Marie Lafayette: tecidos e recortes que traduzem sonhos

Por  |  0 Comentários


Nome de peso no mercado de vestidos de noiva, Marie Lafayette é especialista em encantar com suas criações. Romântica que só, a estilista conversou com a Inesquecível Casamento sobre a marca, o processo de criação e as tendências do mercado.

Estilista Marie LafayetteEla ainda era criança quando fazia roupinhas para suas “barbies”. Anos mais tarde, ao entrar na faculdade, levou em consideração a paixão por desenhar e escolheu o curso de Desenho Industrial. Marie Lafayette acabou não se identificando e optou por estudar moda. Fez curso na Espanha e, depois de um teste, foi aceita para ingressar na famosa escola de moda ESMOD, em Paris. Após os seis primeiros meses, conseguiu estágio em um atelier de alta costura e depois disso não parou mais, pois percebeu seu amor pelo trabalho romântico ao idealizar vestidos de noiva.

Inesquecível Casamento – A grife Marie Lafayette tem alguma característica principal? Qual a sua marca registrada?

Marie Lafayette – Eu sou clássica, romântica e uma eterna sonhadora, essa é a principal característica do atelier. Amo vestidos imponentes e ricos em detalhes, seja em rendas ou em tecidos, sem contar na minha grande paixão, que são os laços.

Vestidos de noiva Marie Lafayette - Fotos Carolina Cattan e Priscilla Hossaka

Na hora de escolher o modelo ideal, quais itens primordiais devem ser levados em conta?

Primeiro a noiva chega ao atelier para uma conversa e me conta um pouco do seu casamento e estilo. Depois, analisamos o que fica melhor para ela. Algumas se apaixonam pelos vestidos prontos, outras gostam de detalhes de outros vestidos e assim desenhamos um modelo para essa noiva. Logo, mostramos tecidos, rendas e bordados e então tiramos as medidas para marcarmos as provas. O que deve ser levado em conta é a sinceridade. Falar para noiva o que fica bom para o seu corpo e tentar, diante de tudo isso realizar o sonho dela no vestido. Uma tarefa árdua, porém inspiradora e desafiante.

Geralmente as noivas trazem alguma referência já pré-definida?

A maioria sim. Acho que elas vão pesquisando em revistas e sites, além de buscarem os estilistas que mais se identificam. Depois agendam provas em alguns ateliers para então decidirem o vestido dos sonhos.

Vestido de noiva por Marie lafayette feito de swarovski - Foto Fábio Ferreira Fotografia

Como é o processo de criação de uma peça ou até mesmo de uma coleção? Como você se inspira?

Na verdade, o jeito que mais gosto de criar é no manequim com tecidos e logo começo a criar, prendendo tudo com alfinetes e depois costurando e bordando como se estivesse já montando o vestido. Outra fonte de inspiração é a arte, gosto muito de Monet, Kustav Clint, Salvador Dali e Miró. Também amo música clássica e acho que essas são as minhas maiores inspirações.

O que está em alta para as noivas? Existe tendência na moda nupcial?

Sempre existe, mas não gosto muito de segui-las. Noiva chique tem que ser clássica, com ar de princesa e ao mesmo tempo delicada e romântica. O moderno passa, porém o clássico e o romântico atravessam séculos.

Que tipo de vestido você recomenda para casamentos diurnos?

Vestidos leves e fluidos, saias sem muito volume e com bastante movimento. Deve-se tomar cuidado com o bordado, se a noiva gosta muito de brilho o melhor é bordar só com minicristais. Não sou a favor do vestido branco para casamento durante o dia, prefiro o off-white, o pérola ou até mesmo um rosa chá bem clarinho, acho superchique.

Vestido de noiva para casamento de dia por Marie Lafayette - Fotos Marina Fava

Muito se fala na absorção de tendências europeias. Existe “moda brasileira” em relação aos vestidos de casamento?

A mulher brasileira é conhecida mundialmente pela sensualidade, pois é uma mulher com muitas curvas. Por isso, no dia do casamento faz questão de explorar esse lado, usando um bonito modelo tomara que caia, um vestido sereia ou até mesmo um decote com renda nas costas. Ideal é saber escolher com moderação. 

Para finalizar, porque Marie Lafayette é considerada a “queridinha das celebridades”? Quais famosas costuma vestir?

Assim como as noivas costumam indicar fornecedores entre elas, o mesmo acontece com as famosas, que conversam entre si e indicam o meu trabalho, tudo realizado com muito amor e dedicação. Já fiz vestidos para famosas como Bárbara Paz, Lívia Rossy, Fernanda Pontes, Luiza Brunet, Simone Soares, Emanuelle Araújo, Carol Castro, Sheron Menezes, Paloma Bernardes e Nathália Rodrigues, entre outras divas.

Vestido de noiva com detade em V por Marie Lafayette - Fotos Momento Fotográfico Vestido de noiva com saia rendada em camadas por Marie Lafayette - Fotos Dueto Fotografia

“Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares porque se tem brilho próprio. É respeitar os desejos do outro sem criticar e entender que cada pessoa tem personalidade e gostos diferentes” Marie

Vestido de noiva romântico Marie Lafayette - Foto Anna Quast e Ricky ArrudaVestido de noiva Marie Lafayette - Fotos Flávia Soares

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar