Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

A (doce) receita de sucesso de Mariana Abouhamad Doces Especiais

Por  |  0 Comentários


Com menos de cinco anos de existência, a marca  conquista espaço no mercado por trazer quitutes frescos – finalizados no dia do próprio evento – e repletos de diversidade, principalmente quando o assunto é valorizar os ingredientes nacionais. Confira entrevista completa com a chef que está por trás de receitas com tamanha originalidade – e doçura!

2013 foi o ano em que Mariana Abouhamad deixou seus medos e receios para trás e apostou com tudo em um sonho antigo, que fazia parte de si desde os 17 anos. No corpo, trazia um avental. Nas mãos, colheres e espátulas. Na cabeça, alguns cursos profissionalizantes e receitas de família. E no coração, a vontade de materializar sua paixão pela confeitaria em forma de doces especiais. Bingo! Essa foi a receita de sucesso para a administradora já chegar conquistando seu espaço no mercado de eventos através da marca que traz seu nome.

Já são quase cinco anos se destacando por meio da criatividade, qualidade, requinte e exploração do paladar. O grande diferencial da MA Doces Especiais – como é carinhosamente conhecida pelos clientes –, segundo a chef de cuisine, é o de criar novas roupagens para sobremesas tradicionais e apostar tanto em miniaturas, como nos ingredientes brasileiros – tudo pensando na experiência que cada um dos doces pode proporcionar à momentos especiais da vida das pessoas.

: minicheesecakes - Foto ProphotosConta para gente um pouco mais a respeito da sua formação e trajetória profissional.

Sempre gostei da área da gastronomia e aos 17 anos já havia completado o curso de Chefe de Cozinha. Porém estudava administração de empresas e sempre trabalhei em multinacionais. Aos 23 anos, resolvi fazer o que sempre gostei e comecei a MA Doces Especiais. Há 4 anos trabalho com doces especiais, que é a minha realização.

Em que momento da sua vida você percebeu que queria aliar paixão à profissão?

Estava infeliz trabalhando na área corporativa e uma vez li um livro ao qual dizia “Trabalhe com o que ama e nunca mais trabalhe na vida”. Foi o incentivo para eu pedir demissão e seguir meus planos.

Como nasceu a marca ?

Comecei fazendo cursos, criando receitas, reinventando receitas de família. E aos poucos a MA Doces Especiais foi criando forma.

O que diferencia a sua empresa das demais existentes no mercado?

O doce fresco no dia da festa, o uso de ingredientes selecionados e a diversidade do cardápio, principalmente com muitos ingredientes brasileiros.

: doce de maracujá - Foto Meliess Fotografia

De onde surgem suas inspirações para sempre criar e apresentar produtos novos aos clientes? Por exemplo, sabemos que os doces com vodca e também os de goiabada com queijo são um sucesso!

Muitos vêm de viagens que faço, em que experimento sobremesas diferentes e com isso crio as miniversões. Também de cursos que estou constantemente fazendo para me atualizar das tendências.

TOP 5: OS MAIS PEDIDOS

Brigadeiro creme brulle

Minicheesecake

Surpresa de maçã

Minitortinha Banoffe

Crocante de amêndoas

Qual a maior vantagem em produzir doces? E desvantagem, existe alguma?

A vantagem é estar sempre presente em momentos alegres da vida dos clientes. Quem não ama um doce?! A desvantagem seria apenas que é um produto com pouca durabilidade, e como fazemos tudo fresco, muitas vezes tenho que recusar eventos devido ao volume de produção.

A mesa de doces é praticamente uma atração nos eventos sociais. Qual é o maior desafio de trabalhar com eles, em especial com o chocolate?

O desafio é sempre ter uma mesa variada, que agrade a todos os convidados.

: doces para casamento - Foto Meliess FotografiaComo é a sua relação com os noivos? Como é o serviço oferecido a eles?

Tenho uma relação direta com eles. Nos conhecemos no atendimento e isso se estende até a festa. Com alguns me tornei amiga e até hoje nos falamos.

DICA DE EXPERT: “Decidam a doceira não pelo preço, mas sim pela qualidade dos doces e empatia com a profissional. Tirem todas as dúvidas, transmitam todos os seus desejos, vontades e estilo e, depois, relaxem e confiem no trabalho da profissional! Com certeza a mesa ficará um arraso e com a cara de vocês”

A escolha do cardápio de doces deve contemplar o gosto dos noivos ou dos convidados? Por quê?

Deve ser um misto. É sempre legal fazer os doces preferidos dos noivos e ao mesmo tempo escolher opções para todos os gostos, pois os convidados são sempre ecléticos.

E quanto ao processo de produção que antecede o evento, como funciona?

Abrimos o atelier na terça-feira, onde começamos a fazer enfeites, separar todos os ingredientes. Na quarta e quinta fazemos todas as massas e na sexta e sábado, é o dia que finalizamos todos os doces.

Qual o segredo para acertar tanto nos sabores, quanto no cálculo dos quitutes? O que é relevante considerar?

Devemos sempre alinhar com os noivos o número de convidados confirmados, e nos atentar a detalhes como o horário que começa a festa, pois tudo isso pode variar a quantidade de doces.

Sabemos que os queridinhos da sua marca são os doces de frutas vermelhas e também os minipudins. O que, então, não pode faltar em uma mesa de doces?

Não pode faltar cor, variedade e minisobremesas, que deixam a mesa um charme.

: mesa de doces colorida - Foto Susy AssalimComo qualquer outro serviço, acredito que o orçamento dos clientes possa influenciar diretamente em suas escolhas. Dá pra fazer uma mesa bacana mesmo com o budget reduzido? Se sim, quais as principais dicas?

Com certeza! Sempre falo isso para os noivos. Escolhemos sempre dois doces bem elegantes e diferentes para deixar a mesa bonita, e mesclamos com opções mais tradicionais para equilibrar o orçamento. Também reduzimos um pouco os adicionais, como forminhas de tecido – mas sempre sem perder o charme.

O que é está em alta e o que está em baixa em termos de doces (tanto sabor, quanto aparência) para o casamento?

Não podemos dizer que existem altos e baixos para doces, porém a procura por doces com muito chocolate e opções mais doces reduziram bastante.

Existe algum conselho que você sempre dá em relação à decoração que vai complementar os seus doces?

Sim. Que as peças e forminhas devem sempre ornar com o conceito da festa e a decoração.

Sabemos que você casou recentemente. Quais foram as opções escolhidas para o grande dia?

Fiz questão que na minha mesa tivessem o miniquindim, flor de goiabada e brie, e minitapioca.

Quais são os projetos futuros da empresa?

Estamos criando uma linha de tortas especiais, que vai agregar muito a marca MA Doces Especiais.

+ INFOS

Quantidade ideal para ter variedade nos sabores: de 10 a 12 variedades em uma mesa de doces

Meses do ano mais concorridos: março, abril, outubro e novembro

UM DOCE POR ESTILO DE CASAMENTO

  • Clássico: ouriço de coco queimado
  • Moderno: trufado de laranja e rum
  • Rústico-chique: minicuscuz de tapioca
  • Ao ar livre: minicheesecake

: minicheesecake tradicionais - Foto Meliess Fotografia

UM DOCE POR ESTAÇÃO DO ANO

  • Outono: surpresa de maçã
  • Inverno: crocante de Nutella
  • Primavera: flor de goiabada
  • Verão: gota de limão siciliano

TIRA-TEIMA: SIM OU NÃO?

♦ Levar doce para casa: não, o ideal é que se deguste na festa

♦ Incluir doces para dietas restritivas: sim, temos algumas opções para certos tipos de dietas restritivas

♦ Copeiras de mesa: sim, são essenciais

♦ Tags nos doces: não

♦ Forminhas de doces: sim, elas dão um toque na mesa

: forminhas de doces finos - Foto Meliess Fotografia

Acompanhe mais informações sobre a  no nosso Guia de Fornecedores!


CRÉDITOS

1. Mana Gollo | 2. Andrea Paccini | 3. Prophotos | 4, 5, 7 e 8. Meliess Fotografia | 6. Susy Assalim

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista, tem 20 poucos anos e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!