Traje do noivo: o cavalheiro moderno da Alberto Gentleman

Por  |  0 Comentários


O traje do noivo ganha um novo conceito quando desenvolvido pelos mestres da .

Elegância e exclusividade para o homem sofisticado, moderno e bem sucedido, essa é a marca registrada da . Referência em estilo e alfaiataria, a loja trabalha com os melhores tecidos do mundo, e faz parte do grupo Casa Alberto, fundado em 1939. Criada em 1997, a veio com a proposta de atender ao homem elegante carioca. O design das lojas foi inspirado nos pubs ingleses e nos produtos contam com uma grande variedade de roupas prontas (ternos, camisas, ternos com colete, sapatos, gravatas, entre outros) e também com um serviço exclusivo sob medida, onde o cliente pode escolher o tecido com o qual seu traje será confeccionado.

No mercado de casamentos o serviço sob medida é o mais procurado, tanto para noivos quanto padrinhos e familiares. Afinal de contas, uma ocasião tão especial pede um look tão especial quanto. O processo sob medida é simples: primeiro é feita a seleção do tecido com o qual a roupa será confeccionada. Na , o cliente tem à disposição mais de mil tipos de tecidos feitos com as mais nobres fibras naturais, incluindo produtos como baby cashmere, Vicuña, Kiwik e o 220 ́s, o mais fino tecido de lã já fabricado até hoje. A loja também vende com exclusividade tecidos dos melhores fabricantes do mundo, entre eles Dormeuil, Loro Piana, Ermenegildo Zegna, Reda, entre outros.

Traje do noivo: terno feito sob medida - Foto: Divulgação

Na segunda parte do processo o alfaiate tira as medidas do cliente com precisão e através de um book de modelos o cliente escolhe o traje que deseja, definindo detalhes como lapela, punhos, tipos de bolso, comprimento, de acordo com a ocasião. De modelagens tradicionais às mais contemporâneas, passando por trajes à rigor, os mestres alfaiates podem sugerir corte e caimento que melhor se adéquem e valorizem o corpo do cliente. Toda roupa feita sob medida leva o nome do cliente na etiqueta, bordado na parte interna do paletó e gravado no cabide que acompanha a roupa, um detalhe único de personalização.

Quando o assunto é camisaria, a loja mantém uma pequena fábrica artesanal onde as camisas são cortadas à mão por mestres camiseiros e costuradas de maneira tradicional, recebendo o verdadeiro acabamento de “camisaria italiana”. Através do book de modelos, o cliente escolhe o formato de seu colarinho, punho, bolso e outros detalhes e tem à sua disposição uma seleção de tecidos importados para camisaria com uma enorme variedade de desenhos e fios, entre eles o algodão egípcio 200 fios, uma verdadeira preciosidade.

Traje do noivo: corte feito sob medida - Foto: Divulgação


Leia mais

+ Terno para noivo: os melhores looks de 2016

bg-divisoria

+ Tudo sobre um dia do noivo

bg-divisoria

Looks dos noivos: vestido dela + terno dele


GENTLEMAN DRESS CODE

  • Casamentos clássicos: pedem trajes tradicionais como o black tie e o passeio completo. Black Tie: o noivo e os convidados devem usar smoking, camisa branca, gravata borboleta, ou até mesmo uma gravata tradicional de seda preta, com faixa na cintura ou colete e sapatos Oxford pretos. Para os acessórios abotoaduras e lenços brancos no bolso são indispensáveis. Passeio completo: pede terno, colete e calça, perfeito para os noivos mais clássicos que não querem errar. As cores são sempre sóbrias quando o evento é noturno (preto, marinho e grafite), a camisa é clara (lisa ou com padrão discreto), cinto social e sapatos Oxford. O colete pode ser dispensado se não for um evento muito formal. Já no caso de ser uma cerimônia de dia, as cores passam a ser mais suaves (cinza claro e bege). Dica: Dentro dos trajes mais tradicionais estão o fraque e o meio fraque. O fraque é um paletó mais curto na frente e com uma casaca comprida atrás, quase na altura dos joelhos, usado com calça riscada preta ou cinza, camisa branca com colarinho estruturado, colete cinza claro e gravata cinza ou prata. O meio fraque tem a casaca menos comprida atrás e a calça é cinza com riscas pretas, o paletó é preto com colete e gravata cinza e a camisa é branca.
  • Casamentos modernos: look mais descontraído, mas sem perder a elegância. Quando o casamento ocorre de manhã ou à tarde, os trajes mais indicados são o semiformal ou um casual chic. O dia pede tons mais suaves como bege, cinza e areia, por exemplo. Mas nada impede que se use um marinho, caso já tenha um no guarda-roupa. Agora, se esta cerimônia acontecer no campo, o dress code sofre uma grande mudança, sendo um local mais descontraído, a gravata pode ser dispensada ou pode ousar com cores mais fortes. O terno pode ser em tecidos mais leves como linho, e o sapato, mais casual… mas, também não é pra usar tênis, ok?! O lenço no bolso continua uma boa opção pra dar um toque a mais no visual e, aqui, as melhores opções são os de linho ou algodão fino. Outra boa opção de look neste tipo de cerimônia seria um blazer com uma calça chino. O noivo pode até dispensar o paletó e usar calça, camisa e colete! Caso o clima esteja mais frio, vale compor o terno com um cardigã ou cachecol discretos.
  • Casamento na praia: Para combinar a roupa com o clima, o dress code é mais aberto e o linho é o tecido mais indicado. Pode ser uma calça leve de linho, sarja ou até uma chino com a barra dobrada, e ficam ótimas combinadas com camisa também de linho ou de algodão leve. Nos pés? Drivers e siders, além das sandálias de couro, são as melhores opções. Sapatos sociais não combinam com areia.

UM POUCO DE HISTÓRIA

A Casa Alberto foi fundada pelo jovem imigrante sírio Abrahim Chreem (mais conhecido como “Seu Alberto”) no ano de 1939, no coração do charmoso bairro de Ipanema, quando o Rio de Janeiro saboreava o prestígio de ser a capital do país. A loja ficou conhecida pela excelência dos tecidos trazidos das mais diversas partes do mundo e pelo atendimento familiar e carinhoso com que “Seu Alberto” tratava os clientes.

A família logo passou a participar do esforço empresarial e os irmãos José, David e Jacob, filhos do proprietário, logo assumiriam a direção da loja. Nos anos 70, a casa mudou de endereço, deixando a modesta instalação onde funcionava, e foi para o outro lado da Rua Visconde de Pirajá, onde inaugurou uma luxuosa boutique com requintes de arquitetura e decoração.

Quando a terceira geração da família foi chamada para trabalhar na empresa foi feita uma pequena reforma nos fundos da loja e foi criado um espaço que veio a ser o embrião da , a Casa Alberto Shirts and Suits. Foi nessa época que começaram os acordos e parcerias com fornecedores estrangeiros e a loja passou a importar tecidos de marcas famosas como Dormeuil, Scabal, Holland Sherry, etc. Na época, a loja só vendia tecidos e contava com alguns alfaiates parceiros que iam ao local para tomar as medidas dos clientes. Com o tempo a Casa Alberto Shirst and Suits começou a vender, também, algumas peças de roupas prontas de grifes importadas.

Traje do noivo: ternos com risca da  - Foto: Divulgação

Em 1997 foi inaugurada a primeira , no prédio do Jóquei Club Brasileiro, no centro da cidade. A loja, que foi um sucesso de público e de vendas, com seu conceito revolucionário para a época: contava com um bar, uma tabacaria, uma livraria e até um engraxate em suas instalações. Além de vender os já famosos tecidos, a casa contava com uma alfaiataria completa e importava com exclusividade as melhores marcas e grifes masculinas do mundo, como Ferragamo, Zegna, Dior, Façonnable, Dolce & Gabbana, Dormeuil, Loro Piana, entre outros.

A marca segue se modernizando e, sua última loja inaugurada já traz um novo conceito, além da criação de uma linha de roupa casual, para atender o gentlemen moderno em qualquer ocasião: seja num evento formal, reunião de negócios ou um fim de semana. As lojas estão localizadas nos melhores pontos da Cidade do Rio de janeiro: Centro, Shopping Rio Sul, Ipanema, Fashion Mall e Rio Design Barra e contam com um serviço exclusivo de alfaiates que atendem tanto nas lojas quanto no escritório dos clientes, perante hora marcada.

Traje do noivo: alfaiate da  - Foto: Divulgação

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Carioca apaixonada pelo Rio de Janeiro, mas curitibana de coração. Jornalista por vocação, adora escrever sobre moda, beleza, viagens e decoração. Fascinada pelo universo das festas, sonha com um casamento nas Maldivas.