Vera Andrade: a arte de adoçar (ainda mais) a vida a dois

Por  |  1 Comentário


Texto Erika Farias

Reza a tradição que o bolo de casamento simboliza sorte e prosperidade. Se ele for preparado pela cake designer Vera Andrade, somam-se ainda garantia de sabor incomparável, sofisticação e beleza de tirar o fôlego. Há mais de 30 anos no mercado, Vera entende como poucos a arte de transformar sonhos nas mais inesquecíveis delícias açucaradas. E não bastasse o talento (de sobra), é completamente apaixonada pelo que faz.

A cake designer Vera Andrade - Foto Gilson AlmeidaÉ bem possível que o dom para a culinária tenha vindo no DNA. Nascida em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a profissional – com descendência alemã por parte de mãe, e italiana por parte de pai – cresceu em uma família na qual as avós cozinhavam muitíssimo bem, e a hora das refeições era sagrada, com direito a reunião de todos os membros em torno da mesa. “Desde pequena eu já me interessava em ajudar a preparar os pratos. Lembro que aos seis anos fiz minha primeira ‘cuca’, um pão doce com frutas. Depois disso, nunca mais deixei de ajudar nessas tarefas, que pra mim, eram extremamente prazerosas”, conta.

Apesar da vocação, Vera se formou como pedagoga e trabalhou alguns anos na área. Foi quando casou e se mudou para o Rio de Janeiro, que os bolos para amigos e familiares tornaram-se frequentes. Na verdade, conta ela, foi depois do sucesso do primeiro – feito para sua sobrinha – que não parou mais. Doze anos depois de abrir sua primeira empresa – de comidas congeladas – onde dividia seu tempo entre seu “carro chefe” e pratos salgados, era chegada a hora de se dedicar integralmente àquilo que realmente a encantava: os bolos.

Parceira da Inesquecível Casamento desde o começo, a cake designer relembra as complicações deste reinício de carreira, como os poucos espaços para divulgar seus trabalhos. “Foi nesta ocasião que surgiu a IC, onde todos nós, profissionais da área de festas, podíamos expor nosso trabalho e onde as noivinhas cariocas faziam consultas e tiravam suas dúvidas. A revista tornou-se uma bíblia de consulta para as noivas e foi uma alavanca para impulsionar nosso trabalho”, comenta.

A cake designer Vera Andrade dando os últimos retoques no bolo de casamento de sua filha - Foto Gilson Almeida

Hoje, a artista só tem motivos para comemorar. “Trabalhar com noivos é um exercício de emoção total. Há um envolvimento entre a boleira e os sonhos da noiva, gerando confiança e amizade. Isto tudo é traduzido pelas mensagens recebidas após o casamento”, relata a profissional, que dá ainda dicas valiosas sobre os bolos da moda. “Atualmente eles estão altos, com vários andares e muitos detalhes (rendas, laços, guirlanda de flores e drapeados). Mas o bolo todo branco, clássico e elegante é aquele que nunca sai de moda.”

Sobre o que ainda falta conquistar, Vera é modesta. “Amo o que faço; por isso minha conquista acontece a cada dia, com cada casalzinho que chega ao meu escritório. E com isso, cada trabalho que entrego é uma satisfação pessoal e mais uma conquista pra mim”, revela com a sabedoria de quem sabe que é essa paixão, um dos ingredientes principais do seu tão famoso bolo.

Bolos clássicos para casamento por Vera Andrade - Fotos Aline Machado e The Kiwi StudioNaked cake para casamento por Vera Andrade - Foto Ribas

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr