Patrícia Sabiá: romantismo e glamour para o grande dia

Por  |  0 Comentários


Texto Joyce Brito

Inspirada na realização do sonho das noivas, Patrícia Sabiá dá asas à criatividade e à imaginação, e encontra a fonte para suas criações. Confira o bate-papo que tivemos com a estilista!

Ela é um dos maiores ícones da alta-costura de Santa Catarina e faz parte de um seleto grupo de profissionais de moda com especialização em moulage – técnica tridimensional em que as roupas são moldadas sobre o corpo humano ou manequim e proporciona corte e caimento perfeito. A estilista Patrícia Sabiá é o que se pode chamar de especialista em renda e realiza o sonho das noivas mais exigentes e requintadas.

1. Quando você descobriu o gosto pelo estilismo?

Desde muito pequena, lá pelos meus oito anos, desenhava detalhadamente roupas de bonecas. Com 19 anos, já frequentava cursos de corte e costura, artesanato e costurava para amigas. Sempre tive um olhar apurado para a estética, proporções e caimento de tecidos e roupas.

2. Você fez cursos na França e já estagiou no ateliê de Christian Lacroix. Como foi a experiência?

Tive uma formação voltada para a alta-costura e tive acesso a muitos ateliês de haute-couture francesa. Em meu desfile de formatura, escolhi homenagear o estilista Christian Lacroix. Após este desfile, recebi um convite para estagiar em seu ateliê e lá permaneci durante duas coleções, antes de regressar ao Brasil. Também fiz outros estágios em períodos mais curtos.

3. Como você vê o mercado de alta-costura no Brasil?

Considero um mercado de bastante personalidade. Temos estilistas com muita criatividade e talento. E o público brasileiro é vaidoso e exigente. As brasileiras se preocupam com os detalhes, acabamento, caimento e precisam se sentir lindas e únicas.

4. Como começou a ser estilista de noivas?

Quando retornei ao Brasil, fui estudar o mercado e percebi o nicho de noivas e festas. Com isto, decidi que o ideal, para dar continuidade ao trabalho que fazia em Paris, seria me dedicar ao trabalho de vestidos sob medida.

5. Seus modelos possuem um estilo predominante?

Sim. Inspiro-me no romantismo que se caracteriza pela arte do sonho, da fantasia, valorizando a imaginação e a criatividade. Isso é a fonte das minhas criações. Gosto de trabalhar com modelagens que valorizem a silhueta, se exageros e vulgaridade. Utilizo muitas rendas leves e exclusivas. O processo de criação. Idealização e produção me envolvem completamente. Torno-me cúmplice da história daquela noiva com muita responsabilidade e respeito, pois encaro a realização do sonho de cada noiva como um grande desafio.

6. Como é o atendimento e o seu trabalho no ateliê?

Atendo pessoalmente, com horário agendado, todas as clientes. Conversamos sobre todos os detalhes como data, local, horário e, principalmente, sobre suas expectativas. Traço um perfil, baseado na conversa e a partir daí crio os croquis, que podem ser 1, 2, 3 ou mais. Ofereço opções de tecidos, acabamentos, acessórios. Explico o caimento de cada tecido e vou tentando esclarecer todas as dúvidas no decorrer do processo. Fazemos um cronograma de provas e atendimentos. Geralmente, após a primeira conversa com a noiva já consigo visualizá-la no seu grande dia.

7. Para as noivas que ainda não se decidiram por um modelo, tecido e complementos para o vestido de casamento, quais são as tendências e o que você sugere?

A moda noiva, de certa maneira, é bastante conservadora e clássica. As tendências passam pelas saias de tule, super-rodadas e volumosas, aos cortes mais limpos e tecidos mais fluidos. Temos que valorizar o estilo e tipo físico de cada noiva. Usar o som senso é a receita certa. Criando o vestido de acordo com a ocasião e atendendo a expectativa da noiva de estar linda, feliz e 100% satisfeita.

Confira algumas criações de Patrícia Sabiá e aproveite para se inspirar!

Patrícia Sabiá: vestido de noiva - Foto Lauro MaedaPatrícia Sabiá: vestido de noiva - Foto Lauro MaedaPatrícia Sabiá: vestido de noiva - Foto Lauro MaedaPatrícia Sabiá: vestido de noiva - Foto Lauro Maeda

A matéria foi publicada na edição 12 da revista Inesquecível Casamento Paraná – Santa Catarina.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr