Ricardo Almeida, o alfaiate dos noivos

Por  |  3 Comentários


Texto Danielle Sanches

Ricardo Almeida - Foto DivulgaçãoEstar com o visual perfeito no grande dia também é uma preocupação dos noivos. Especializado em ajudar os homens nessa tarefa, o estilista Ricardo Almeida prepara ternos e camisas feitos sob medida. Autodidata e dono de oito lojas pelo Brasil, ele hoje possui um ateliê só seu na rua Bela Cintra, onde atende clientes em busca de ternos sob medida. O estilista conta à Inesquecível Casamento um pouco sobre sua trajetória e o que considera indispensável para um noivo brilhar no casamento. Confira:

“Sigo muito minha intuição e prezo muito pelo acabamento e qualidade do que faço. Sou extremamente ligado aos detalhes de cada peça confeccionada por mim”

Inesquecível Casamento: Você sempre soube que seguiria carreira no mundo da moda?

Ricardo Almeida: Bom, convivi com esse universo desde pequeno, trabalhando com meu pai em sua loja, a Casa Almeida, especializada em cama, mesa e banho. Foi ali que vivi as minhas primeiras experiências com tecidos, vendas e comércio. Atuei também como representante de vendas na adolescência e acabei me envolvendo mais e mais com o setor de confecções e vendas.

E como se especializou em alfaiataria masculina?

Isso veio em 1977, quando tinha 22 anos e trabalhei em uma camisaria. Me apaixonei por tecidos e modelagem e passei a me dedicar a isso. Procurava livros sobre o assunto, pedia dicas de profissionais renomados e buscava tendências em viagens ao exterior. Em 1983, decidi abrir meu próprio negócio e formar minha equipe.

Terno do noivo Ricardo Almeida - Casamento Priscila Zarth e Marco Vilarinho - Foto Michel CastroMaking Off do noivo - Casamento Priscila Zarth e Marco Vilarinho - Foto Michel CastroDestaque para a harmoniosa composição entre o vestido da noiva e o sofisticado traje do noivo Ricardo Almeida - Casamento Priscila Zarth e Marco Vilarinho - Foto Michel Castro

Qual é a sua rotina de trabalho hoje?

Passo metade do meu dia na fábrica, entre as máquinas de costura e mesas de modelagem, sempre averiguando e acompanhando toda a produção. Também faço trajes sob medida para homens que buscam algo especial.

Conte mais sobre como é trabalhar com trajes sob medida.

Muitos noivos querem vestir o melhor terno de suas vidas para celebrar e eternizar o momento. Nesses casos, geralmente atendo os clientes no meu ateliê, onde tiro as medidas e converso sobre o que eles desejam. A partir disso, acompanho todo o processo: provas, escolha do tecido, aviamentos e modelagem. Também faço o papel de stylist e dou palpites sobre modelos, sapatos, gravatas etc.

As noivas palpitam muito na hora de escolher a roupa do noivo?

Elas já sabem o que eles vão usar um ano antes! E acho isso ótimo, pois as mulheres geralmente têm uma visão mais moderna e adoram ver o noivo com modelagens mais sequinhas, que valorizam o corpo masculino e de quebra ajudam a esconder os quilinhos a mais. Além disso, elas também desejam um companheiro bem vestido para levá-las ao altar.

O que você considera um traje impecável para o noivo?

Aposto nos ternos com modelagens mais justas, chamadas “slim fit”, ao invés das modelagens mais largas usadas antigamente. Isso porque o homem contemporâneo cuida mais da aparência e esse corte valoriza o corpo, além de projetar um visual mais longilíneo.

Atualmente, é possível ousar no visual mesmo em um evento tradicional como o casamento?

Sim. O conjunto de calça, colete e paletó é sempre clássico; contudo, quem deseja uma leitura mais moderna pode optar por uma modelagem mais sequinha – como a “slim fit” – e também brincar com forros coloridos na parte de trás dos coletes. Usamos muito isso em nossas produções e já se tornou uma marca registrada de nossas produções. Blazers mais curtos também ficam ótimos e conferem modernidade ao visual.

Traje para casamento diurno Ricardo Almeida - Casamento Angelica Erthal e Brian - Foto Willians Dias

Em sua opinião, o que faz o homem se sentir mais seguro ao vestir a roupa do grande dia?

O noivo quer estar elegante e alinhado no casamento, além de ter a segurança que está vestido para a ocasião. Por isso, acredito que é importante adequar o traje ao estilo da cerimônia. Outro ponto importante é que o conforto, pois eles também querem se divertir na festa, dançar e comemorar com os amigos. Então, acredito que uma boa modelagem é importante para não atrapalhar em nada o momento tão especial.

Confira também outras dicas superespeciais para não errar na hora de escolher o traje do noivo!

Desfile IC Week RJ 2014 Ricardo Almeida - Foto Sabrina VasconcelosO ator Murilo Rosa e o diretor da Inesquecível Casamento, Fabiano Niederauer também desfilaram pela grife Ricardo Almeida na IC Week RJ 2014 - Foto Sabrina VasconcelosOs cerimonialistas, Roberto Cohen à esquerda e Ricardo Stambowsky à direita desfilando pela grife Ricardo Almeida na IC Week RJ 2014 - Foto Sabrina VasconcelosOutros modelos desfilaram as tendências no quesito traje do noivo pela grife Ricardo Almeida - Foto Sabrina VasconcelosO decorador Léo Araújo e o ator Luigi Baricelli mostraram as novidades Ricardo Almeida em trajes mais claros para casamentos diurnos  - Foto Sabrina Vasconcelos

Final do desfile Ricardo Almeida na IC Week RJ 2014 - Foto Sabrina Vasconcelos

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr