Entrevista Vinicius Credidio: don’t stop the movie

Por  |  0 Comentários


Texto Luiza Morena

Ele é um nome de peso no mercado de vídeo de casamento: Vinicius Credidio dividiu com a gente um pouco de seu trabalho, que encanta a muitos – inclusive a nós. É imperdível!

Vinicius Credidio - Filmagem de casamento - Foto Fernanda ScottQuando o nome em questão for Vinicius Credidio não pense uma ou duas vezes antes do play. Por trás das câmeras, talento, sensibilidade e muita técnica. Na frente, um casal apaixonado, sempre. Não tem segredo, para o videomaker, a sensibilidade fala mais alto. Há quase duas décadas sobrepondo emoção e conteúdo através de uma linguagem contemporânea, ele conta a Inesquecível Casamento sobre seu trabalho, mas garante que para certas coisas não existe receita: “Posso realizar quantos casamentos forem, o coração ainda bate forte quando anunciam a entrada da noiva”.

Inesquecível Casamento – Antes de entrar para o mundo da filmagem de casamentos, você realizou cursos de especialização? De que maneira eles aprimoraram a linguagem e assinatura Vinícius Credidio?

Vinícius Credidio – Antes de embarcar nesse universo eu trabalhava com filmagem de festas infantis, desfiles e, principalmente, vídeos corporativos. Então, precisei me especializar para não cair no tradicionalismo que existia na época. Foram anos de empenho, pesquisas, cursos no exterior e participação em grupos como o NYC Videomakers Meet Up até conseguir excelência e satisfação no trabalho produzido.

E o que tanto diferencia o seu trabalho dos demais profissionais da área?

É importante dizer que há 19 anos os recursos tecnológicos não chegavam aos pés do que possuímos hoje, mas ao longo da carreira busquei fortemente me afastar daquela imagem de um filme monótono, visto apenas como um relato do grande dia. Estamos falando do casamento e de uma das mais importantes recordações, por isso, me aproximei do videojornalismo e do cinema a fim de retratar emoções e contar histórias. A nossa aposta é um filme descolado, dinâmico e com cenas onde a maioria dos convidados nem mesmo perceba a nossa presença.

Filmagem de casamento por Vinicius Credidio - Foto Divulgação

Quanto aos recursos técnicos e tecnológicos, qual a aposta da empresa?

Para a captação das cenas utilizamos a tecnologia DSLR, câmeras profissionais específicas para filme em conjunto com um jogo de cinco lentes cambiáveis. É claro que o instrumento precisa oferecer o máximo de recursos, mas de nada adiantaria se o profissional não apresentasse apurada técnica. Treino toda a minha equipe, então, posso dizer que temos propriedade no enquadramento, tratamento da imagem, áudio e pós-produção. As noivas precisam saber que existe um longo processo envolvido por trás do resultado final.

Conte-nos um pouquinho sobre a etapa de criação de um vídeo de casamento.

O primeiro passo quando os noivos procuram meu trabalho é marcarmos uma reunião, assim conheço um pouco mais sobre sua história e perfil.  É nesse momento também que eles nos passam um briefing, explicando exatamente como desejam essa tão sonhada lembrança do grande dia. Vale dar o máximo de referências e detalhes possíveis, pois a estrutura surgirá a partir dai. Outro momento fundamental para o resultado é a edição, afinal, é a grande responsável por transmitir o clima da festa.

Então, como já está tudo previamente definido, não há nenhuma interferência durante a festa?

Uma característica muito forte e que sempre destaco é a valorização da naturalidade. O cenário estará impecável, os noivos felizes, por que interferir? Pelo contrário, buscamos nos inserir e captar momentos que surpreenderão até mesmo o casal na hora de assistir ao filme. A sugestão que damos é a realização de um pequeno ensaio com direção após as fotos protocolares. Mas fiquem tranquilos que sua duração é apenas de 5 a 10 minutos.

Quantos profissionais são destinados para fazer a cobertura de um casamento?

Atualmente nossa equipe conta com 11 cinegrafistas e como priorizamos a qualidade na filmagem envio de 3 a 4 profissionais, variando de acordo com o tamanho do evento. Para otimizar a captação das imagens disponho sempre um cinegrafista que também seja editor, assim sua visão profissional garante resultados impecáveis.

Além do vídeo editado do casamento, vocês possuem outros serviços?

Essas edições reduzidas que fazemos com making-of, cerimônia e recepção costumam ter de 6 a 8 minutos, então, é como se fosse um verdadeiro trailler da história de amor que divulgamos na internet para ser compartilhado com amigos e familiares. O vídeo na íntegra possui uma hora de conteúdo e é incrível para que os melhores momentos fiquem eternizados. Ao contratar nossos serviços os noivos recebem dois DVD’s e um Blu-Ray, podendo até mesmo, caso tenham interesse, obter um HD personalizado com a duração integral do evento. Uma demanda crescente são também os nossos cartoons, que contam de maneira divertida como eles se conheceram ou como foi o pedido de casamento. Um pacote completo!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr