O segredo da Celebrar Decorações

Por  |  0 Comentários


Texto Luiza Morena

Quando o assunto é décor floral a decoradora e paisagista Andréa Andrade, da Celebrar Decorações, rouba a cena no mercado mineiro. São quase duas décadas de bagagem e um know-how que traz segurança aos noivos. Quer ficar por dentro dos detalhes, desde o atendimento à montagem do evento? A gente conta tudo a seguir!

celebrar-decoracoes Foto Oswaldo Marra e Jane MagalhaesEsqueça qualquer receita mágica para validar o sucesso de uma empresa como a Celebrar Decorações. Os quase 20 anos de mercado – vide um crescimento progressivo e consistente – devem-se à multiplicidade do negócio e de sua criadora Andréa Andrade que com um pensamento 360º somou a aptidão e o bom gosto natural na produção de eventos ao conhecimento do mercado de flores e do varejo. O resultado da união se tornou muito mais do que business: é uma entrega total, amor pelo que se faz e satisfação na hora de receber o feedback dos noivos e de outros clientes.

Composta por uma equipe de 3 decoradores sob direção da proprietária – e um background dos departamentos comercial, produção, logística, comunicação e financeiro – a Celebrar enxerga com responsabilidade a missão de cuidar do sonho de um casal e para a criação de um projeto completo de decoração é necessário contatar a empresa com um tempo médio de 1 ano de antecedência – podendo variar entre 1 ano e meio e seis meses, dependendo do porte do evento.

Mesa de Doces - Decoração Floral por Andréa Andrade, da Celebrar Decorações

Projeto Completo & Exclusivo

A máxima de que cada casal é único vale para Andréa que explica a exclusividade de seus projetos: “A ambientação dos casamentos precisa ser criada individualmente. Não há como estabelecer padrões ou estilos pré-definidos, mas para facilitar a vida dos noivos oferecemos todos os elementos necessários para a sua execução”.

Portanto, anote aí: flores, lustres, móveis, toalhas de mesa, sousplats, prataria, louça, tapeçaria, adornos decorativos, iluminação cênica, banners, telões de led e projeção mapeada. Tudo isso pode estar incluso já no seu projeto de decoração.

Caso a noiva prefira contratar separadamente algum desses itens não há problema algum, mas Andréa afirma que não recomenda a modalidade, pois cada serviço está vinculado à idealização do projeto criado junto ao decorador. Além, é claro, da garantia e da segurança na entrega exata do produto encomendado – expertise de quem tem anos de bagagem no assunto.

Idealização e Planejamento

A realização de dez casamentos mensais é apenas o ponto de partida para que os noivos cheguem à empresa, mas o seu diferencial está mesmo da porta para dentro. Motivação para Andréa desde o início da empreitada, lidar com os clientes sempre foi a sua maior satisfação – segredo que torna os atendimentos super-personalizados.

Tudo começa assim: no primeiro encontro é a hora de conversar muito, da noiva transmitir todos os seus sonhos e levar inspirações. Já a equipe fica responsável por captar não apenas a essência do casamento, mas por traçar também um perfil dos clientes. Afinal, a festa precisa ter a cara dos noivos! A partir dai são apresentadas fotos de eventos já realizados para que o casal conheça mais da Celebrar e possa sentir segurança. É nesse momento também que se inicia a decisão do estilo da festa e da decoração.

Com o local do evento previamente definido (leia o box no fim do post para saber mais sobre a importância de escolher o local da festa antes de pensar no décor!), o projeto completo da decoração é criado e já no segundo encontro é apresentado através de imagens, referências e da planta baixa do espaço. Andréa e sua equipe conduzem os clientes em seus imaginários a um passeio por cada pedacinho daquela proposta e nesse momento segurar a expectativa dos noivos fica fora de questão. É para começar a contar os dias mesmo!

Mesa de Doces - Decoração Floral por Andréa Andrade, da Celebrar Decorações

Atenção full time

Após essa apresentação pequenos ajustes ainda são realizados com o objetivo de lapidar o projeto e após o fechamento do contrato o acesso aos profissionais permanece full time:

“Fazemos questão de estar à disposição para trocar informações com a noiva antes da reunião final ou discutir os mínimos detalhes. Hoje em dia o Whatsapp é um canal que usamos muito. Recebemos e enviamos o tempo inteiro fotos de referência, tiramos dúvidas clássicas de todas elas como: ‘qual cor de forminha eu mando fazer?’; ‘qual tamanho escolho para o cardápio?’ ‘isso combina com a minha decoração’? E essa troca é enriquecedora para o projeto ficar exatamente como eles querem”, conta a mineira.

Já na reunião final são feitas as escolhas definitivas dos arranjos florais, dos elementos de decoração, da paleta de cores etc.

Sonho X Planilha orçamentária

Se só o nome “planilha orçamentária” já assusta, imagine então ter uma para cada fornecedor. Brincadeiras à parte, Andréa é daquelas empresárias bem realistas e, nesse ponto, fica ali, lado a lado, com o casal: “adequamos o nosso projeto ao porte do evento”, deixa bem claro.

Na concepção de uma decoração são infinitas as possibilidades e quase tudo é personalizável. Por isso, caso seja necessária uma redução de orçamento podem ser alteradas as escolhas dos móveis, das peças decorativas, entre outros detalhes. A decoradora complementa:

“Nossa equipe irá sugerir recursos que causem um efeito bacana e que tenham um custo dentro das possibilidades do casal. Uma prática que temos é sempre orientar nossos clientes para chegarem a um equilíbrio entre sonho e orçamento. Por outro lado, é importante lembrar que existe um limite nessa adequação, pois não podemos abrir mão da qualidade do trabalho a ser apresentado!”

Lustres - Decoração Floral por Andréa Andrade, da Celebrar Decorações

“Nosso objetivo é valorizar sempre a arte floral conseguindo transmitir o valor de cada criação e surpreender o cliente. Queremos alcançar seus sonhos e superar suas expectativas. A partir dessa satisfação sabemos que faremos parte da sua história e esperamos estar novamente em outros eventos da família e dos amigos”, Andréa

Decoração suspensa - Decoração Floral por Andréa Andrade, da Celebrar DecoraçõesDecoração suspensa - Decoração Floral por Andréa Andrade, da Celebrar Decorações

Escolheu um Destination Wedding?

Não há problema, a Celebrar também faz casamentos fora de Belo Horizonte! Para as noivas que respiraram aliviadas vale ressaltar que a principal diferença está na logística, mais complexa e detalhada.

Em função da distância qualquer imprevisto pode se tornar um grande problema, por isso é importante antecipar possíveis situações para estar sempre preparado, conta Andréa. Peças em duplicata e elementos extra, por exemplo, sempre fazem parte da carga, caso algo se quebre no percurso ou durante a montagem.

Além da logística, visitas presenciais ao local do evento com todos os fornecedores envolvidos no projeto são importantes para afinar a execução dos serviços de cada um. O restante segue a formatação das festas na capital, mas a dedicação e o cuidado sobem serra e vão à praia, ok?

Chupá rústico - Decoração Floral por Andréa Andrade, da Celebrar Decorações

Fique Atenta! A escolha do local da festa deve vir antes da decoração! 

A afirmação pode parecer boba, mas Andréa explica que é muito comum a atenção maior do casamento recair sobre a decoração e acontecer uma certa ansiedade nesse sentido, embora seja impossível definir qualquer detalhe sem conhecer o espaço. “Cada salão tem uma demanda específica de projeto”, conta a decoradora e paisagista, que complementa:

“Alguns espaços precisam de fechamentos e de revestimentos estruturais. Outros têm o pé direito mais alto… Alguns têm ganchos que facilitam a fixação de aéreos (lustres e arranjos), outros não permitem nada pendurado. Um salão pode ser mais moderno, todo de vidro e o outro bem mais rústico, de ferro e madeira. Enfim! O local da festa deve ser escolhido primeiro, pois suas características são fundamentais no projeto da decoração tanto nos recursos visuais a serem utilizados quanto nos custos.” Anotado, noiva?

Casamento moderno - Decoração Floral por Andréa Andrade, da Celebrar DecoraçõesÁrvore com galhos secos - Decoração Floral por Andréa Andrade, da Celebrar DecoraçõesJardim de doces - Decoração Floral por Andréa Andrade, da Celebrar Decorações

Arranjo - Decoração Floral por Andréa Andrade, da Celebrar Decorações

Gostou? Confira outros posts sobre decoração de casamento!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica