
Adoçando um dia especial
A é uma das preferidas das noivas que escolhem Trancoso como palco do grande dia. Saiba como as irmãs Guta e Cris Versiani conseguem deixar esse dia ainda mais delicioso.
Guta e Cris Versiani, mineiras à frente da , não apenas decidiram juntas trocar Belo Horizonte por Trancoso. As suas habilidades, juntas, definem o sucesso da empresa: enquanto “a praia” da Guta é o doce, a da Cris é a arte plástica. Com isso, Cris cuida da decoração dos bolos e Guta dos doces. Mas essa divisão não é tão rígida e, na verdade, as duas trabalham muito em conjunto.
Até chegar à Guta Gula, as irmãs percorreram um longo caminho. Em Belo Horizonte, Guta, por exemplo, trabalhava como administradora de empresa. “Mas nós começamos a ficar cansadas”, lembra Guta. “Muito stress, violência. Resolvemos então vir para a Bahia montar uma escola infantil, junto com a minha cunhada, que é pedagoga. Chegamos a montar o negócio, mas não gostamos. Quando decidimos que não iríamos mais trabalhar na área de ensino, como já estávamos na Bahia, decidimos tentar uma experiência antes de voltar para Minas Gerais: trabalhar com o que sempre gostamos e sabemos fazer – comida”.
E lá se vão 13 anos, com muito sucesso. “Nós dizemos que estamos tentando até hoje”, diverte-se Guta.
TRANCOSO, O QUERIDINHO DAS NOIVAS
Para Guta, que acompanha desde o início a transformação de Trancoso em um dos locais queridinhos no mapa dos destination weddings, dois aspectos chamam a atenção. Em primeiro lugar, claro, a magia e o charme da vila de Trancoso. Mas o principal é que, com o tempo, foi se criando uma ótima estrutura para dar suporte aos casamentos. “As empresas que já estavam em funcionamento foram cada vez mais se profissionalizando e novas foram chegando. Hoje contamos com uma estrutura que é difícil de encontrar no litoral brasileiro, somente as capitais contam com essa oferta. Isso facilita muito a vida das noivas”.
Em 2016, a dupla esteve presente em 130 casamentos, fosse com seus bolos, doces ou bem casados, com bastante corre-corre. “Eu digo que nós trabalhamos 8 meses por ano. Em junho e julho, por exemplo, praticamente não acontecem casamentos. Da metade de dezembro até a metade de fevereiro, é a mesma coisa. Já nos feriados o movimento é enorme. No de 7 de setembro vem tanta gente querendo casar que acabamos não dando conta de atender”.
“Aqui vai uma dica para as noivas: tentem não marcar seus casamentos em Trancoso nos feriados. Em outras datas vocês certamente contarão com os melhores fornecedores da região”. – Guta Versiani,
REUNIÕES NO AEROPORTO
Os preparativos para um inesquecível casamento em Trancoso devem obedecer às mesmas regras que os casamentos perto de casa. Guta destaca que o ideal é que o primeiro contato seja feito com um ano de antecedência. “Mas claro que temos algumas noivas atrasadas, que chegam faltando um mês para o casamento. Dependendo da época do ano, conseguimos atender. Mas nos feriados, por exemplo, não conseguimos atender. Nossa estrutura não é enorme, fazemos tudo com muito cuidado e atenção”.
A primeira reunião com as noivas pode até ser feita no aeroporto de Porto Seguro. “O nosso ateliê fica a 10 quilômetros do aeroporto, no sentido oposto de Trancoso. Então, muitas vezes, elas nem vem até o ateliê, embora eu prefira que elas conheçam mais o nosso trabalho. Mas eu entendo que é complicado. Elas já chegam na correria, o pessoal do transfer já está esperando… Aí eu vou até o aeroporto, sentamos em um café e conversamos. Algumas vezes esse bate papo é feito em pé mesmo. Eu entrego a degustação e depois resolvemos tudo por e-mail. Ou o cerimonialista local vem e pega a degustação. Algumas vezes eu nem chego a conhecer pessoalmente a noiva”.
Com a distância, alguns detalhes merecem atenção especial e mesmo com o cerimonial fazendo o elo entre as noivas e a Guta Gula, tanto Guta quanto Cris costumam conversar muito com as noivas pelo telefone para tirar dúvidas.
Os naked cake continuam no topo da preferência e as meninas trabalham muito próximas aos responsáveis pela decoração, alinhando as preferências das noivas ao cenário. “Mas nem sempre as noivas querem um bolo mais rústico e mesmo na praia podemos ter decorações mais elaboradas. Já os nossos doces são bem tradicionais, bombons, trufas”. Para o sucesso no relacionamento entre os diversos fornecedores, Guta destaca que o importante é ter sempre um espírito de parceria.
Conhece nosso Guia de Fornecedores? Veja quem são os profissionais mais indicados pela Inesquecível Casamento e acerte na escolha!