Mil habilidades: design de joias por Miguel Alcade

Por  |  3 Comentários


Texto Luiza Morena

Mil e um, mil em um… Não importa! Miguel Alcade é o nome por trás de acessórios cheios de personalidade. Apaixonado e envolvido em todo o processo produtivo – pesquisa, criação, ourivesaria, fabricação e (ufa!) atendimento – o paulista faz questão de peças autorais, clássicas e atemporais. Vinte e cinco anos de trabalho na renomada Julio Okubo Joias somaram bagagem e há 3 no mercado de noivas ele fortalece cada vez mais sua marca homônima. Quer se apaixonar pelo seu trabalho? O designer nos dá o caminho das pedras – preciosas, claro!

foto milena reinert

Inesquecível Casamento – Quando surgiu a vontade de trabalhar com acessórios para noivas? Conte-nos um pouco sobre o seu posicionamento nesse mercado.

Miguel Alcade – Trabalhava na joalheria clássica e sempre me posicionei com qualidade, comprometimento e busquei oferecer diversidade de produtos. Um amigo que estava no mercado de noivas me incentivou, então, aproveitei um nicho que até o momento se baseava na baixa qualidade e na falta de opções para criar peças exclusivas que atendessem a todos os estilos de noivas.

IC – Com peças destinadas a atender todos esses perfis de mulheres, como acontece o processo de criação e produção?

MA- A inspiração está em todos os lugares, desde a natureza até os tecidos e a arquitetura, mas especialmente no caso das noivas é necessário haver um respeito com o estilo pessoal de cada mulher. Oferecemos joias clássicas e que eternizem a sua beleza nos álbuns de casamento afinal, a moda é temporária e transitória, mas essa recordação é para sempre.

IC- Então o que você sugere como acessórios para noivas com estilo clássico, romântico, boho e vintage?

MA- A harmonia entre o vestido escolhido e os acessórios é essencial para o look da noiva, mas percebo que o clássico e o romântico muitas vezes confundem-se. Para ambos indico coroas, pentes e tiaras, já para uma composição boho os headbands fazem sucesso. Para mulheres com estilo vintage optamos por peças mais rebuscadas, como o glamour das joias antigas de família. O que é preciso lembrar é que essas são apenas sugestões, afinal o sonho da noiva deve ser seguido à risca!

joias para noiva

IC – Seguindo essa linha, conta pra gente: Optar pelo brilho durante o dia é um erro grave?

MA- Tudo vai depender do horário e do local escolhido para o casamento. Quando a cerimônia acontece na praia é indicado o uso de peças mais leves, mas não necessariamente sem brilho algum. Já no campo ou em uma fazenda, por exemplo, ele é mais do que bem-vindo. Quando a celebração é mais intimista, como um almoço, pode-se usar cabelo solto e um pente para dar charme.

IC – E como é realizada essa assessoria de estilo às noivas?

Atendo a todas para a prova de peças com horário marcado em meu atelier. Quando a noiva deseja algo exclusivo analisamos o formato do seu rosto, conversamos para saber mais sobre o seu estilo e assim criamos uma peça que alcance o seu sonho. Sabemos que no casamento cada detalhe ganha enormes dimensões então nesse momento a presença de assessoras pessoais e do cabeleireiro podem ajudá-la na decisão.

tiara larga com aplicações

IC – Você está envolvido, do início ao fim, em todo o processo de criação e concepção das joias. Quais os maiores valores da sua empresa?

Trabalhamos com respeito ao cliente e ao mercado e, como estamos no início no segmento de noivas, temos muito para crescer e absorver. Ter uma marca consolidada e que inspire outros designers, sem dúvida, é o nosso objetivo, mas mantendo sempre o atendimento personalizado que oferecemos hoje. Fazemos acessórios para mulheres, independentemente do seu estilo, e vamos continuar querendo superar todas as expectativas.

tiara com véu

grinalda com aplicaçõesfoto alex costa

acessório em laçodanilo gouvea

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr