Ricardo Maia: o realizador de sonhos

Por  |  0 Comentários


Texto Paula Cabral de Menezes

Com atenção total a todos os desejos das noivas, Ricardo Maia transforma em realidade os sonhos de um dia especial

Sabe quando uma pessoa parece que já nasceu com um dom? O cabelereiro e maquiador Ricardo Maia é um bom exemplo. Afinal, quando tinha apenas um ano de idade, foi flagrado penteando o seu urso de pelúcia. E não parou por aí. Sempre que sua tia sentava na máquina de costura, lá estava Ricardo penteando seus cabelos. E depois foi a vez da irmã e suas amigas.

Mas o seu début “profissional” na área foi totalmente ao acaso. Há mais de 30 anos, ainda adolescente, Ricardo era modelo e, certo dia, o profissional de beleza não compareceu para produzir as meninas. Pânico total no backstage! E quem salvou o desfile? Ricardo, que com um pente e usando as maquiagens que as próprias modelos tinham em suas bolsas, aprontou todas para entrarem na passarela.

“Comecei então a pesquisar, estudar, comprar revistas de moda para aprender mais. Depois fui viajar, participar de congressos para estudar novas técnicas e conhecer novos produtos. Quando me inscrevi no curso de cabelereiro, para tirar meu registro e abrir o meu próprio salão, há 28 anos, o professor me deu o diploma e me mandou ir para casa”.

Ricardo Maia - Maquiagem da noiva - Foto

TRATAMENTO 5 ESTRELAS

O seu salão em Brasília, nos últimos 27 anos, é referência quando se pensa em noivas. “Eu não acordei um dia e resolvi que iria trabalhar com noivas. Foi acontecendo, uma indicando para a outra e, quando vi, o movimento era muito grande. Por isso, hoje temos um espaço totalmente dedicado às noivas, para as recebermos como elas merecem. Nosso atendimento é com hora marcada e tempo indefinido. Em primeiro lugar vamos saber mais sobre como será o casamento, e partir daí traçamos um perfil e buscamos nos adequar às expectativas de cada cliente. Agendamos uma prévia do cabelo e da maquiagem, algo que não havia em Brasília, para que possamos realmente conhecer a noiva, seus gostos e desejos. Em cima desse diálogo, o processo de criação começa a nascer”, diz Ricardo.

Ricardo Maia - Cabelo e maquiagem da noiva - Foto Bruno Stuckert

PENTEADOS NO PAPEL E LÁPIS

No início, Ricardo fazia um croqui do penteado da noiva para que fosse reproduzido no dia do casamento. “Quando comecei, não havia celular, essas facilidades. Então, eu desenhava o penteado da noiva para saber o que fazer no dia. Depois, surgiu a máquina Polaroide, tirávamos a foto e, na tarja branca que tinha no papel fotográfico, escrevia o nome da noiva, data do casamento e outras informações. Hoje é bem mais fácil, tiramos a foto com o celular e arquivamos no computador”.

Ricardo fala com muito orgulho de ser o único profissional da região centro-oeste do Brasil a já ter ganho o concurso Colour Trophy da L´Oreal. “Para o concurso, precisamos fazer um look total, com figurino, cabelo e maquiagem. Também já participei de shows de apresentação em diversos congressos a convite das marcas e até já gravei um DVD ensinando a como pentear. Mas atualmente o salão consome a maior parte do meu tempo”.

O que não impede de que vez em quando ele acompanhe uma noiva até Roma, por exemplo. “Nós abrimos a agenda com um ano de antecedência e às vezes conseguimos encaixar uma viagem”. Além disso, Ricardo sempre está às voltas com editoriais de moda. O que não lhe falta é fôlego!

Ricardo Maia - Penteado da noiva - Foto Bruno Stuckert

ZOOM

Tendências para arrasar: olhos mais marcantes e cabelo com ar mais natural e com menos produtos, que podem deixar o penteado com um ar artificial

Para não errar: opte pelo clássico, que nunca sai de moda

Você é a rainha da festa: no dia do seu casamento, procure sempre manter viva a sua personalidade

Longe do frizz: procure fazer um cabelo que possa durar a noite toda

Harmonia total: tente manter uma relação entre cabelo e maquiagem

Fique longe de: penteados que a façam parecer mais velha

Ricardo Maia - Make up da noiva - Foto Bruno Stuckert

Conhece nosso Guia de Fornecedores? Veja quem são os profissionais mais indicados pela Inesquecível Casamento e acerte na escolha!


CRÉDITOS

1 e 2.  |  3, 4 e 5. Bruno Stuckert

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr