Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Música para casamento em versão romântica e repaginada

Por  |  0 Comentários


Unir duas paixões em um projeto autêntico, delicado e cheio de romance. Essa é a proposta da cantora Lorenza Pozza quando a pauta se fixa na música para casamento. Conheça mais!

Música para casamento: Lorenza Pozza - Foto Flavia ValsaniA primeira nota musical e as primeiras palavras, vindas de uma doce voz, já anunciam que o que vem por aí passa longe do tradicional. E nem precisa de muito para acontecer: basta um microfone (pra lá de vintage!), alguns instrumentos e um repertório personalizado – e escolhido a dedo – para fazer com que a música para casamento se torne tão única quanto o momento.

Esses são alguns dos elementos necessários para dar vida ao conceito criado e executado por Lorenza Pozza. Aos 27 anos, a cantora propõe aos noivos muito mais do que repaginar protocolos quando o assunto é a trilha sonora da cerimônia e/ou da festa (afinal, há sim espaço para a marcha nupcial se assim for o desejo). O que ela quer, de verdade, é trazer, através de música boa e bem feita, uma atmosfera leve, intimista, autêntica e cheia de romance – assim como pede a ocasião.

Ficou interessada? Nós garantimos que daí vem muito mais! Conheça Lorenza Pozza e o trabalho (lindo!) que, desde 2010, realiza em casamentos por todo o país.

1. QUAL É A SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL? CONTA UM POUQUINHO PRA GENTE SOBRE SUA TRAJETÓRIA.

LP: Eu comecei a estudar piano quando era criança, com quatro anos. Quando descobri que podia cantar, simplesmente fiquei apaixonada e comecei a participar de festivais de música na minha cidade (Tijucas do Sul, interior do Paraná). Meus pais viram que eu gostava e me colocaram em uma aula de canto (as aulas eram em Curitiba e então, tive um superapoio deles, que me levavam para lá só para estudar). Fui me envolvendo cada vez mais com a música e lembro de termos investido na gravação de um CD quando tinha nove anos. Isso me levou a participar de alguns programas de TV, entre eles o Gente Inocente, na Rede Globo, em que fiquei até sua extinção. Depois disso, tive algumas bandas, fiz cover da Avril Lavigne, tive uma banda para tocar na balada e um projeto de música POP francesa, até começar a cantar músicas mais românticas para os casamentos. Hoje, eu vejo que é o projeto que mais tem a ver comigo e com a minha essência.

Música para casamento: cantora Lorenza Pozza - Foto Flavia Valsani

2. QUANDO VOCÊ SE DEU CONTA DE QUE QUERIA TRANSFORMAR PAIXÃO EM PROFISSÃO?

LP: Acho que foi quando eu percebi que aquilo que você faz com mais naturalidade, com amor e com carinho é muito mais gostoso e consequentemente, torna o trabalho mais especial pois é muito verdadeiro, sabe?! E isso me deu muita paz no coração…

Trabalhar com música sempre foi uma vontade muito grande e, apesar de ter tido muitas experiências profissionais com a música quando era criança, trabalhando na TV e em bandas, sempre vi ‘cantar’ como um sonho e não algo que pudesse de fato acontecer. Por isso, quando foi a hora de escolher a minha profissão, já estava um pouco decepcionada com o meio musical e acabei fazendo Relações Públicas. Apesar de ter me formado, quando me mudei para São Paulo, trabalhei apenas um ano na área, porque resolvi me arriscar e apostar todas as fichas na música. Foi aí que comecei o projeto de música para casamento, paralelamente a outros dois projetos musicais. Depois de três anos, pensei em desistir devido à dificuldade do mercado de introduzir o conceito que havia imaginado (músicas populares mais delicadas para a cerimônia com o violão e poucos instrumentos), mas logo em seguida, o trabalho começou a ser mais reconhecido e hoje estou no meu sexto ano com este trabalho. E muito feliz!

3. COMO E POR QUE VOCÊ COMEÇOU A SE INTERESSAR PELO WEDDING WORLD?

LP: Eu sou uma pessoa sonhadora, romântica e sempre gostei muito de cantar músicas que falam sobre o amor. Cantar em casamentos me parecia uma oportunidade legal de poder interpretar canções lindas em um momento de muito significado, cheio de magia. A minha ideia era ter um trabalho para tocar músicas POPs na cerimônia, porque ficava pensando que, se eu quisesse casar, eu gostaria muito de chamar alguma pessoa/grupo que tocasse as músicas que eu gosto de ouvir, mas com uma roupagem mais delicada. Foi aí que, lá em 2010, o projeto nasceu e que comecei este novo conceito em música para casamento: mais intimista, romântico, POP e delicado.

Me apaixonei ainda mais por este universo dos casamentos depois que descobri blogs de noivas, vendo casamentos feitos com amor, do jeito dos noivos, cheios de autenticidade e doçura.

Música para casamento com Lorenza Pozza - Foto Flavia Valsani

4. O QUE OS NOIVOS PODEM ESPERAR DE LORENZA POZZA?

LP: Que pergunta difícil! Eu acho que os noivos podem esperar uma trilha sonora de muito romantismo, charme e delicadeza, mas principalmente, muita entrega e emoção. Eu, assim como toda a minha equipe, sou muito entregue ao trabalho, e sempre estamos muito presentes naquele momento. Curtimos cada música e cada segundo em que estamos envolvidos! Isso acaba tendo como consequência uma trilha sonora emocionante.

5. QUAIS OS FORMATOS DO SHOW? EXISTE ALGUM QUE VOCÊ CONSIDERA O PREFERIDO?

LP: Para as cerimônias, hoje estamos trabalhando muito com Voz&Violão e acrescentando um ou dois instrumentos a esta formação, pois o trabalho nasceu da ideia de ser algo mais singelo e delicado e, por isso, costumo trabalhar com poucos instrumentos, para valorizarmos cada um individualmente.

Além de Voz&Violão, os formatos são Romântico (Voz&Violão e Violino), Clássico (Voz&Violão e Violoncelo), Acústico (Voz&Violão e Percussão), e o que eu costumo chamar de ‘Charmoso’ (Voz&Violão e Acordeón) que estou começando a trabalhar agora. Também tenho um Trio de Jazz e uma apresentação de Piano&Voz para recepções e jantares.

Eu não tenho nenhum formato preferido, mas o clássico é o meu queridinho, porque acho muito lindo o som do violoncelo. Eu sempre fico feliz quando, conversando com as noivas, ‘descobrimos’ o seu formato instrumental. É importante que ele esteja de acordo com o repertório, assim como com o clima do ambiente e todos os detalhes que os noivos organizam para a atmosfera do dia. Quando tudo está em harmonia, é perfeito!

6. COMO VOCÊ MONTA O REPERTÓRIO DE UM CASAMENTO? VOCÊ CANTA EM TODOS OS ESTILOS DE CASAMENTO OU EXISTE UM MAIS ESPECÍFICO?

LP: Na verdade, a ‘montagem’ do repertório é feita pelos noivos e eu auxilio com um suporte e com indicações de músicas e estilos, principalmente com relação à adequação de cada música a cada momento da cerimônia (cortejos, benção, assinaturas, cumprimentos, saída…).

Eu não costumo trabalhar muito em cerimônias tradicionais (como igreja, por exemplo), pois algumas pedem estilos musicais específicos ou até mesmo mais sonoridade (mais instrumentos). O nosso trabalho costuma ficar muito legal em casamentos com um toque mais romântico e charmoso, que acontecem na praia ou ao ar livre, em fazendas, no campo, em residências ou locais alternativos.

7. QUAL O MOMENTO CERTO E A DURAÇÃO DO SEU SHOW?

LP: O trabalho é muito direcionado às cerimônias, com a música para os cortejos e para os outros momentos que pedem uma trilha sonora (assinaturas, cumprimentos, benção, saída…). Normalmente, uma cerimônia tem cerca de 10 músicas.

Fora da cerimônia, nossas apresentações para o coquetel/almoço ou jantares tem duração de cerca de uma hora.

8. E A MÉDIA DE CASAMENTOS POR ANO, COMO FICA?

LP: Nos últimos três anos, temos feito uma média de 100 casamentos/ano, realizando o meu sonho de fazer casamentos todos os finais de semana.

Música para casamento: Lorenza Pozza - Foto Flavia Valsani

9. EM SUA OPINIÃO, QUAL A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE FAZER UM EVENTO COMUM E UM CASAMENTO?

LP: O amor, a energia, a alegria dos convidados e das pessoas envolvidas. Um evento comum, como um corporativo, não tem tanta energia, tanta alegria e amor envolvidos. Eu fico superfeliz em cantar em qualquer um deles pela oportunidade de cantar, de me expressar. Mas cantar em uma festa familiar tem muito mais carinho de todos e é uma atmosfera muito mais mágica.

10. SE FOSSE O SEU CASAMENTO, O QUE NÃO PODERIA FALTAR DE JEITO NENHUM?

LP: Como um todo, acho que o que mais importa no casamento são as pessoas. Como faço muitos casamentos, confesso que cada detalhe sempre é muito importante (o local, a decoração, a comida, a música…), mas o mais importante de tudo são as pessoas convidadas. Elas fazem o casamento e transformam qualquer ambiente em um lugar alegre, feliz e cheio de boas energias.

Com relação à música, tenho pensado que seria muito especial o meu pai tocando a Marcha Nupcial para mim (meu pai hoje é médico, mas seu primeiro trabalho foi como organista em uma capela lá em Curitiba). Ele toca a Marcha Nupcial mais linda que eu já ouvi!

TOP 10 MÚSICAS MAIS PEDIDAS

1. A thousand years – Cristina Perri

2. Isn’t she lovely – Stevie Wonder

3. Pra sonhar – Marcelo Jeneci

4. All you need is love – Beatles

5. De janeiro a janeiro – Roberta Campos

6. Here comes the sun – Beatles

7. Pra você guardei o amor – Nando Reis

8. With a little help from my friends – Beatles

9. Hallelujah – Leonard Cohen

10. Your song – Elton John

A MÚSICA CERTA PARA…

Entrada do noivo: Blackbird – Beatles

♥ Entrada dos padrinhos/pais: Amor de Índio – Milton Nascimento

♥ Entrada das daminhas/pajens: Tan Tan – Leo Fressato | Wouldn’t it be nice – Beach Boys

♥ Entrada da noiva: Haja o que houver – Madredeus

♥ Assinaturas: Kiss me – Sixpence None the Riche | Singular – Anavitória

♥ Cumprimentos: Best friend – Jason Mraz

♥ Saída dos noivos: Best day of my life – American Authors


CRÉDITOS

1. Aloha Fotografia | 2, 3, 4 e 8. Flavia Valsani | 5, 6 e 7. Reprodução

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista, tem 20 poucos anos e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!