Por trás das lentes: Ricardo Hara

Por  |  0 Comentários


Cliques precisos e espontâneos, conheça o estilo do fotógrafo paulistano que trocou as páginas de jornais por álbuns de casamento

fotografo-sp-casamento-ricardo-haraAnsiedade, frio na barriga e o receio natural de quem dá o primeiro passo em direção a uma nova fase. Não, dessa vez não estamos falando da noiva. Há exatos 18 anos Ricardo Hara fotografava o seu primeiro casamento. “Ao terminar a cerimônia, pensei em retornar para casa, mas ainda registraria a recepção”, lembra entre risadas. Mas o nervosismo deu lugar a certeza de ter feito a decisão correta ao trocar o fotojornalismo para se aventurar no universo wedding, logo depois dos primeiros cliques.

“Me emociona saber que minhas imagens farão parte da vida do casal e da família. Somos responsáveis por essa memória afetiva e patrimônio imaterial. Ter esta importância na história de alguém é um grande presente.”

Hoje, o estúdio que leva seu nome registra, em média, 20 a 30 casamentos por mês. Uma maratona de trabalho que chega há 14 horas diárias. Ricardo incluiu ainda, a pedido dos clientes, o serviço de vídeo, oferecendo uma cobertura completa. Apesar da demanda crescente, exclusividade continua sendo um dos pilares da empresa, por isso, eles cobrem no máximo três eventos por data, o mesmo número de equipes — compostas de fotógrafos e cinegrafistas — que o estúdio possui. Ou seja, cada uma delas trabalha apenas um casamento por dia.

Outro traço inconfundível de seu trabalho são as fotos espontâneas. Herança da sua formação como fotojornalista. Foi na Agência Internacional Press, onde começo a carreira, que ele se apaixonou pelo registro dos fatos cotidianos. Foi lá também que aperfeiçoou a técnica de capturar e transmitir através da imagem a emoção do momento e ao mesmo tempo, passar despercebido na cena. Tendência que levou para os álbuns que tem sua assinatura.  Admirador confesso do fotógrafo Sebastião Salgado, Ricardo sabe bem da importância do olhar do fotógrafo na composição da imagem e não economiza no seu. Sem deixar de lado, é claro, a personalidade do casal. Antes de qualquer clique, ou assinar qualquer contrato, o fotógrafo faz uma entrevista com os noivos para entender suas expectativas e alinhar a forma como retratar o grande dia de acordo com o estilo deles.

Fotógrafo SP de casamento: registros espontâneos do

Quando o assunto são as câmeras, Ricardo é categórico “ter bons equipamentos é de suma importância, porém sem técnica e sentimento na captação, não resolve”. Para ele, os momentos que mais exigem dessa habilidade são também os mais cruciais da cerimonia, como: a entrada da noiva, troca das alianças e os cumprimentos. Já que é preciso captar a comoção não só dos noivos, como dos familiares. Engana-se quem pensa que por isso ele é avesso a tecnologia, muito pelo contrário, acompanhar as novidades do mercado de fotografia é quase um hobby.


Leia mais

+ 5 dicas infalíveis para sair bem nas fotos do casamento 

bg-divisoria

+10 dicas para escolher o fotógrafo do casamento

bg-divisoria

+ Checklist: fotos criativas para tirar com as madrinhas


EM CARTAZ: A SUA HISTÓRIA 

Em 2007, Ricardo Hara inaugurou em uma das regiões mais nobres de São Paulo, os Jardins, um estúdio um pouco diferente. Ele funciona como uma galeria de arte destinada as fotos de casamento. A ideia é que os noivos possam reunir os familiares e amigos para conferir o resultado do álbum, mas de uma forma diferente. Sempre aos domingos, é feita uma curadoria das 20 melhores fotos, que são impressas e expostas como o status de obra de arte. Juntos, os convidados podem conferir também o vídeo, que é exibido em uma Tv e a cobertura completa na versão encadernada.

Fotógrafo SP de casamento: clique romântico do

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A FOTO DE CASAMENTO

  • Valorizar é preciso (e essencial): só sabendo a real importância das fotos para o casamento que você vai dar à devida atenção e seriedade a escolha do profissional
  • Não tenha tanta pressa: não fazer as fotos protocolares por ansiedade de ir logo para festa é motivo de arrependimento de muitos casais, conta Ricardo. Por isso não pule essa parte!

Fotógrafo SP de casamento: jogo de luz e sombra por

Quer continuar suspirando pelas imagens do ? Aqui no site temos vários cliques feitos por ele

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma paulistana que quer conhecer o mundo e encontrou no jornalismo sua forma de transformar paixão em profissão. Adora histórias e não resiste a uma boa conversa. Prefere miniweddings mais descontraídos, mas promete ajudá-la a deixar seu casamento exatamente como sonhou.