Mariana Morato: o nome que está bombando em Goiânia

Por  |  0 Comentários


Ela tem um toque que faz a diferença na decoração. Formada em arquitetura, Mariana Morato atua como decoradora de festas em Goiás e está à frente da Harmonia Arquitetura e Festas

Foi em seu casamento que Mariana Morato descobriu as inúmeras semelhanças entre decorações de eventos e decorações de interiores, área na qual já atuava em seu escritório. Desde então ela se apaixonou por eventos e percebeu que sua formação traria muitos diferenciais para essa área. Em todos os seus projetos, a profissional consegue maior conhecimento estrutural, o que possibilita projetos aéreos mais arrojados e versáteis. Tudo o que as noivas amam! Além disso, o domínio sobre os programas projetuais 3D tornam a decoração mais técnica e fazem com que os clientes visualizem claramente o que desejam. Na arquitetura, o paisagismo frequentemente aparece, e a inserção dele nos casamentos permite o trabalho com as plantas não somente a nível de arranjos e detalhes,  mas a nível macro,  inserindo-as cenograficamente. A personalização também conta (e muito) na hora das noivas escolherem Mariana: ela nunca faz um casamento parecido com o outro.

IC: Como funciona, desde o primeiro contato da noiva, os serviços da empresa?

MM: “Já na primeira reunião preenchemos um questionário com os principais itens dos quais necessitamos saber para iniciar o projeto. A partir daí, trocamos informações, vizualizamos algumas imagens, tiramos as primeiras dúvidas do casal e conversamos para entender qual o estilo de decoração que eles gostam ou que melhor se enquadram no perfil deles. Só então inicia-se o projeto de fato,  em que detalhamos e conceituamos cada sonho do casal, fazendo com  que a decor traduza a personalidade do casal.”

IC: Já passou por alguma situação “desastrosa” durante algum casamento? Como contornar melhor os imprevistos?

MM: “Sempre digo às noivas que um casamento inesquecível é um conjunto de bons profissionais. Nós, fornecedores, sempre dependemos uns dos outros para termos sucesso no evento. Por isso, aqui no escritório, sempre temos acesso e contato com os demais fornecedores do casal, para juntos planejarmos horários, entregas de serviços e outros itens que evitam termos imprevistos indesejáveis. Por isso, a melhor forma de contornarmos os imprevistos é trabalharmos em grupo e com profissionais de qualidade. Outro item que pode gerar imprevistos desastrosos no evento é o clima,  no caso de casamentos ao ar livre. Por isso, para evitarmos possíveis desastres em eventos desse tipo sempre devemos pensar no plano B em conjunto com todos os fornecedores.”

IC: Com quanto tempo de antecedência os noivos devem procurar você para contratar os serviços?

MM: “A antecedência para contratar os serviços depende muito do porte do evento. Quanto maior o evento, mais distante da cidade em que estamos e com maiores particularidades, maior deve ser a antecedência ao contratar. Pois nesses casos, necessitamos de um tempo maior de planejamento. Em média, de um ano e meio a um ano antes da data escolhida é tempo o ideal e mais praticado pelas noivas. Lembrando que a decoração, por ser um dos itens de maiores no casamento, deve ser um dos primeiros a ser fechado para que o casal tenha maior controle de orçamento do evento.”

YES OR NOT?

O VOCÊ DEVE PENSAR NA DECORAÇÃO

Na opinião da profissional, a decoração não deve ser somente bela, mas deve ter conforto e ser bem planejada em relação a fluxo de pessoas e iluminação.  Por isso, um projeto técnico do evento não pode faltar. Caso contrário, comprometerá não somente a decoração, mas o atendimento do bufê, as fotos, a filmagem e os demais itens contratados.

Quer fotos bem lindas? Então pense cenograficamente e avalie quais elementos realmente se destacarão nas fotografias, vídeos e ao olhar dos convidados.  Para as noivas que desejam economizar uma boa dica é avaliar quais os pontos do salão serão mais fotografados e investir neles.

Não precisa escolher um estilo só! Hoje todos os estilos são válidos, assim como o mix deles. O que não pode faltar é a harmonia na composição da decoração.

O QUE VOCÊ DEVE FUGIR!

Primeiramente: desconforto! Arranjos altos e cheios com peças de decoração da mesa que dificultam a visualização e interação entre os convidados está totalmente fora de moda de acordo com Mariana Morato. Para ela, é possível projetar grandes e incríveis arranjos para mesa que não incomodam os convidados.

Móveis inseridos sem planejamento e que atrapalham a dinâmica do evento,  mesmo sendo belíssimos… Esqueça!

TOP 5 DICAS POR MARIANA MORATO

  1. Deixe sua marca no evento. Procurar inspirações e até repetir elementos é sempre válido. Porém, nada se compara a uma decoração que transmite a identidade dos noivos e se torna totalmente personalizada.
  2. Decoração econômica não é sinônimo de decoração cópia ou decoração banal. Hoje os profissionais de decoração se especializam e são formados para pensar e projetar festas exclusivas mesmo possuindo elementos repetidos. Dessa forma você consegue uma decoração que traduza a personalidade dos noivos e seja econômica.
  3. Projeto 3D é um grande diferencial. Está cada dia mais comum que empresas de decoração utilizem softwares para projetar em 3D sua festa. Isso fará com que você visualize perfeitamente a decoração, entenda o que você está contratando e evite decepções ou arrependimentos no grande dia.
  4. Aproveite cada momento dos preparativos sem estresse ou desespero, para que o casamento seja um sonho e não um pesadelo.
  5. Cuidado com a opinião alheia. Busque conselhos e orientações de pessoas com experiência e profissionais. É impossível agradar a todos. Então foque em agradar a você e a seu noivo, afinal, o grande dia é de vocês.

________________________________________________________________________________

CRÉDITOS

  1. a 4. Anderson Macedo  |  5. a 13. Divulgação  |  14. a 16. Olivia Proença  |  17. a 19. Prime Foto Cinema  |  20. Rogério Soares

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Ela é pequena, mas tem o coração enorme. Já tem dono! É apaixonada por contar histórias. Não se imagina fazendo outra coisa, escolheu ser jornalista desde que veio ao mundo.