Marina Fava: a menina dos olhos

Por  |  0 Comentários


Quando o assunto é foto de casamento, ela se doa de corpo e alma. Ama o que faz e, convenhamos, manda muito bem em todos os quesitos. Cada casal, uma história. Cada evento, um álbum de fotografias inesquecíveis!

Foto de casamento - Foto Marina FavaSua máquina é praticamente uma extensão do seu corpo. Sem que perceba, a fotógrafa Marina Fava, 35, combina velocidade e diafragma ao seu feeling invejável para eternizar momentos. O foco é no coração – sempre! – porque só ele define em alta resolução o que toda fotografia precisa transmitir. Disso Marina entende. Ela gosta de gente!  E ama tanto a essência das relações humanas, que se especializou em psicologia e fez mestrado em psicanálise. Misturou tudo isso à fotografia e hoje é dona de uma sensibilidade plural.

Não à toa trabalha há sete anos com famílias e, ao invés das quatro paredes do consultório, se aventura por cenários imprevisíveis – todos eles sintonizados à personalidade de seus clientes, a maioria noivas. Focada em casamento, o carro-chefe de tudo isso, sua alma pede viagens fotográficas, projetos inovadores, ensaio de moda ou com a família toda. Não importa! Ela gosta de se reinventar, porque sair da rotina é necessidade básica da casa. Quer enxergar o mundo através de suas lentes? Nós contamos tudo!

VEJA A ENTREVISTA DE MARINA FAVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE, NO PROGRAMA EU REALIZO SONHOS

1. QUANDO SE INTERESSOU PELA FOTOGRAFIA?

MF: Desde sempre, como hobby. Sempre adorei luz, sombra, cores, texturas. E como gosto muito das relações humanas, a mistura ficou perfeita! Minhas amigas foram as maiores incentivadoras da “fotógrafa Marina Fava”, mesmo eu não querendo cobrá-las. Tudo aconteceu muito rápido! Comecei a trabalhar profissionalmente com o John Kirchhofer, na Momento Fotográfico, e depois segui me profissionalizando e aprendendo sozinha, através de cursos e com o meu querido e eterno professor Jorge Bravin, que faz parte da minha equipe desde o início.

Foto de casamento - Editorial de moda - Foto Marina Fava

2. POR QUE FOCOU EM CASAMENTOS? A MAIOR PARTE DE SUA AGENDA É DEDICADA A ELES?

MF: Sim, minha agenda é tomada por casamentos. Amém! Gosto de fotografar pessoas, tenho paixão por elas, pela forma com que se olham, se tratam, se têm e se dedicam umas às outras. Tenho curiosidade pela vida, acho que é isso. Eu fotografo o que mais amo, GENTE, pessoas apaixonadas, isso me preenche e motiva: pessoas apaixonadas pela vida, por seus projetos, sonhos, enfim… Eles me “contaminam”. E o casamento é o carro-chefe de tudo isso.

3. E O QUE MAIS TE MOTIVA NO SEU TRABALHO?

MF: Meu trabalho é demasiadamente bom! Voo o mundo e o Brasil a trabalho, o que me permite conhecer histórias e pessoas encantadoras, além de transgredir conceitos e estar imersa à arte.

Foto de casamento - Troca de olhares - Foto Marina Fava

4. COMO DEFINIRIA SEU ESTILO? QUAL SUA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA?

MF: Caramba, minha fotografia sou eu – da forma mais pura! Traduzo nela meu jeito de perceber o mundo e vejo muito amor, confesso! Leve, alegre, sensível, sutil e romântica. Claro que faço posadas para compor o álbum, mas em geral minha foto é o mais espontânea possível, porque assim me aproximo mais da essência de quem estou fotografando. Gosto do clean, do claro, menos elementos e o velho clichê “menos é mais” me traduzem muito.

5. ESPECIALIZOU-SE COMO? E O QUE FAZ PARA SE MANTER ATUALIZADA?

MF: Prática é tudo! Mas muitas coisas somam à ela. Fiz vários cursos e ainda quero fazer mais e mais. Fiz alguns fora do Brasil (em Bologna na Itália, Las Vegas por três anos consecutivos e San Diego) e superrecomendo, agregaram muito na minha carreira. Agora estou dedicada em minha pós-produção e design de álbum.

Foto de casamento - Recém-casados - Foto Marina Fava

6. COM QUAIS EQUIPAMENTOS TRABALHA? POR QUE?

MF: Nikon, lentes fixas e claras. Temos que ter sempre os melhores equipamentos, porque eles nos permitem chegar com mais facilidade aos nossos objetivos.

7. QUANTAS FOTOS VOCÊ TIRA EM MÉDIA EM UM CASAMENTO? ISSO VARIA? POR QUE?

MF: Varia sim, depende do porte do casamento, número de convidados, local, etc, etc. Uma média de 1.200 à 1500 fotos.

8. COMO É O ÁLBUM COM ASSINATURA MARINA FAVA?

MF: Depende muito do tempo que a noiva leva para escolher as fotos. Quando ela finaliza o que quer, enviamos o álbum diagramado em duas semanas. E entregamos após 30 dias em função do prazo da gráfica.  Nós costumamos ser bem rápidos – essa é uma das características da minha empresa e procuro sempre honrar. Temos muitas opções de tamanhos, texturas e cores. Personalizamos para ficar ao máximo no “estilinho” dos nossos noivos.

Foto de casamento - Making of - Foto Marina Fava

9. COMO SE REINVENTAR FOTOGRAFANDO SEMPRE OS MESMOS MOMENTOS?

MF: São pessoas diferentes, formas diferentes de se relacionarem, olhar, amar. Inclusive exigências e expectativas avessas sobre o nosso trabalho. Na verdade, o incorreto é acreditar na mesmice quando o que temos é uma diversidade de expressões.

10. OK, OS NOIVOS TE CONTRATARAM. E AÍ?

MF: Eba! Enviamos algumas perguntinhas para eles e quando recebemos as respostas iniciamos nosso planejamento de logística (making of da noiva e do noivo, igreja, decoração, festa, fotos protocolares, etc e tal). É muito importante dividir e direcionar a equipe corretamente porque tudo é simultâneo. Portanto, estar bem alinhados é essencial, principalmente porque o casamento não tem replay.

No dia, trabalhamos 10 horas corridas, com a possibilidade de horas extras. Cobrimos todos os detalhes, do guardanapo às lágrimas. Depois da captura fotográfica partimos para a pós-produção. O resto vocês já sabem, é só emoção!

Foto de casamento - Making of - Foto Marina Fava

SEM FILTRO!

  • Sempre trabalhou sozinha? Não, iniciei com uma sociedade e após um ano resolvi seguir comigo mesma
  • Pontos positivos e negativos para o cenário da fotografia de casamento? Só vejo progresso
  • P&B ou cor? Os dois! Não sou boa em concessões
  • O melhor ingrediente de toda foto: sensibilidade
  • Tem mais de um pacote? Sim, somos bem flexíveis e também tenho uma segunda equipe
  • Como seria a vida sem fotografia? Praticamente sem memória
  • Em quanto tempo entrega as fotos digitais? 10 dias
  • Fotógrafo que insira seu trabalho: José Villa

Foto de casamento - Mãe da noiva - Foto Marina Fava

Gostou da nossa entrevista com Marina Fava, especialista em foto de casamento? Conta para a gente nos comentários!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Jornalista mineira, dona de uma coleção de sonhos e apaixonada pelo o que é leve. Nunca subiu ao altar, mas nutre a certeza de chegar lá com seu amor da vida. Adora combinar palavras para contar histórias e assume ter uma queda por casamentos ao ar livre.