Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

O sonho de um casamento de princesa

Por  |  0 Comentários


Texto Sylvia de Castro

Vera Lupion - Foto: Acervo Castel do BatelO sonho de toda noiva – se casar num castelo de verdade – tornou-se realidade em Curitiba. O Castelo do Batel, inspirado nas construções francesas do Vale do Loire, construído há quase cem anos na região mais nobre da capital paranaense, transformou-se em local de eventos no ano de 2004 e, desde então, é o cenário perfeito para casamentos de princesa.

Em 1974 o espaço foi tombado pelo patrimônio histórico do Estado do Paaná. Depois de oito décadas de sua construção, restaurado e ampliado, o Castelo se transformou em um centro de eventos sociais e empresariais, cheio de história e glamour, e hoje é referência de requinte, sofisticação e excelência em serviços.

O Castelo passa a unir tradição, modernidade e profissionalismo, em uma área total de 7.300 metros quadrados, são 10 salas que comportam até 1,5 mil pessoas em um só ambiente.

——————————- ♥ História glamourosa ♥ ——————————-

O Castelo do Batel nasceu no início do século passado do sonho do cafeicultor e cônsul honorário da Holanda, Luiz Guimarães. Ele entregou a realização de seu sonho ao amigo e arquiteto Eduardo Fernandes Chaves, que projetou e dirigiu a construção da mansão, a primeira neste estilo em todo o Brasil.

Em 1947, o castelo passou a ser residência do recém-eleito governador do Estado do Paraná, Moysés Lupion. Recebeu nomes ilustres como Assis Chateaubriand; os presidentes Juscelino Kubitschek, Eurico Gaspar Dutra, Jânio Quadros e João Goulart; os príncipes Oshio, do Japão, e Bernard, da Holanda; o vice-presidente dos EUA, Nelson Rockefeller, entre outros.

Entre 1949 e 1950, Lupion convidou Miguel Bakun, conhecido como o Van Gogh paranaense, para decorar as paredes do Salão dos Papagaios, do ático e da torre do Castelo do Batel, com sua arte expressionista. Ele pintou paisagens e motivos da Espanha, do Egito, do Oriente Médio e do interior do Brasil. Em uma das torres, criou uma marina, aproveitando o formato do espaço para transformá-lo em farol.

Atentos à vocação do Castelo, ainda como residência, pelas festas memoráveis que marcaram sua história, o grupo Lupion optou por dar continuidade ao empreendimento, transformando-o em 2004 em local para eventos. O nome “Castelo do Batel” vinha já sendo utilizado para referir-se ao imóvel desde a época do tombamento e foi mantido.

Cerimônia na área externa do Castelo do Batel - Foto Studio Personal

——————————- ♥ Casamento Perfeito ♥ ——————————-

Um casamento foi a primeira festa deste novo ciclo, iniciando um caso de amor eterno entre as noivas e o local. Para Vera Lupion, a relações públicas do Castelo, cada evento é singular, especial e igualmente importante. A capacidade do espaço é para 800 convidados em banquete e 1500 em coquetel. “Mas o cliente sempre fica com o Castelo inteiro a sua disposição, independentemente do número de convidados,” faz questão de frisar.

Mais cobiçado dos locais de festa de Curitiba, as noivas procuram o espaço com grande antecedência, principalmente se desejam uma data específica. “Estamos com nossa agenda aberta até 2018”, lembra Vera. “Trabalhamos com exclusividade e isto se aplica também ao Buffet Castelo do Batel, que busca personalizar cada cardápio; mas o projeto de cada festa e a decoração fica a critério de cada cliente.”

O Castelo é utilizado não só para a recepção, mas muitas vezes recebe também a cerimônia do casamento. “Existe a possibilidade da realização da cerimônia ao ar livre, em frente ao Castelo, tendo a arquitetura do espaço como cenário. É realmente incomparável!”

As noivas que  contratam o espaço ganham automaticamente um dia para realização de fotos. “Muitas tem aproveitado a prova de maquiagem para realizar sessões fotográficas exclusivas, utilizando o cenário dos jardins e do Castelo.”

O IC Week Paraná acontece todos os anos no Castelo do Batel. A parceria com a 3R Studio vem desde o lançamento da revista Inesquecível Casamento PR/SC. “Sentimo-nos honrados com o convite da 3R para abrigarmos o IC Week em sua primeira edição. Hoje constatamos, a cada ano, o evento se superando em qualidade, em todos os aspectos. Já estamos nos programando para a 5ª edição, que será em 2015. O IC Week Paraná está inserido no calendário da cidade e é referência para as noivas”, completa.

Castelo do Batel - Foto Studio Personal

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr