Música em casamentos: conheça a trajetória da Rastropop

Por  |  0 Comentários


Sempre se reinventando, a deu um refresh na marca e agora se posiciona com nova estratégia no mercado

Grandes ideias (e empresas) atuais surgiram em garagens, mas a  escolheu um lugar diferente da casa para começar: o quarto. Durante os quatro primeiros anos, a empresa – que na época unia gravadora independente e a agência de DJs – funcionou na residência de Otávio Aoad, o DJ Taw. Ela cresceu, virou referência no mercado, ganhou novo endereço em Ipanema e, em 2015, um novo braço: o Estúdio Rastro – equipado para produção e dublagem.

Entrevista : DJ Taw - Foto Marcos Samerson

No ano que marca seu 20º aniversário a resolveu se reinventar – mais uma vez. Criou nova logomarca, site e uma campanha comemorativa. Sob o slogan “você é a nossa história”, a série de vídeos lançada semanalmente na página do Facebook da empresa e no seu canal no You Tube, conta toda a jornada da empresa através do depoimentos de personalidades que participaram dessa evolução ao longo desses anos. A ideia, segundo Taw foi “arrumar a casa” e mostrar ao mercado tudo o que a empresa oferece de forma clara, organizada e interativa. Detalhes que ele nos conta em entrevista exclusiva para a Inesquecível Casamento.

1 – A campanha da fala de sonhos, o que queremos saber é: como e quando surgiu o desejo de se tornar DJ? Naquela época você já  imaginava que a empresa conquistaria o porte e importância de hoje?

Eu sempre fui um apaixonado por música. Meu sonho era ser cantor de sucesso, o novo Renato Russo (risos!). Mas, aos 15 anos comecei a tocar como DJ nas festas dos amigos, primos, conhecidos e, naturalmente, virei profissional dessa área. O crescimento natural foi isso virar uma empresa. E sinceramente, eu sempre pensei que a fosse crescer e dar frutos, pois não existia um ”plano B”. Então, tinha que dar certo!

2 – Durante essa jornada, quais foram os momentos mais marcantes e decisivos?

Quando a saiu do “meu quarto” para o escritório em Ipanema, em 2001, foi uma grande vitória. Quando introduzimos o Batuque Digital nos casamentos, em 2008, foi um momento transformador para o nosso mercado. A morte do DJ Goody – um membro muito querido de nossa equipe – em 2012, foi um aprendizado de como lidar com as transformações naturais da vida. E eu acho que a mudança de marca e modelo que estamos adotando agora também será um desses momentos marcantes.

3 – E quais lições sobre o mercado você aprendeu durante esse tempo e incorporou a empresa?

Há dois pontos que eu destaco: o primeiro é que trabalhar com alegria e paixão faz diferença. O público percebe isso e essa energia volta para pista de dança em dobro. A outra é que no mercado de casamentos você tem que se ver como um prestador de serviço, pois a estrela da noite é a noiva – se você se achar um “popstar”, naturalmente será colocado de lado pelos próprios clientes.

4 – A está de site novo (e lindo!). O que os noivos encontram lá?

Tentamos fazer um site mais diverso fugindo daquele padrão “catálogo” que costumam ser os sites de empresas. Adicionamos, então, links para vídeos, notícias, playlists dos Spotifys dos DJs, entre outras coisas. Acho que ficou mais fácil para os contratantes conhecerem melhor os DJs da , que são, além de mim, Danny Dee, Rodrigo Setta, Alessandro Freitas, Lelo Cardoso e Nath Carreiro. Mas a grande mudança é que conseguimos explicar, visualmente, todas as nossas áreas de atuação – não só os artistas para festas, mas a nossa gravadora e o nosso estúdio têm seus espaços definidos.

5 – A logomarca também está de cara nova, como foi esse processo de renovação?
Foi difícil “desapegar” da marca antiga! Mas era como aquele filho que chegou na maioridade e precisava andar com os seus próprios passos: entendi que a precisava se libertar dos conceitos antigos. Como eu não sou designer, deixei na mão da Joana Ribeiro, que já trabalhou com a gente durante anos e conhece a nossa essência. Ela apresentou algumas ideias e trabalhamos arduamente, pois queria algo ligado à marca antiga – mas ao mesmo tempo precisava “romper” com tudo. O bom é que chegamos a um resultado onde todos na empresa gostaram e se identificaram.

6 – Na versão repaginada, o que muda na estrutura da empresa e plano de negócios?

O nosso dia-a-dia interno continua o mesmo, mas o nosso entendimento da empresa ficou muito melhor. Na verdade, apenas separamos a em 3 setores definidos: a Artistas, que são os DJs e artistas que oferecemos para as festas; a Records, que é o nosso braço fonográfico, nossa gravadora independente; e o Estúdio Rastro, nosso estúdio de gravação, produção e dublagem. Não apenas o mercado entendeu todas as possibilidades da , quanto o meu time também visualizou de forma mais clara todas as possibilidades artísticas e de trabalho que se abriram para todos.

7 – Qual é o segredo para se tornar um DJ ou músico de primeira?

O segredo é “repetição”. Eu explico: para ser DJ ou músico, não basta só “estudar”, você tem que tocar! E quanto mais você tocar, quanto mais repetições você tiver, mais você vai entender qual é a música boa, qual é a música certa para determinado momento da festa.

8 – E os planos para o futuro, quais são?

Temos alguns planos, ou melhor, sonhos, para o futuro. Uma em Portugal? Um selo de música eletrônica? Um disco para a Rádio Hits? Um show do Batuque com algum artista de grande expressão? Mas agora não é hora de perdermos o foco: agora é a mudança da nova marca.

Entrevista : Apresentação Banda Rádio Hits - Foto Roberto Rangel

 O nosso diretor, Fabiano Niederauer também participou da série 20 anos de . Assista o depoimento dele:

 


Créditos

1. Cláudio Franco  |  2 a 8. Marcos Samerson | 9. Roberto Rangel

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Uma paulistana que quer conhecer o mundo e encontrou no jornalismo sua forma de transformar paixão em profissão. Adora histórias e não resiste a uma boa conversa. Prefere miniweddings mais descontraídos, mas promete ajudá-la a deixar seu casamento exatamente como sonhou.