Beleza que põe mesa

Por  |  0 Comentários


Ruth Dourado - Crédito Marcelo de Mattos FotografiaPor Rafaela Lobo

Durante os preparativos para o casamento de sua filha, Ruth Dourado descobriu que o mercado voltado para o aluguel de toalhas não apresentava nenhuma novidade. Foi então, que decidiu produzir as próprias peças para a ocasião. O sucesso foi tão grande, que logo surgiram pedidos para novas festas. Assim, em 1989, surgiu a Ruth Dourado Toalhas e Decorações, acrescentando bom gosto, sensibilidade e sofisticação ao setor. A orientação para que a escolha das cores, estampas e tecidos estejam sempre em harmonia com a decoração final, fizeram de Ruth a queridinha das noivas cariocas.

Inesquecível Casamento – Como começou o seu interesse por decorações?

Ruth Dourado – Minha mãe sempre foi uma excelente costureira e gostava muito de criar. Sempre muito observadora, tive-a como um exemplo de perfeição em tudo que fazia e aproveitei a minha sensibilidade e peguei o gosto por trabalhos manuais, bem elaborados e diferentes. Amo criar materiais novos, isso me relaxa muito.

Como começou a sua carreira e como você entrou no mercado de festas?

Decorei o casamento da minha filha em 1987 e, após o sucesso deste dia, fiquei surpresa, pois várias noivas vieram me procurar solicitando orçamento para decoração de suas festas. A partir daí resolvi investir nessa área e deu muito certo. Apesar de trabalhar, na época, em outro ramo, conheci pessoas que me incentivaram a entrar nesse mercado, por observar o potencial que tenho para decorações. Muitos me incentivaram, dentre eles Beth Kós, Luiz Ferreira, Roberto Cohen, Beth Sanches, Sr. Joaquim, entre tantos outros que já não estão mais no mercado, mas que contribuíram muito para o sucesso da minha nova carreira. Sou grata a todos e não poderia deixar de citar a Casa de Festa Villa Riso – Cesarina Riso e equipe – onde temos uma parceria de trabalho há mais de 15 anos.

Toalhas lisas castor - Crédito Georgeana Godinho

Como surgiu a ideia de abrir a Ruth Dourado toalhas e decorações?

Já atuando com decorações de festas, percebi uma grande lacuna nesse ramo e resolvi abrir a empresa para atender as demandas do mercado. Comecei atendendo no Rio de Janeiro e posteriormente comecei a atender em outros estados como, Minas Gerais, São Paulo e até países do exterior.

Como é o apoio da família na empresa? Há participação?

Minha família é tudo! Eles estão presentes em cada momento desta empresa, no administrativo, produção, logística, atendimento e no controle de qualidade. Formamos uma grande equipe. Acredito que sem esse apoio a Ruth Dourado Toalhas e Decorações não estaria caminhando há 25 anos, e atendendo o mercado.

Onde funciona a produção dos produtos? Quantos funcionários há no total?

Nossa sede fica em Jacarepaguá, onde fazemos toda a criação e produção do material. Notamos que precisávamos de um local mais central onde os clientes pudessem ter mais acesso e conforto. Então criamos um show-room em Botafogo onde estamos há cinco anos. Lá o cliente pode visualizar e escolher o que mais lhe agradar e pode solicitar criações exclusivas. Além das toalhas, ainda ofereço assessoria e apoio aos noivos.

 

O visual e a qualidade dos tecidos é um grande destaque. Você considera esse o diferencial da empresa? O que mais teria como diferencial?

Sim, com certeza os tecidos são o grande destaque. Procuro sempre novas possibilidades para inovar com os tecidos na decoração. Para mim o diferencial está na qualidade dos tecidos junto à inovação, ao atendimento e a percepção de novas possibilidades e combinações. Esses itens com certeza fazem o nosso diferencial.

De onde surgiu essa preocupação com a estética e qualidade dos produtos?

Sempre gostei de um bom acabamento, de coisas bonitas e diferentes. Por isso tento criar novidades e buscar o diferencial também em outros estados do Brasil e até mesmo no exterior. Além das bordadeiras que trabalham manualmente confeccionando as toalhas de renascença, Caicó, Labirinto, entre outras. Busco sempre a melhor qualidade em tudo que faço, e em todo material que produzo, seguindo o exemplo da minha querida mãe.

Hoje a Ruth Dourado virou referência no mercado de festas? Como você vê essa expansão, ela foi pensada cuidadosamente ou simplesmente foi crescendo?

O desenvolvimento de nossa empresa é o reflexo do nossa filosofia, trabalhamos com carinho, cuidado e atenção, voltados ao perfil de cada cliente, tendo assim um atendimento personalizado e isso nos traz grandes retornos e crescimento.

Qual a tendência do mercado para este ano?

A mesa posta é eterna, todos gostam de uma linda mesa e confortável. A toalha traz aconchego e requinte, e para este ano aposto nas que possuem o tom Bland (rosa antigo) e na delicadeza das rendas.

Passadeiras floridas estampadas - Crédito Rodrigo Sack Toalhas, passadeiras e jogos americanos em tecido liso verde bandeira - Crédito Felipe MaiatoToalha florida em azul a branco - Crédito Demétrius Borges

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr