5 dicas para o vestido das Mães dos Noivos

Por  |  0 Comentários


Depois do casal, as Mães dos Noivos são as pessoas mais importantes da cerimônia. Selecionamos algumas dicas para levar em consideração na hora de escolher o vestido delas e muitas inspirações. 

Texto Renata Rodrigues

É verdade que o casamento é uma comemoração importante para toda a família. Para as mães, a data tem um brilho especial afinal, não é todo dia que se casa um filho ou filha. Tão importante quanto o look da noiva é o vestido das mães dos noivos. Depois do casal, elas são as pessoas mais importantes da cerimônia e estão presentes em quase todos os momentos: na entrada, no altar, na recepção dos convidados, além de muitas fotografias.

Dada a importância da figura materna na ocasião, a escolha de seus vestidos deve ser feita com muita atenção e carinho. Alguns dos fatores que vão influenciar a escolha desse look são: o biotipo, o horário da cerimônia e gosto particular da mãe. Há aquelas que estarão confortáveis com um vestido mais ousado. Em compensação, outras mães vão se sentir mais à vontade com um modelo mais tradicional e discreto. Independente de qual seja o seu estilo e corpo, o look escolhido deve fazer com que você se sinta bem para viver esse grande dia.

Mas antes de partir para a maratona, é preciso alinhar com a noiva se ela já possui alguma preferência ou referências para indicar. De repente, ela já tem uma paleta de cores em mente para as mães e madrinhas e é importante respeitar esse desejo. Para ajudar as mães dos noivos, conversamos com estilistas e selecionamos alguns pontos para você levar em consideração quando for escolher seu vestido. Confira!

Vestido das Mães dos Noivos

Foto: Alexandre Rechtman

 

Respeite o biotipo das Mães dos Noivos

A primeira coisa que se deve fazer ao iniciar a pesquisa pelo vestido ideal é entender qual é o seu biotipo. “O maior problema que temos é pegar referência de um tipo de corpo e tom de pele muito diferentes do nosso e esperarmos que o efeito seja o mesmo”, conta a estilista Marcela Abdalla, do Meeck Atelier. Para não criar expectativas com modelos que não vão funcionar conforme o esperado no seu corpo, o primeiro é descobrir o seu biotipo e quais modelos são mais adequados a ele.

Claro que não há uma regra absoluta a ser seguida e as mães dos noivos estão livres para escolher o look que se sentirem mais confortáveis. Porém, é possível que as elas queiram disfarçar alguma área do corpo ou então evidenciar outras. Nesse caso, os estilistas são os profissionais que vão te auxiliar a encontrar um modelo que você se sinta confortável. “Você só vai saber o que fica bom no seu corpo quando provar. Esteja disposta a testar vários estilos e cores, até chegar ao modelo ideal. E sempre confie e ouça o estilista, nós lidamos com corpo no dia a dia e sabemos como te ajudar”, comenta Marcela.

Vestidos Meeck Atelier | Foto: Peônia Fotografia e Cinema

Atente-se ao horário e ao tipo de cerimônia

Antes de escolher modelos e cores, é preciso saber qual o horário previsto do casamento e qual o nível de formalidade. Isso porque cada tipo de cerimônia tem um dress code ideal. E dependendo do turno, o comprimento, o tecido, quantidade de brilho e as cores podem mudar.

Geralmente, nos casamentos diurnos o que predomina são cores mais claras, brilho discreto e tecidos mais leves. Mas não é regra. Além disso, de dia as mães dos noivos podem optar pelo charme dos comprimento midi ou longuete. Já para os casamentos noturnos, o comum aqui no Brasil é que o comprimento seja longo. Para essas ocasiões, as cores podem variar de acordo com o gosto das mães ou preferência da noiva.


Leia mais

+ Guia de Estilo da Mãe da Noiva

bg-divisoria

+ Karen Krummenauer dá dicas para não estourar o orçamento do casamento

bg-divisoria

+ Inspire-se no casamento ao ar livre da Miss Universo Austrália

 


Busque referências

Um dos primeiros passos quando se sabe da existência de um casamento é pesquisar referências de modelos, cores e estilos. Mas antes de se jogar em sites de busca, é importante ter em mente os tópicos acima: biotipo, horário e tipo de cerimônia. Feito isso, as mães e a noiva já podem se jogar no pinterest.

Montar uma pasta de referência ou salvar imagens que te atraem pode ajudar a guiar seu estilo na hora de encontrar o look ideal em uma loja de vestidos de festa. Caso você opte pelo design exclusivo de um estilista, essas inspirações também podem ajudar o profissional a entender seus gostos e combiná-los a um modelo que seja do seu agrado.

Além disso, o site da Inesquecível Casamento também está recheado de conteúdos sobre mães dos noivos e fotos de casamentos incríveis que podem chamar sua atenção. Não deixe de conferir!

Foto: Braza Fotografia

A cor do vestido das Mães dos Noivos

Além do horário influenciar na escolha da cor, a noiva também pode decidir por harmonizar o altar com uma paleta única. Sendo esse o caso, a missão é encontrar uma tonalidade que harmonize o máximo com seu tom de pele e não ‘apague’ sua beleza. O ideal é que o look das mães não seja nem da mesma cor das madrinhas nem da mesma cor da decoração.

Um recurso recente que tem se popularizado no Brasil é a análise de coloração pessoal. Esse estudo busca encontrar qual paleta de cores combina mais com as diferentes tonalidades de pele existentes. Marie Lafayette conta que a análise pode ajudar não só na escolha da cor mas também do tecido. “Escolhendo a cor certa que fica bem no seu tom de pele, as chances de se apaixonar pelo modelo final são muito maiores!”.

“Existem tendências de cores que podemos seguir, obviamente, mas nem sempre a cliente se sente confortável com a cor da moda. A principal dica é respeitar o estilo pessoal de cada uma” comenta Marie Lafaytette.

Vestido Mãe da Noiva: Marie Lafayette. | Foto: Renata Xavier

Não precisa ser um vestido

Com o passar dos anos, a moda tem democratizado bastante os looks de casamento. Hoje em dia, por exemplo, não é regra que as mães dos noivos usem vestido. Elas podem optar por outras peças tão elegantes quanto, mas que trazem mais conforto, como os macacões, terninhos ou combinação de blusa e saia.

Acima de cor, modelo e tecido, o que importa é que no grande dia as mães estejam se sentindo bem com as roupas escolhidas. E claro, confortáveis para focar no principal: o casamento de seus filhos. Depois dessas dicas, ficou um pouco mais fácil escolher o vestido das mães dos noivos, não? A seguir temos mais modelos para você se inspirar!

Foto: Tulio Couto

Foto: Hugo Carneiro

Foto: Hugo Carneiro

Foto: Marina Fava

Foto: Studio Equipe

Foto: Studio Megazap

Foto: Felipe Sales

Foto: Marina Fava

Foto: William Nihues

Foto: Ricky Arruda

Foto: Lucas Costa Photos

Foto: Lincoln Iff e Eduardo Iff

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr