Juliana Santos: buquês de flores transformados em obras de arte

Por  |  2 Comentários


Eles são indispensáveis para o look perfeito. Assim como os outros acessórios, Juliana Santos explica porquê os buquês de flores fazem toda diferença no visual  da noiva. Vem ver!

Buquês de flores: Juliana Santos - designer floralO universo de casamentos é viciante. Quem discorda? Encantos de um lado, encantos de outro… É muito fácil ser contagiado pelo mundo mágico de vestidos, flores, decorações e tudo o que envolve o ramo. A história da designer floral e decoradora Juliana Santos, 37, é uma prova disso. Formada em marketing, ela trabalhou cinco anos na área, mas sabe quando você sente que tem algo faltando? Pois é, e estava! Habilidosa, a paulista fazia vários trabalhos artesanais como passatempo. Mas tudo mudou quando ela participou de um curso de arte floral e se apaixonou de vez. Para completar, Juliana estava fascinada durante os preparativos do seu grande dia. Assim, foi inevitável não unir as duas paixões.

“Comecei como um hobby presenteando amigos com meus arranjos. Qualquer festinha, eu estava lá para organizar. Fui em alguns espaços apresentar o meu trabalho, e quando tive a oportunidade de fazer um casamento, nunca mais parei. Foram me indicando e quando me dei conta, virou uma empresa. Tenho verdadeiro amor pelo que faço, cuido de cada detalhe com muito carinho” – Juliana

Em 11 anos de carreira, Juliana ganhou uma especialidade: confeccionar buquês de flores exclusivos para casamento. Para a decoradora, ele é um “ornamento indispensável”. Na Idade Média, ele representava uma espécie de amuleto contra mal olhados. Naquela época, o buquê era feito com uma mistura de alho, ervas e grãos. Imagina só? Reza a lenda que esperavam que o alho afastasse os maus espíritos enquanto as ervas e os grãos garantiam uma união frutífera.

Os séculos passaram e viramos a página. Hoje, o buquê é essencial para completar o traje da noiva. Para que tudo esteja em sintonia, precisamos entender que ele possui um significado peculiar no look final. “Tão importante quanto os brincos e sapatos, o buquê deve ser tratado como uma joia. É assim que eu entrego para as minhas noivas, em uma embalagem bem especial, que desenvolvi para os meus buquês exclusivos”, ressalta Juliana.

Buquês de flores: rosas e tulipas roxas e lilás Buquês de flores: mix de flores

A designer floral alerta que mais importante do que combinar o buquê com o estilo do casamento, é preciso – antes de mais nada! – harmonizar com a personalidade da noiva. “O desafio é que noiva precisa estar muito segura quanto ao formato e cor”, pontua. E, diante da infinidade de opções, flores, cores, texturas, combinações, como aliar a autenticidade à elegância sem ter erro?

DICAS DA EXPERT PARA QUEM ESTÁ EM BUSCA DO BUQUÊ IDEAL

  • Arranjos tradicionais e redondos estão em alta
  • Tons pastéis como branco + verde ou branco + rose nunca perdem a majestade
  • As flores mais pedidas são: rosas (claro!), orquídeas, peônias, tulipas e callas
  • A combinação de cores é extremamente importante
  • Buquês em formato de cascata ganham um ar mais natural e mais moderno
  • Flores secas no meio deixam o arranjo mais rico e diferente

Juliana afirma que não tem um único tipo de flor preferido, mas confessa que adora orquídeas e tulipas. E mais. A verdadeira paixão da designer é a mistura de texturas e a variedade de flores para criar composições surpreendentes. “Acredito e aposto em um mix de flores. Nunca uma única flor. Gosto muito das monocromáticas ou diversas tonalidades de uma cor só. Nossas flores nacionais são belíssimas e nossos produtores têm muita qualidade”.

DE OLHOS NOS ACESSÓRIOS!

Não podemos esquecer jamais dos enfeites para os buquês de flores. Para um acabamento perfeito, ela sugere que usem fitas, rendas ou tecidos especiais. Aplicações com alfinetes personalizados também garantem muita delicadeza e sofisticação no arranjo. Além disso, as coroas e pulseiras de flores para noivas e damas estão no auge do sucesso.

O QUE MUDOU?

Segundo a designer, antigamente se via muito o buquê braçada. Hoje não se usa mais. Os mais pedidos são os redondos e cascatas com texturas variadas.

Buquês de flores: arranjo floral verde e branco

PECULIARIDADES DAS PRINCIPAIS FLORES

CHUVA DE PRATA traz um aspecto sofisticado e desforme para o buquê

TULIPAS – flores muito nobres, porém só temos no inverno e são mais caras

ORQUÍDEAS – flores especiais com tonalidades maravilhosas

ROSAS – muito tradicionais, usadas para decorações e arranjos florais em geral. Uma das vantagens é que temos o ano inteiro com uma variedade de cores incríveis

 ♥ PEÔNIAS – sempre fazem muito sucesso nos buquês de flores, mas infelizmente é cada vez mais raro encontrá-las no Brasil

LÍRIOS simplesmente lindas! Porém, o perfume é muito forte. Por isso, é preciso ter cuidado caso a noiva seja alérgica.

LISIANTHUS – flores muito populares e têm um dos preços mais econômicos do mercado. Também são muito usadas para decorações

CALLAS – flores autênticas e bem desenhadas, mas as tonalidades são limitadas. Só temos as cores amarelo, terracora, fúcsia e preto.

Apaixonada pelo o que faz, Juliana trabalha a cada dia para cativar seus clientes e oferecer um atendimento de qualidade. Se for preciso, ela gasta horas e horas de conversa com as noivas em busca pelo resultado perfeito. “Não vendo festas! Vendo o sonho de cada uma noiva, pois são inúmeros os itens que envolvem uma a decoração de um casamento”.

OUTRAS CURIOSIDADES

Além de confeccionar buquês, Juliana também trabalha com decorações personalizadas de festas de casamento e, recentemente, começou a dar workshops bem informais em datas comemorativas no seu próprio ateliê, em São Paulo. “Descobri uma outra paixão: compartilhar um pouco que sei. E foi surpreendente! Eu amei!”.

Confira mais fotos do editorial de Juliana feito na Fazenda 7 Lagoas em parceria com outros fornecedores do mercado de casamentos. Ficou lindo!

Buquês de flores: editorial na Fazenda 7 LagoasBuquês de flores: buquê produzido por Juliana SantosBuquês de flores: arranjo desforme Buquês de flores: buquês e coroa de flores de Juliana SantosBuquês de flores: arte floral de Juliana SantosBuquês de flores: ensaios fotográficosBuquês de flores: mix de flores para buquês exclusivos

Buquês de flores: ensaio fotográfico para editorial de Juliana Santos Buquês de flores: arte floral de Juliana Santos Buquês de flores: buquês para noivas, damas e coroas de chuva de prataBuquês de flores: buquês para noiva, dama e coroa de chuva de prataBuquês de flores: buquê e lapela

Buquês de flores: coroa de rosasBuquês de flores: coroa + véu de noivaBuquês de flores: rosas para coroa de noivas

 

assessoria Jah Eventos | fotos Wellignton Feitosa | filmagem Drops Vídeo | vestidos das noivas  Lourdinha Noyama | vestido das damas Maria Cereja | roupa do noivo Camargo Alfaiataria | acessórios  Maria Cereja |cabelo e maquiagem  Walldo Costa | maquiagem Fabiana Teodoro|  joias Miguel Alcade | dj Marcelo Brasil | louças Gandalua | bebidas  JMatos

Gostou? Então veja outras matérias sobre arte floral e acessórios para noivas no nosso site!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista por paixão e vocação. Cativante, a carioca é dona de uma vida agitada e não nega ser romântica de alma, incurável. Adora casamentos e, desde que disse SIM para o amor da sua vida numa linda cerimônia ao ar livre, vive ainda mais encantada por esse universo.