Adoçando um dia especial

Por  |  0 Comentários


Texto Paula Cabral de Menezes

A é uma das preferidas das noivas que escolhem Trancoso como palco do grande dia. Saiba como as irmãs Guta e Cris Versiani conseguem deixar esse dia ainda mais delicioso.

Guta e Cris Versiani, mineiras à frente da , não apenas decidiram juntas trocar Belo Horizonte por Trancoso. As suas habilidades, juntas, definem o sucesso da empresa: enquanto “a praia” da Guta é o doce, a da Cris é a arte plástica. Com isso, Cris cuida da decoração dos bolos e Guta dos doces. Mas essa divisão não é tão rígida e, na verdade, as duas trabalham muito em conjunto.

Até chegar à Guta Gula, as irmãs percorreram um longo caminho. Em Belo Horizonte, Guta, por exemplo, trabalhava como administradora de empresa. “Mas nós começamos a ficar cansadas”, lembra Guta. “Muito stress, violência. Resolvemos então vir para a Bahia montar uma escola infantil, junto com a minha cunhada, que é pedagoga. Chegamos a montar o negócio, mas não gostamos. Quando decidimos que não iríamos mais trabalhar na área de ensino, como já estávamos na Bahia, decidimos tentar uma experiência antes de voltar para Minas Gerais: trabalhar com o que sempre gostamos e sabemos fazer – comida”.

E lá se vão 13 anos, com muito sucesso. “Nós dizemos que estamos tentando até hoje”, diverte-se Guta.

TRANCOSO, O QUERIDINHO DAS NOIVAS

Para Guta, que acompanha desde o início a transformação de Trancoso em um dos locais queridinhos no mapa dos destination weddings, dois aspectos chamam a atenção. Em primeiro lugar, claro, a magia e o charme da vila de Trancoso. Mas o principal é que, com o tempo, foi se criando uma ótima estrutura para dar suporte aos casamentos. “As empresas que já estavam em funcionamento foram cada vez mais se profissionalizando e novas foram chegando. Hoje contamos com uma estrutura que é difícil de encontrar no litoral brasileiro, somente as capitais contam com essa oferta. Isso facilita muito a vida das noivas”.

Em 2016, a dupla esteve presente em 130 casamentos, fosse com seus bolos, doces ou bem casados, com bastante corre-corre. “Eu digo que nós trabalhamos 8 meses por ano. Em junho e julho, por exemplo, praticamente não acontecem casamentos. Da metade de dezembro até a metade de fevereiro, é a mesma coisa. Já nos feriados o movimento é enorme. No de 7 de setembro vem tanta gente querendo casar que acabamos não dando conta de atender”.

“Aqui vai uma dica para as noivas: tentem não marcar seus casamentos em Trancoso nos feriados. Em outras datas vocês certamente contarão com os melhores fornecedores da região”. – Guta Versiani,

REUNIÕES NO AEROPORTO

Os preparativos para um inesquecível casamento em Trancoso devem obedecer às mesmas regras que os casamentos perto de casa. Guta destaca que o ideal é que o primeiro contato seja feito com um ano de antecedência. “Mas claro que temos algumas noivas atrasadas, que chegam faltando um mês para o casamento. Dependendo da época do ano, conseguimos atender. Mas nos feriados, por exemplo, não conseguimos atender. Nossa estrutura não é enorme, fazemos tudo com muito cuidado e atenção”.

A primeira reunião com as noivas pode até ser feita no aeroporto de Porto Seguro. “O nosso ateliê fica a 10 quilômetros do aeroporto, no sentido oposto de Trancoso. Então, muitas vezes, elas nem vem até o ateliê, embora eu prefira que elas conheçam mais o nosso trabalho. Mas eu entendo que é complicado. Elas já chegam na correria, o pessoal do transfer já está esperando… Aí eu vou até o aeroporto, sentamos em um café e conversamos. Algumas vezes esse bate papo é feito em pé mesmo. Eu entrego a degustação e depois resolvemos tudo por e-mail. Ou o cerimonialista local vem e pega a degustação. Algumas vezes eu nem chego a conhecer pessoalmente a noiva”.

Com a distância, alguns detalhes merecem atenção especial e mesmo com o cerimonial fazendo o elo entre as noivas e a Guta Gula, tanto Guta quanto Cris costumam conversar muito com as noivas pelo telefone para tirar dúvidas.

Os naked cake continuam no topo da preferência e as meninas trabalham muito próximas aos responsáveis pela decoração, alinhando as preferências das noivas ao cenário. “Mas nem sempre as noivas querem um bolo mais rústico e mesmo na praia podemos ter decorações mais elaboradas. Já os nossos doces são bem tradicionais, bombons, trufas”. Para o sucesso no relacionamento entre os diversos fornecedores, Guta destaca que o importante é ter sempre um espírito de parceria.

Leia mais

+ Os Casamentos de Trancoso

bg-divisoria

+ Sabores incriveis de Bem Casado para apostar no seu grande dia

bg-divisoria

+ Qual é o seu bolo de casamento favorito de 2016?


ESQUECERAM DE MIM!

‘’Certa vez, uma noiva, daquelas atrasadas, contratou o nosso serviço, mas, devido ao prazo – faltavam dez dias para o casamento -, não pudemos nos comprometer com a entrega, já que contamos com três equipes especializadas, que já estavam alocadas em outras cerimônias.

“Combinamos, então, que ela ficaria responsável por pegar os doces e o bolo. Deixamos tudo pronto no ateliê, com uma funcionária. Eu estava em Trancoso e, lá pelas três horas da tarde, a funcionária me ligou avisando que ninguém tinha aparecido para pegar os doces. Liguei na mesma hora para o cerimonial e eles tinham esquecido dos doces!

“Foi uma loucura, a mãe da noiva desmaiou e, no final, eu tive que correr atrás de um taxista de Porto Seguro para ele ir correndo buscar os doces e levar para Trancoso. Quando os convidados começaram a chegar, a mesa ainda estava sendo montada.“Mas”, conta Guta,“acabou dando tudo certo”.

Doces para casamento - Guta Gula - Bolo de casamento com flores rosa - Felipe BitencourthDoces para casamento - Guta Gula - Detalhes bolo de casamento com flores rosa - Felipe BitencourthDoces para casamento - Guta Gula - Bolo de casamento florido - Felipe BitencourthDoces para casamento - Guta Gula - Doce branco com coração - Felipe BitencourthDoces para casamento - Guta Gula - Physalis - Felipe BitencourthDoces para casamento - Guta Gula - Tortinha de chocolate - Felipe Bitencourth

Conhece nosso Guia de Fornecedores? Veja quem são os profissionais mais indicados pela Inesquecível Casamento e acerte na escolha!


Créditos

1,2,3,5 e 6 – Felipe Bitencourt   4 – Ernandes Alcântara

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr