Design e cenografia com Eugenia Guerrera

Por  |  0 Comentários


Texto: Natália Souza e Elisa Paixão

O trabalho como designer abriu portas para o universo da cenografia, fazendo com que Eugenia se tornasse um dos nomes mais reconhecidos do mercado carioca quando se fala de decoração

eugenia-guerrera-foto-sabrina-vasconcelosO sucesso profissional de começou cedo. Formada em programação visual e design gráfico, ela criou em 1994 a empresa Dash Marketing e Design, voltando seus serviços para o mercado fonográfico e tendo entre seus clientes nomes importantes, como a Warner e Universal Music, além da Som Livre. A experiência adquirida através de outros desafios abriu oportunidade para novos mercados. Mas, foi somente algum tempo depois que Eugenia descobriu a paixão em realizar eventos. Após criar o design do CD e do site do cantor Daniel Boaventura, o próprio artista fez questão que a Eugenia elaborasse o projeto cenográfico para seus shows. Com isso, a designer entrou no mundo da cenografia e se encantou com essa nova área. Hoje, a decoradora conquistou espaço no segmento e é disputada por muitas noivas que sonham com festas deslumbrantes. O segredo? Parcerias com equipes de montagens, empresas de móveis, iluminação, flores, paisagismo e – é claro – com a Inesquecível Casamento

Foi difícil entrar para o mercado carioca? Como se deu esse processo?

Não foi difícil. Acho que sempre há espaço para um novo profissional que tenha algo diferente a apresentar. Difícil mesmo é surgir a primeira oportunidade e, se agradar, o caminho estará aberto.

Você se encaixa em algum estilo de décor? Exemplo: mais rústico, mais clean, mais elegante… E por quê?

Acho que um bom decorador se adequa a qualquer estilo solicitado. Mas, no meu caso, a maioria das clientes sempre pede festas elegantes e marcantes. Talvez seja esse o estilo que mais me encanta fazer.

Decoração vermelha:  - Foto: Georgeana Godinho

Qual o must have das tendências em casamentos para 2014?

As noivas perderam o “medo” do espelho e, principalmente, do preto. Dourado também tem sido muito pedido por elas.

É possível realizar uma festa bonita com todo tipo de orçamento?

Claro! Se a verba é curta, não dá para querer tudo de todos os itens. Nesse caso, é importante conversamos para definir as prioridades. Outra dica é usar muita folhagem e menos flores, fica lindo!

Qual o diferencial do seu trabalho?

A formação em Design Gráfico me ajuda a desenvolver uma identidade visual exclusiva para cada evento. O uso da simetria em meus projetos, por exemplo, também acredito ter vindo dessa escola.  Estes monogramas passaram a fazer parte, com muito destaque, da decoração, cardápios, Save the Date, convites etc. Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença

Decoração vermelha:  - Foto: Priscila Hossaka

Quais pontos você considera importante na hora de contratar os fornecedores que serão parceiros nos eventos que você produz?

Organização e clareza na hora de fazer seus orçamentos. Após o valor aprovado, me empenho sempre em buscar materiais diversificados, além de técnicas que agilizem a montagem do evento. Tudo com o objetivo de executar um projeto maravilhoso e que apresente uma linda decoração.

De que maneira você ajuda os casais que ainda não sabem o que fazer, ou que estão indecisos em relação ao layout completo da festa?

Escuto tudo o que eles gostam ou não em uma decoração. Fato é que todo casal já tem, no mínimo, alguma ideia do que quer para sua festa. Meu trabalho consiste então em alinhar esses gostos ao que realmente fica bonito.

De onde você busca inspiração? Como é esse processo de amadurecimento, concepção e insight até a execução do projeto?

Estou sempre atenta ao que fazem aqui e fora do Brasil. Seleciono imagens que gosto muito, catalogadas por estilo. Essas referências me ajudam bastante na hora de mostrar para noiva e entender o que ela deseja para o seu momento inesquecível.

Decoração vermelha:  - Foto: Liane Giesel

Dê uma dica essencial para quem vai se casar durante o dia ou para quem vai se casar durante a noite.

Se for casar durante o dia, reserve a verba para o toldo, pois não dá para confiar sempre na previsão do tempo. Contudo, aproveite o material para pendurar cortinas, lustres, velas etc. Mas, se optar pela noite, invista em iluminação, valerá a pena.

Você já atendeu a personalidades? Caso sim, conte-nos como foi essa experiência?

Já atendi a personalidades e, sinceramente, não vi diferença de uma noiva comum. Quando o assunto é o grande dia, todas viram celebridades.

Qual a sensação de decorar o evento de cada casal que te escolheu?

Sensacional! Lembro de cada detalhe das decorações que fiz, sem contar a parceria com ótimos profissionais que o Rio têm.

Decoração colorida:  - Foto: M2 Eventos

♥ DICA PARA AS NOIVAS

Pesquisem muito! As revistas e a internet serão, daqui pra frente, seus melhores amigos!

Essa entrevista foi publicada na 34ª edição da Inesquecível Casamento RJ


CRÉDITOS

Foto 1- Sabrina Vascocellos  |  Foto 2- Georgeana Godinho  |  Foto 3- Priscila Hossaka  |  Foto 4- Liana Giesel  |  Foto 5 – M2 Eventos

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr