Um toque de Mônica Lipiani

Por  |  0 Comentários


Minimalista e passando longe de excessos, a decoradora que conquistou Minas Gerais (e em breve o país inteiro!) compartilha sua história conosco e revela o que há por trás da marca que carrega seu nome. Saiba tudo agora!

 - Foto Fernando Trancoso, 54, carrega na veia o sangue de uma família de artistas. A mãe, uma artista plástica à frente de seu tempo, supertalentosa e criativa, era sua maior incentivadora – não à toa permitia que a filha mudasse, de tempos em tempos, os móveis de lugar ou o quarto de cor. Elas mal sabiam, mas aquele era o começo de tudo. No decorrer dos anos, teve a certeza de que gostava de tudo ligado à arte, criação, comunicação, beleza, composição, design e – por último, mas não menos importante – decoração. Daí surgiu sua formação profissional em Comunicação Visual – História da Arte, e também a oportunidade de estudar design de loja em Paris, aos 18 anos, após um período em que trabalhou no ramo, em uma empresa conhecida como Vitrine’s. Foi nela, inclusive, seu primeiro investimento como sócia quando voltou ao Brasil. Ali construiu, em meio as melhores lojas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, duas décadas de experiência e puro profissionalismo – até chegar o dia em que a necessidade de mudar de ares foi vital.

Ao lado do irmão, trabalhou na parte cultural de um banco, incentivando empresas através da Lei Rouanet – ela estabelece as normativas de como o Governo Federal deve disponibilizar recursos para a realização de projetos artístico-culturais –, paralelo ao período em que a prima Eliana Lipiani entrava no mundo dos eventos com suas velas para locação. “A empolgação dela se tornou minha. Saí do banco e com a cara, coragem e muita vontade, montei minha primeira empresa de decoração de festas. Os amigos foram nossos primeiros fregueses e com o tempo ganhamos credibilidade. Depois dela que veio a Decoração de Eventos. Hoje estamos aqui, realizando nosso sonho e os dos nossos clientes”, relembra.

Dia a dia superando os desafios de se reinventar e de estar à frente com novas ideias e conceitos, hoje a marca é uma das mais consagradas nas regiões das Minas Gerais e também alça voos (brilhantemente!) em outros estados do país, em uma média de 50 produções ao ano. Como diferencial, acredita sempre que menos é mais. “A elegância não está no over, ela está no bom senso de uma composição bem elaborada. Quem fecha conosco está procurando esse equilíbrio e sofisticação”. Além disso, a empresa também faz projetos personalizados, apresentando um layout aos clientes com minuciosos detalhes de móveis, lustres e arranjos – todos, sem exceção, assinados e elaborados pela própria Mônica – antes mesmo de firmarem contrato. Afinal, ela, que não abre mão de estar presente na montagem de cada evento, acredita que essa é a forma de demonstrar profissionalismo e garantir que o que estão comprando será fielmente entregue.

: decoração de casamento clássica - Foto Lucas NishimotoAtualmente, seu dream team é composto por uma líder principal, uma vice-líder, arquitetas, designers, diretor operacional e encarregados da produção. Nos dias da execução das festas, contam também com o auxílio de floristas, ajudantes e carreteiros, todos previamente escolhidos a dedo, em uma parceria que vem de anos. É dessa forma que conseguem harmonizar flores exóticas e frescas em arranjos diferenciados – principalmente de Callas, suas favoritas –, e uma iluminação excelente, composta de muitas velas – de preferência, da prima Eliana, sua precursora no mundo dos casamentos. Para a decoradora, esses são os elementos necessários para alcançar o verdadeiro sucesso dos projetos decorativos.

Quando falamos de inspirações, Mônica é cética em dizer que todas elas surgem a partir de sua própria clientela, no processo em que ouve seus desejos e sonhos como uma verdadeira psicóloga, em um escritório localizado na capital mineira. “Somos fiéis aos sonhos dos clientes. Hoje, todos chegam com os celulares lotados de referências. Primeiro, tentamos ajudar a definir o estilo, depois entramos com algumas ‘regrinhas’ básicas para elaborar um projeto bonito e funcional”. O principal segredo, segundo ela, é tanto respeitar os desejos de cada pessoa, como se manter em constante atualização e conhecer as tendências – mas jamais se prender a elas. “O que nos encanta é estar transformando espaços, criando ambientes e florindo as festas”, finaliza.

TOP 5: + SOBRE ELA

Meu momento preferido é… “Quando os clientes me dão o feedback da decoração”

Qual o segredo para realizar um bom trabalho? “Amar o que faz, saber o que está fazendo e ter muito comprometimento com os clientes”

O que não pode faltar em uma decoração de casamento? “Cor!”

Estilo de casamento preferido: “Os minimalistas, pois gosto e acredito no conceito. Não sou de excessos”

Arrisca trabalhar em mais de um casamento por dia? “Claro! Temos mão de obra e logística”

: decoração de casamento em tons pastel - Foto Lucas NishimotoTENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO PARA 2018 

  • O cinza entra com tudo
  • Flores coloridíssimas
  • O rústico volta em forma de boho
  • Festas clássicas e básicas
  • Menos brilho, menos cristal e mais velas

: decoração de casamento rústica - Foto Lucas Nishimoto : decoração de casamento rústico-chique - Foto Lucas Nishimoto: decoração de casamento colorida - Foto Lucas Nishimoto: arranjo de flores para decoração de casamento colorida - Foto Lucas Nishimoto

OLHA O QUE O PADRE FÁBIO DE MELO DISSE SOBRE ELA! Começa em 41:00

https://www.youtube.com/watch?v=Wdyc__tZGdg

Acompanhe mais novidades sobre aqui no nosso site!


CRÉDITOS

1, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14. Lucas Nishimoto | 2. Fernando Trancoso

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista, tem 20 poucos anos e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!