Music o ponto alto do set list. Conheça!

De forma precoce e quase autodidata, Pic Schmitz escutava, quando ainda era criança, diversos artistas que a maioria dos meninos daquela faixa etária não conhecia. Em função disso, sempre era escalado para fazer a trilha sonora das festas da escola, mas foi só em 1993, aos 13 anos, que assumiu de vez o papel de DJ na festa de aniversário da irmã de um amigo. E desde então, nunca mais parou. Amante da House Music, o DJ é conhecido por ter um instinto nato para a discotecagem, fazendo com que todas as suas produções sejam versáteis e tragam fortes referências – e talvez esse seja o segredo para preencher cada canto das pistas de dança no cenário nacional e internacional.

Segundo seu site oficial, o Sexy House, com vocais fortes, acompanhados por um coro de vozes, são sua especialidade. “Carisma também é algo necessário para todo DJ, e isto Pic tem de sobra – com a diferença de não demonstrar jogando as mãos para cima a cada minuto, mas transcendendo a energia da pista da maneira mais importante: tocando a música certa na hora exata”. E tamanho feeling musical abriu as portas não só para que ele se apresentasse em grandes eventos e casas noturnas, como também para participar da abertura de turnês de grandes artistas do cenário – como Kaskade e Grant Nelson – Brasil à fora.

Apesar de não ser o foco de seu trabalho, quando o assunto é casamento, Pic diz que seleciona a dedo aqueles em que marca presença, e por isso bate uma média de 10 ao ano.  “Faço eventos por todo o Brasil, mas tratando-se de casamentos, cada vez mais tenho feito eventos pelo exterior, em locais como Marrakech, Ibiza e Mykonos”, explica.

AGENDA E SERVIÇOS

  1. Como funciona para contratar o seu serviço?​ Sou representado pela agência DJcom, de Curitiba. São eles que cuidam da minha agenda e negociam com os contratantes.
  2. Quanto tempo você normalmente toca na festa? Não existe um tempo específico, vai de acordo com a festa. No contrato consta 2 horas de apresentação, mas isto é uma mera formalidade. De acordo com o que for solicitado pelo contratante, a apresentação pode ser mais curta ou mais longa.
  3. O que está incluído na contratação do serviço de DJ? ​Somente a apresentação em si. A aparelhagem deve ser fornecida pelo contratante, conforme o rider de palco enviado pela minha agência, assim como as despesas de logística.
  4. Quais as condições de pagamento e preço médio do seu trabalho? Trabalha com algumas opções de pacote? Caso sim, quais? Isso é negociado diretamente com a minha agência, a DJcom.

REUNIÕES

  1. Quantas reuniões costumam acontecer antes de fechar o contrato? Normalmente uma reunião algumas semanas antes da festa é o suficiente para conhecer um pouco do gosto dos noivos e o perfil dos convidados.

ESTILO

  1. Você tem um estilo específico? Toca de tudo? Segue alguma linha? Eu sou um DJ de música eletrônica (house music), portanto não toco de tudo. Porém no meu set, principalmente em casamentos, costumo apresentar diversas releituras de músicas conhecidas do rock e do pop desde a década de 70 até os dias atuais. Assim, o set acaba atingindo várias faixas etárias. Porém, pelo fato de muitas festas exigirem estilos musicais que não costumo tocar, como funk e sertanejo, por exemplo, eu costumo me apresentar como uma espécie de atração em meio ao set de algum outro DJ que toque de tudo.
  2. Se o casamento fosse seu, o que você tocaria? O meu gosto musical não é necessariamente o que eu tocaria na minha festa de casamento. Apesar de ser bem eclético, acho que é preciso adequar o que eu gosto com o que funciona na pista e aquilo que os convidados desejam ouvir. Provavelmente faria um set bem parecido com os que tenho tocado atualmente, misturando releituras de clássicos com hits do momento.

DICAS

  1. Pode dar uma dica para noivos que ainda não contrataram um DJ para o casamento? Acho importante saber o que se espera atingir na festa, qual o clima pretende-se criar, qual o perfil de som que os noivos e convidados gostam. Isso é o que determina qual DJ deverá ser contratado. Contratar alguém só pelo seu nome sem conhecer melhor o seu trabalho pode ser um grande erro. Também considero delicado colocar músicos acompanhando o DJ (saxofonista, violinista, etc.), pois muitas vezes isso cansa o público e “tranca” o andamento da festa. A festa deve fluir naturalmente e não ser um festival, um show. Quem precisa fazer a festa acontecer são os noivos e os convidados.
  2. O que é importante perguntar antes de contratar o serviço? Tudo o que vier na cabeça! Considero muito importante as conversas pré-casamento, é bom para as duas partes, e assim os noivos e o DJ contratado alinham as expectativas. Mas principalmente se ater na questão do perfil das pessoas e do que gostam musicalmente, para que ocorra um casamento de acordo com o que é esperado e o que será entregue. Acho fundamental também conversar sobre a programação da festa. Hoje em dia vejo festas com tantas atrações, que muitas vezes a pista parece que tranca. O casamento, na minha opinião, não deve ser um festival com diversas atrações acontecendo de tempos em tempos. As festas mais divertidas que toquei ou fui foram aquelas que o DJ pôde fazer um trabalho mais “a longo prazo” e sem interrupções. Acho que os convidados também se sentem mais à vontade assim.

Veja a matéria sobre os DJ’s tops de casamento do Rio Grande do Sul aqui.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista, tem 20 poucos anos e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!