Vestido de noiva por Solaine Piccoli, inspiração de sobra em modelos perfeitos

Por  |  0 Comentários


Texto Fábia Zuanetti

Talento e sensibilidade tornam a parceria, entre mãe e filha, cada vez mais marcante… sobretudo, ao produzirem o vestido de noiva perfeito para quem deseja arrasar no grande dia!

Gabriela e Solaine Piccoli - Foto Everton RosaOs olhos claros e cintilantes não apenas compõem a delicadeza do rosto e da personalidade da estilista Solaine Piccoli, 67. Eles também estão sensivelmente atentos aos mínimos detalhes das noivas que chegam ao seu ateliê em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Solaine começa analisando o horário e o local do casamento da cliente e que tipo de recepção será oferecido. Além disso, mantém a flexibilidade no momento da criação. “Se a noiva pede alguma mudança, eu faço. É ela quem tem que se sentir satisfeita”, afirma.

Ao longo de 38 anos de carreira, a gaúcha conta que foram mais de cinco mil noivas atendidas. Entres as clientes, há até famosas, como Shirley Mallmann e Rafaela Bündchen, irmã da top model de mesmo sobrenome. Segundo Solaine, não existe uma fórmula para este sucesso. O caminho é a observação e uma longa conversa com a cliente. “Minha atenção está na noiva, em sua personalidade, em seus anseios e desejos”, conta a artista.

Não é à toa que Solaine é, atualmente, um dos nomes mais lembrados no universo da moda para noivas. A dedicação é tanta, que a estilista passa cerca de dez horas por dia trabalhando em suas peças. Tanta disposição vem da vocação descoberta quando ainda menina. Nascida em uma família de costureiras, quando criança, ajudava sua mãe fazendo pequenas flores de cetim. Ter crescido assistindo a arte da costura e do estilo romântico, com certeza, influenciou em sua personalidade. “Na minha família”, conta, “avó, mãe, três irmãs e três sobrinhas também trabalharam e trabalham no ramo. Está no sangue!”, brinca.

Vestido de noiva em renda Solaine Piccoli - Foto Hiperfashion Estúdio CriativoVestido de noiva bordado em pérolas Solaine Piccoli - Foto Hiperfashion Estúdio CriativoVestido de noiva com saia em cetim e cintura marcada por cinto arrematado em laço Solaine Piccoli - Foto Hiperfashion Estúdio Criativo

Aos 12 anos de idade, a rio-grandense fez seu primeiro vestido. E, depois disso, nunca mais parou. Isso porque, como se não bastasse a influência dos membros da família, houve um momento especial na juventude de Solaine que a fez despertar para seu talento. Ao ir pela primeira vez ao cinema, ficou fascinada com as cenas do clássico Sissi, A Imperatriz (Ernst Marischka, 1956). Esse primeiro contato foi determinante para o início da carreira. “Foi aí que passei a fazer minhas próprias roupas e costurar para as amigas”, revela.

Formada em Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), ao se casar, em 1973, a estilista já esbanjava ousadia e segurança suficientes para criar seu próprio vestido de cerimônia. Passados quase 40 anos, Solaine retornou às suas raízes e se inspirou em grandes atrizes do cinema clássico, como Bonequinha de Luxo, Maria Antonieta e Elizabeth, para lançar sua primeira coleção prêt-a-port. Depois disso lançou, em 2012, a coleção Divas; em 2013 a coleção Sissi – Simplesmente Sublime; em 2014 Looking for Love e por último, neste ano de 2015, Solaine lançou a coleção Rainha Victoria com vestidos produzidos em renda chantilly francesa, renda Italiana, cetim duchesse, tule francês, tule Illusion e bordado em pérolas, cristais swarovski e madrepérolas. Destaque para um dos vestidos carro-chefe da coleção, todo em renda chantilly francesa dourada com bordado com cristais.Toda a beleza do vestido de noiva da coleção Rainha Victoria 2015 - Solaine Piccoli - Foto Arlindo Namour FilhoLindo vestido de noiva no tom de dourado - Solaine Piccoli - Foto Hiperfashion Estúdio Criativo Vestido de noiva bordado em pérolas da coleção Rainha Victoria 2015 - Solaine Piccoli - Foto Arlindo Namour FilhoNos últimos anos, Solaine tem recebido noivas de todo o Brasil, sem contar o  grande número de pedidos da região oeste do país. Para atender melhor a este público, ela também mantém um ateliê na cidade de São Paulo. Para isso, conta com a ajuda da filha Gabriela Piccoli, 40, também estilista que está à frente dos negócios na capital e assina as coleções juntamente com a Solaine. E como não poderia deixar de ser, suas duas outras filhas, a Camila e a Júlia, também dedicam seus dias à arte de desenhar vestidos. Camila trabalha juntamente com Solaine no atelier em Porto Alegre, enquanto Júlia se divide entre a faculdade de moda, onde dá aulas, e o atelier. Uma coisa é certa, se depender da paixão de Solaine e suas filhas, o dom de tornar o vestido dos sonhos em realidade durará ainda por muitas gerações.

Vestido de noiva em corselet de um ombro só - Solaine Piccoli - Foto Irit FotografiasVestido de noiva em renda Solaine Piccoli - Foto Anna Quast e Ricky ArrudaElegante vestido da noiva Louise Ramos com manga rendada - Solaine Piccoli - Foto Everton Rosa

Conhece nosso Guia de Fornecedores? Veja quem são os profissionais mais indicados pela Inesquecível Casamento e acerte na escolha!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr